Por Eliseu Antonio Gomes
O nome Elias significa "o Senhor é Deus". E Eliseu, "Deus é salvação".
A fé que nos leva à salvação possui exatamente a sequência dos
significados dos nomes desses profetas: é preciso crer e confessar que
Jesus Cristo é o Senhor pois só no Senhor é possível ser salvo (Mateus
10.32; Atos 16.31; Filipenses 2.11).
Tanto Elias quanto Eliseu viveram após o reinado de Salomão, quando a
nação de Israel estava dividida em dois reinos independentes. Judá ao
sul e Israel ao norte. Ambas tiveram entre seus cidadãos homens
levantados pelo Senhor para tratar de assuntos como justiça social, a
necessidade do afastamento do pecado e da aproximação a Deus.
Naquela época, Deus havia instituído nos dois reinos as figuras dos
profetas, dos sacerdotes e permitido a existência da monarquia como
forma de governo administrativo. Quando os líderes e os governos
desviavam-se dos propósitos divinos os profetas entravam em ação.
Os dias de Elias em Israel se passaram num período em que seu país
ganhou fama devido a grande impiedade do rei Acabe e sua esposa Jezabel e
desvios dos caminhos do Senhor por parte da maioria dos judeus.
A apostasia de Onri e Acabe
Onri (em hebraico, impetuoso) foi rei de Israel e pai de Acabe. Na
esfera de poder neste mundo, foi um grande administrador, fundou Samaria
e fez dela a capital de seu reino. No que tange à fé, exerceu um mau
reinado e aplicou uma péssima instrução ao filho, que o precedeu no
trono (1 Reis 16. 23-28).
Acabe (hebraico: irmão do pai, isto é, muito semelhante ao pai),
governou no período de 874 e 853 a.C.. Ele é descrito como o monarca que
mais irritou ao Senhor, e esta declaração é apresentada revelando que
ele construiu um bosque (1 Reis 16.33). Não se trata da construção de um
simples arvoredo, era a tentativa de misturar elementos de culto
judaico com elementos de culto cananeu, a criação de um ambiente de
culto pagão preparado pelo rei, onde se encontrava troncos de árvores
com imagens de esculturas, lugar em que o povo era incentivado a
reunir-se para adorar a Baal e Asera (sugestão de leitura no rodapé), ou
seja, Acabe institucionalizava a apostasia dos judeus, o governo de
Acabe patrocinava a idolatria em Israel, induzia o povo de Deus a
afastar-se dEle.
A apostasia na Igreja
O crente com coração duvidoso é lançado para todos os lados e nada
receberá do Senhor. Nada! A consequência de ser um crente inconstante
leva ao mesmo resultado que as ondas recebem do oceano. Grandes
movimentos ondulatórios de águas são lançados às praias e quebram-se nos
rochedos ou na areia. Ao ler a Bíblia Sagrada, é preciso ater-se aos
detalhes. Tiago redigiu carta aos crentes, não foi aos incrédulos. Em
sua missiva mencionou cristãos com ânimo inconstante: num momento seguem
a Cristo e em outro seguem os instintos da carne. Vamos ao que está
escrito pelo apóstolo: "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes
em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais
perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós
tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o
não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada
duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada
pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que
receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante
em todos os seus caminhos" - Tiago 1.2-8.
O apóstolo Paulo tratou do mesmo assunto, porém, focando crentes que
estão em outro nível deplorável. Existem pessoas que em alguma parte do
passado delas tiveram a condição de salvas e depois perderam a salvação
que Deus lhes deu. A fé e a salvação não foram tirada delas. Ao
desprezar por conta própria a fé e o dom da salvação, perderam a posição
de salvas. Após a inconstância à fé elas decidiram por abandoná-la em
definitivo. Paulo escreveu o seguinte: "Mas o Espírito expressamente
diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a
espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" - 1 Timóteo 4.1.
Apostatar é o mesmo que renunciar. Não é possível abandonar aquilo que
nunca foi nosso. Paulo não afirmaria que alguns largariam a fé se em
alguma fase da vida não a possuíram.
A fé genuína e a fé pagã
É uma pena ver cristãos
entrando em seminários teológicos e ao concluírem seus cursos saírem de
lá piores do que entraram - há casos de apostasia. Isto ocorre em
algumas instituições de ensino que não prezam pela vida espiritual dos
alunos. Que se multipliquem os teólogos entre nós, porém, que o
conhecimento mais importante seja enfatizado, que é o temor a Deus.
A palavra religião, tem raiz no termo latim religare (ligar outra vez).
Tiago explicou como ocorre a religação com Deus - faça o bem aos
necessitados e evite se sujar com o pecado: "A religião pura e
imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas
nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo" - Tiago
1.2. Muita gente falha nesta lição. Pratica o bem e ao mesmo tempo não
se importa em pecar, ou contaminado com o pecado faz o bem pensando que
por meio da caridade se tornará limpo.
Na sociedade moderna, os religiosos que seguem as determinações bíblicas
rigidamente são considerados fundamentalistas, fanáticos, retrógradas. E
para esquivar-se dessa hostilidade, muitos que se apresentam como
cristãos praticam a religião proposta por Acabe - uma fé misturada. A
filosofia da atualidade é: adore a Deus, mas não precisa seguir à risca
os princípios bíblicos, relativize as propostas das Escrituras Sagradas.
Adapte a Palavra de Deus a você, não permita que ela molde você.
Ao contrário de Jezabel, Acabe não teve iniciativa clara de matar
profetas e nem de erradicar a religião judaica de Israel. Ele tentou
misturar religiões. São muitos que hoje em dia desejam viver uma
religião cristã cheia de misturas com diversos movimentos religiosos.
E isso nos leva a perguntar: como vai a sua fé? Quais são as bases de
suas decisões diárias? Só a Bíblia Sagrada deve ser a nossa regra de fé e
conduta (Salmo 119.109).
Conclusão
O objetivo de Deus não é fazer com que as almas se convertam em cristãos
assembleianos, cristãos batistas, cristãos presbiterianos, arminianos
ou calvinistas. Apenas deseja que as almas sejam seguidoras de Jesus
Cristo. Você quer praticar seu cristianismo frequentando a Assembleia de
Deus? Ótima opção! Batista? Muito bem... Mas, se fazendo presente nelas
ou em outras denominações evangélicas, cuide-se para que a placa
denominacional do ministério cristão que mais aprecia esteja sempre
abaixo da sua adoração a Deus e a Jesus Cristo.
Equiparar em importância o Evangelho de Jesus Cristo, sintetizado por
Tiago como "a religião pura e imaculada", aos credos religiosos é o
mesmo que viver uma situação similar à religiosidade proposta por
Acabe. Que cada um de nós tenhamos o devido cuidado para não tratar
dogmas e ortodoxias como deuses em nossa jornada de fé.