Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, outubro 31, 2018

'É uma decolagem para cumprir missão', diz Marcos Pontes após ser anunciado por Bolsonaro como ministro de Ciência e Tecnologia

Em viagem por Manaus, astronauta falou sobre indicação para o cargo na manhã desta quarta-feira. 

Por G1 AM 

31/10/2018 13h00.

Jair Bolsonaro confirma Marcos Pontes como ministro da Ciência e Tecnologia
Jair Bolsonaro confirma Marcos Pontes como ministro da Ciência e Tecnologia.

O astronauta Marcos Pontes foi anunciado, na manhã desta quarta-feira, como ministro da Ciência e Tecnologia do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. 


Em Manaus, onde ministra uma palestra sobre robótica, ele comemorou a oficialização do cargo. 

"Estou muito feliz. 


Eu estava nessa expectativa para saber quando [o anúncio] ia acontecer. 


Eu tive um trabalho grande de detalhar os planejamentos. 


Já tem um grupo trabalhando em Brasília, em cima dos assuntos, dentro diretrizes básicas. 


Agora a gente detalha um pouco mais. 


Tem também o processo de transição acontecendo pela frente. 


Começa um trabalho grande. 


É uma decolagem para cumprir uma missão. 


Recebida a missão, vamos cumprir", comentou Pontes.
 Marcos Pontes ministra palestra em Manaus, nesta quarta-feira — Foto: Eliana Nascimento/G1 Amazonas
Marcos Pontes ministra palestra em Manaus, nesta quarta-feira — Foto: Eliana Nascimento/G1 Amazonas.

O discurso foi dado após a oficialização de seu nome à frente da pasta. 


Por meio do Twitter, Bolsonaro fez o anúncio e declarou o astronauta como quarto ministro de seu governo. 

"Comunico que o Tenente-Coronel e Astronauta Marcos Pontes, engenheiro formado no ITA, será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia. 


É o quarto Ministro confirmado!", escreveu o presidente eleito. 

"Nossos ministérios não serão compostos por condenados por corrupção, como foram nos últimos governos. 


Anunciarei os nomes oficialmente em minhas redes. Qualquer informação além é mera especulação maldosa e sem credibilidade", declarou o presidente no Twitter.

A serviço do país, diz Pontes.

 

Minutos depois, ao entrar no palco do evento de robótica, em Manaus, já como ministro anunciado, Marcos Pontes fez questão de contar ao público a nomeação. 


Em sua fala, ele agradece ao presidente eleito e coloca a vida à disposição do país. 

"Eu acabei de ser informado sobre a minha confirmação como ministro de Ciência e Tecnologia para o próximo governo. 


Eu gostaria de agradecer ao presidente Bolsonaro pela confiança depositada em mim. 


Dizer que estou a serviço do país. 


Aliás, a minha vida toda eu tenho dedicado ao país. 


Tenho, literalmente, colocado a minha vida à serviço do país, seja como piloto de caça, de testes ou como astronauta. 


Vou continuar a servir o país dessa mesma forma, com a mesma determinação. 


Eu jurei, quando me formei na academia da Força Aérea, que iria combater os inimigos internos e externos, mesmo com o sacrifício da própria vida - se isso fosse necessário". 
"Tenho, literalmente, colocado a minha vida a serviço do país, seja como piloto de caça, de testes ou como astronauta.

 
Vou continuar a servir o país dessa mesma forma, com a mesma determinação".

Pontes foi o quarto ministro a ser anunciado por Bolsonaro. 


Antes, foram nomeados: o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para a Casa Civil; Paulo Guedes, para o futuro Ministério da Economia; e o general Augusto Heleno, para o Ministério da Defesa. 

Expectativa antes do anúncio
Astronauta Marcos Pontes fala sobre convite para ser ministro da Ciência e Tecnologia
Astronauta Marcos Pontes fala sobre convite para ser ministro da Ciência e Tecnologia
Na segunda-feira (29), Pontes já havia se manifestado sobre o convite de Bolsonaro


Em um vídeo publicado no Facebook, ele disse que estava "muito feliz" pela "oportunidade de participar deste novo governo em uma área que tem sido a minha vida por 41 anos". 

Marcos Pontes ficou conhecido no Brasil e no mundo como o primeiro e único astronauta brasileiro a ir para o espaço. 


Durante 40 anos de carreira, Pontes foi aviador, piloto de caça e seguiu carreira militar, chegando ao posto de tenente-coronel. 

Às 23h30 do dia 29 de março de 2006 (no horário de Brasília), Pontes entrou para a história como o primeiro brasileiro a voar para o espaço. 


Acompanhado do russo Pavel Vinogradov e do norte-americano Jeffrey Williams, ele decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz-TMA 8, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). 

Atualmente, é Embaixador da Boa Vontade na Organização das Nações Unidas (ONU), dá palestras e trabalha na Nasa, a agência espacial norte-americana.

Segundo o perfil publicado no site de Pontes, ele é engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, Califórnia, EUA. 

Pontes entrou na Força Aérea Brasileira em 1981 e foi instrutor, líder de esquadrilha de caça e piloto de testes, com mais de 2 mil horas de voo em 25 tipos de aeronave.


O currículo do futuro ministro registra que suas funções militares se encerraram em 1998, quando ele foi selecionado por concurso público da Agência Espacial Brasileira para representar o Brasil na NASA na função de astronauta, uma carreira civil. 

*Com informações de Luciano Abreu e Eliana Nascimento, da Rede Amazônica.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...