Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, março 01, 2016

Pastor é preso na China por se opor à retirada de cruzes

Pastor Gu Yuese foi suspeito de peculato e outros 'crimes econômicos'.
Há 1 semana, outro pastor protestante, Guohua, pegou 14 anos de cadeia.

 

Da France Presse
O pastor da principal igreja protestante de Hangzhou, no leste da China, foi preso por peculato, depois que se opôs à retirada de cruzes cristãs, anunciou nesta terça-feira (1) a imprensa oficial chinesa.
Moradores passam de bicicleta em frente a uma igreja em Xiaoshan, um subúrbio de Hangzhou (Foto: Lang Lang/Reuters)Moradores passam de bicicleta em frente a uma igreja em Xiaoshan, um subúrbio de Hangzhou (Foto: Lang Lang/Reuters)


A província de Zhejiang, cuja capital é Hangzhou, lançou uma campanha para retirar as cruzes cristãs dos telhados de locais de culto, uma iniciativa criticada pelos opositores, que consideram a medida uma regressão religiosa.

A polícia local deteve o chefe da igreja, o pastor Gu Yuese, suspeito de peculato e outros "crimes econômicos", informou o jornal Zhejiang Daily.

Em maio passado a igreja tinha protestado contra as novas regras provinciais sobre os edifícios religiosos, uma crítica rara de uma instituição aprovada e controlada pelo Estado.

A nova regulamentação determina que as cruzes não podem ser colocadas sobre o telhado das igrejas, mas na fachada, e não devem superar mais do que um décimo da altura dos edifícios.

A prisão deste pastor ocorre uma semana após a condenação a 14 anos de prisão de um outro pastor protestante, Bao Guohua, também acusado de peculato depois de se opor à remoção das cruzes.

A esposa de Bao Guohua, Xing Wenxiang, foi condenada a 12 anos de prisão, informou a imprensa.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...