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quarta-feira, maio 16, 2012

Ponte feita de garrafas plásticas sobre açude atrai curiosos na Paraíba

Instalação artística quer conscientizar sobre poluição e resgatar cultura.
Visitantes podem fazer travessia em Campina Grande até domingo (20).

Visitante faz travessia sobre ponte feita de garrafas plásticas no Açude Velho, em Campina Grande (Foto: Karoline Zilah/G1)Visitante faz travessia sobre ponte feita de garrafas plásticas no Açude Velho, em Campina Grande
(Foto: Karoline Zilah/G1)
 
Caminhar sobre as águas do Açude Velho, um dos cartões postais de Campina Grande, poderia parecer impossível para moradores e turistas na cidade, mas se tornou uma ideia real na segunda-feira (14), quando uma ponte feita de garrafas plásticas foi aberta para travessia. Por iniciativa de um coletivo cultural da região, oito mil garrafas pet de dois litros foram reutilizadas, compondo 50 blocos que ligam duas extremidades do açude, do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) à Casa da Cidadania, na Avenida Doutor Severino Cruz.
Fernando ficou surpreso com a quantidade de garrafas de refrigerante consumidas por dia na cidade (Foto: Karoline Zilah/G1) 
Fernando ficou surpreso com número de garrafas
usadas por dia na cidade (Foto: Karoline Zilah/G1)
 
O projeto tem atraído curiosos e grupos de professores e estudantes, que são orientados sobre a necessidade de revitalização da lagoa e os problemas da poluição.
Para o adesivador Fernando de Lima Filho, a experiência foi emocionante porque antes de começar a caminhar na estrutura ele pensou que poderia afundar, mas quando fez a travessia percebeu que poderia confiar. "É importante porque, se a quantidade de garrafa que a população usa por dia é suficiente para construir uma ponte, imagina o que dá pra fazer com o que é acumulado em um ano", falou.
Segundo Nivaldo Rodrigo, artista envolvido no projeto, a quantidade de garrafas usadas é aproximadamente o que se consome em refrigerantes por dia na cidade. "Quando você entra no açude se conscientiza sobre o que está fazendo, que é caminhar sobre a água suja com o suporte de garrafas pet. Você tem outra perspectiva diferente do cartão postal da cidade", explicou.
A instalação foi montada com a inspeção do Conselho Regional de Engenharia (Crea) e as visitas acontecem sob a monitoria diária de uma equipe do Corpo de Bombeiros. O material utilizado foi arrecadado com a ajuda de alunos de escolas públicas, catadores e uma empresa de reciclagem. O projeto recebeu um financiamento de R$ 40 mil do Fundo de Incentivo à Cultura, do governo estadual, e todo o material será reaproveitado no final. As garrafas serão devolvidas aos catadores, as madeiras usadas no suporte serão trabalhadas em oficinas de xilogravura e as grades serão reutilizadas em oficinas de escultura.
Francisco Júnior observou e disse que pretende fazer o trajeto (Foto: Karoline Zilah/G1) 
Francisco Júnior observou e pretende fazer o trajeto
(Foto: Karoline Zilah/G1)
 
Enquanto muitos faziam fila, o estudante de Direito Francisco Júnior preferiu ficar na calçada do açude observando as pessoas que viviam a aventura. Ele disse ter curiosidade e pretende participar. "Toda a iniciativa que venha para colaborar com o meio ambiente e a conscientização é benvinda. Tenho curiosidade de andar e sentir a água batendo nos pés. Não tenho medo. Aqui está muito seguro com os bombeiros acompanhando", brincou.

Segundo Nivaldo Rodrigo, outro objetivo da intervenção artística no açude é resgatar a cultura da cidade e relembrar Roldão Mangueira, fundador da casa de caridade Jesus do Horto, em Campina Grande. Ele explicou que em 1979 o líder religioso anunciou à comunidade que o mundo teria data para acabar e surgiu uma série de boatos de que ele iria caminhar sobre as águas do açude, o que nunca aconteceu. A ideia do coletivo atualmente é desmistificar as más impressões criadas sobre Roldão Mangueira e homenageá-lo, criando uma ponte que, enfim, permitiria a travessia sobre as águas.

Dayanne Santos participa do projeto como voluntária (Foto: Karoline Zilah/G1) 
Dayanne Santos participa do projeto como voluntária
(Foto: Karoline Zilah/G1)
 
Para a estudante Dayanne dos Santos, voluntária do projeto, a passagem é uma oportunidade para que as pessoas se interessem pela cultura da cidade e a política ambiental.
Segundo os organizadores, as visitas poderão ser feitas até domingo (20). O prazo foi recomendado pelo Crea devido ao tempo de utilidade das garrafas pet, para que não haja risco da estrutura afundar. Ao final do período, os organizadores pretendem encaminhar à prefeitura um abaixo-assinado feito pelos visitantes para cobrar a revitalização e projetos de combate à poluição do Açude Velho.

Corpo de jornalista sequestrado é encontrado em Honduras

Cadáver com dois tiros na cabeça foi encontrado em Tegucigalpa.
Onda de violência deixa uma média de 15 mortos por dia no país.

O corpo do jornalista hondurenho Alfredo Villatoro, sequestrado na semana passada em Tegucigalpa, apareceu nesta terça-feira (15) no setor sul da capital, informou a imprensa local citando o ministro da Segurança, Pompeyo Bonilla.
Os restos mortais de Villatoro estão no Instituto Médico Legal do Ministério Público, confirmou o porta-voz da Secretaria de Segurança, Héctor Iván Mejía, ao acrescentar que o cadáver do jornalista apresenta dois disparos na cabeça.
O jornalista Alfredo Villatoro em imagem de arquivo da Rádio HRN. (Foto: Rádio HRN / AP Photo) 
O jornalista Alfredo Villatoro em imagem de arquivo
da Rádio HRN. (Foto: Rádio HRN / AP Photo)
 
A ministra da Justiça e dos Direitos Humanos do país, Ana Pineda, disse que o "lamentável assassinato de Villatoro é um ato definitivamente condenável". "É insuportável a situação de violência vivida no país", disse.

O jornalista, de 47 anos e natural de La Lima, no norte de Honduras, havia sido sequestrado na madrugada do último dia 9 quando se dirigia à emissora "HRN", na qual trabalhou durante duas décadas e exercia o cargo de coordenador de noticiários.

Seu corpo foi encontrado no início da noite desta terça, poucas horas depois de o presidente hondurenho, Porfirio Lobo, ter informado que havia provas de que o jornalista estava vivo.
Desde 2003, já foram assassinados 29 jornalistas em Honduras, sem que nenhum caso tenha sido esclarecido, segundo a estatal Comissão de Direitos Humanos.

Honduras vive uma onda de violência que diariamente deixa uma média de 15 mortos.
Em 2011, o país centro-americano registrou uma taxa anual de homicídios de 86,5 por cada 100 mil habitantes, o quádruplo da média latino-americana e dez vezes mais que a média mundial de 8,8 estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2000.

COMENTÁRIO:

OS VERDADEIROS JORNALISTAS SÉRIOS INCOMODAM TODOS ÀQUELES QUE VIVEM À MARGEM DA LEI. INDEPENDENTEMENTE DE SER NO BRASIL OU EM OUTROS PAÍSES.  


Valter Desiderio Barreto - Jornalista.

Fotógrafo mostra cotidiano de índios do Parque Nacional do Xingu, no MT

Aldeia indígena Yawalapiti é uma das 14 instaladas na área.
Voo detectou desmatamento próximo à região de preservação ambiental.

O fotógrafo da Reuters, Ueslei Marcelino, permaneceu por alguns dias deste mês na aldeia indígena Yawalapiti, uma das 14 etnias que vivem no interior do Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso. As imagens foram divulgadas nesta terça-feira (15).
As fotos mostram o cotidiano da aldeia. Em agosto, os Yawalapiti, juntamente com outras aldeias, realizam o ritual Kuarup, que ocorre durante vários dias para honrar a morte de pessoas de grande importância para eles.
Originalmente, o Kuarup era apenas um ritual fúnebre com a intenção de trazer os mortos de volta à vida. Mas hoje, é uma celebração da vida, morte e renascimento. Neste ano, os Yawalapiti vão prestar uma homenagem a um importante índio da etnia e a Darcy Ribeiro, antropólogo brasileiro conhecido por focar a relação dos povos indígenas e a educação no país.
Xingu1 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Foto de 9 de maio mostra porção do Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, que foi desmatada. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Xingu1 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Homens da etnia Yawalapiti. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Xingu1 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Homem segura armadilha feita com timbó, uma planta que libera toxinas nas águas que paralisam os peixes, facilitando a pesca. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Xingu1 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)O chefe da etnia Yawalapiti, Anuia (à frente), lidera dança na aldeia. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Xingu (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Criança indígena salta de árvore dentro do Rio Xingu, no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Portaria que define documentos secretos do governo é publicada

Objetivo é 'controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas'.
Nova Lei de Acesso à Informação entra em vigor nesta quarta (16).

                                                                                
Foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (16) uma portaria que define tipos de documentos considerados secretos pelo governo. O objetivo, segundo o texto, "é controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas" com o advento da nova Lei de Acesso à Informação.

Entre os documentos considerados sigilosos estão relatórios de auditorias, termos de responsabilidade, documentos sobre o sistema de segurança e alarmes, plantas de imóveis, manuais de procedimento, planos de contingência ou de recuperação, registros telefônicos entre outros - veja lista completa no fim da reportagem.
A lei, que começa a valer nesta quarta, obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado. 

O projeto é de iniciativa do Executivo e vale para todo o serviço público do país.
A portaria publicada no Diário Oficial, no entanto, exclui alguns documentos, dado "seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado" (veja lista no final da reportagem). Ela é assinada por Renato da Silveira Martini, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência.
Confira abaixo perguntas e respostas sobre a nova lei, de acordo com o texto da legislação e informações da Controladoria-Geral da União (CGU):

O que é a Lei de Acesso à Informação?
 
A  lei 12527/2011, a chamada Lei de Acesso à Informação, obriga órgãos públicos federais, estaduais e municipais (ministérios, estatais, governos estaduais, prefeituras, empresas públicas, autarquias etc.)  a oferecer informações relacionadas às suas atividades a qualquer pessoa que solicitar os dados.


Como a lei será implantanda, na prática?
 
A lei determina que os órgãos públicos criem centros de atendimento dentro de cada órgão chamados de SICs (Serviços de Informação ao Cidadão). Esses centros precisarão ter estrutura para atender e orientar o público quanto ao acesso a informações de interesse coletivo como, por exemplo, tramitação de documentos, processos de licitações e gastos públicos.


O que a lei exige dos órgãos públicos na internet?
 
A Lei de Acesso à Informação estabelece também que as entidades públicas divulguem na internet, em linguagem clara e de fácil acesso, dados sobre a administração pública. Devem constar, no mínimo, registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público. Também devem ser publicados registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros e informações sobre licitações, inclusive os editais e resultados. A lei exige ainda que fiquem expostos na internet dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras do governo, além de respostas a perguntas mais frequentes da sociedade. As informações devem ser mantidas sempre atualizadas. Apenas os municípios com menos de 10 mil habitantes estão desobrigados a apresentar em um site na internet os dados sobre as operações municipais. No entanto, os órgãos desses pequenos municípios são obrigados a prestar informações sempre que solicitadas.


Quem poderá solicitar informações?
 
Qualquer pessoa pode pedir dados a respeito de qualquer órgão da administração pública.


É preciso dar razões para o pedido?
 
Não é preciso apresentar nenhum tipo de justificativa para a solicitação de informações.



Quais informações poderão ser solicitadas?
 
Não há limites para as informações a serem solicitadas. Podem ser requisitadas quaisquer informaçôes a respeito de dados relativos aos órgãos públicos. Será possível, por exemplo, perguntar quanto um ministério ou secretaria gastou com salários de servidores, com obras públicas, andamento de processos de licitação, detalhes sobre auditorias, fiscalizações e outras.


E se o órgão público não atender ao pedido?
 
Se o órgão não puder prestar as informações, terá de apresentar uma justificativa. Se o cidadão não aceitar a justifificativa, pode entrar com recurso no próprio órgão. Se ainda não conseguir, pode apresentar outro recurso à Comissão Mista de Reavalização de Informações, instituída pela lei. A comissão vai avaliar o sigilo de dados públicos e as justificativas apresentadas pelo órgão público para não prestar as informações solicitadas. Se entender que a informação pode ser divulgada, a comissão acionará o órgão para que atenda ao pedido do cidadão.


Há informações que não podem ser fornecidas?
 
Não serão prestadas aos cidadãos informações consideradas sigilosas, tais como assuntos secretos do Estado, temas que possam colocar em risco a segurança nacional ou que comprometam atividades de investigação policial. Dados de casos que corram em segredo de justiça também não serão divulgados, assim como informações pessoais dos agentes públicos ou privados. Nesses casos, o órgão é obrigado a justificar o motivo para não fornecer o dado.


Por quais meios as informações poderão ser solicitadas?
 
As informações poderão ser solicitadas nos Serviços de Informações ao Cidadão (SICs), que serão instalados em cada órgão público. A lei também determina que seja concedida ao cidadão a opção de solicitar os dados pela internet. Outros meios, como carta e telefone, vão depender dos  sistemas adotados por cada órgão.


As informações vão ser prestadas sempre por meio de documentos impressos?
 
Depende de como o órgão tiver armazenado os dados. Nos casos de arquivos digitais, o cidadão poderá obter as informações em um CD ou outra mídia digital. Se houver necessidade de impressão de um volume elevado de papéis, o cidadão pagará o custo.


Como tramita, dentro do órgão público, o pedido de informação?
 
Se o órgão tiver a informação ao alcance imediato, o pedido poderá ser atendido no momento em que for feito pelo cidadão, nos SICs. Se houver necessidade de pesquisa, o órgão tem 20 dias, prorrogáveis por mais 10, para atender à demanda. O cidadão será avisado por telefone ou pela internet. Depois desse prazo, o agente público tem que justificar o motivo da não prestação das informações.


Qual será a punição para servidores que não atenderem aos pedidos?
 
Servidores públicos que não prestarem as informações solicitadas e não apresentarem justificativa legal poderão sofrer sanções administrativas e até ser processados por improbidade.


ONGs (Organizações Não-Governamentais) também estão sujeitas à lei?
 
As entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos para a realização de ações de interesse público e que tenham parceria ou convênios com o governo devem divulgar informações sobre o dinheiro recebido e sua destinação.


Veja os documentos considerados sigilosos pelo Estado:
 
Papéis de Trabalho/Auditoria; Relatórios/Auditoria; Conceitos de Risco/ Auditoria; Pareceres/Auditoria; Relação das pessoas que serão detentores partições de recursos criptográficos da AC, com respectivos termos de designação para a função; Relação das necessidades de acesso físico e lógico para cada cargo; Relação de pessoas que possuem acesso às chaves ou componentes de chaves criptográficas da AC com sua respectiva designação formal e atribuição de responsabilidades; Relação do pessoal contratado para a AC/cargo desempenhado e a respectiva documentação; Termos de Designação de Gestor ou Responsável pelos Ativos da AC (ativos de informação e de processamento); Termos de Responsabilidade sobre a segurança física da AC; Termos de responsabilidade contendo descrição dos recursos que os funcionários e detentores de chaves ou componentes de chaves criptográficas deverão devolver à AC no ato de seu desligamento; Inventário dos ativos de processamento da AC e da AR contendo nº do patrimônio, localização física, atividade a ser desenvolvida e agente responsável pela utilização; Inventário de cartões/chaves de acesso às dependências e recursos da AC (em uso ou no cofre); Relação das pessoas autorizadas a ter acesso aos componentes da Infraestrutura da AC (painéis de controle de energia, comunicações, cabeamento etc.); Documentação dos sistemas e dispositivos redundantes que estão disponíveis para garantir a continuidade da operação dos serviços críticos (elétrico, geradores, nobreak, ar condicionado etc.); Documentação dos sistemas que provêm segurança física (alarmes, monitoramento por câmaras de vídeo, proteção contra incêndio e detecção de fumaça, sistemas de controle de acesso físico); Documentação dos Equipamentos de Emergência; Planta baixa da área construída; Topologia das redes de cabos lógicos e elétricos; Documentação técnica da construção de segurança de nível 1, 2, 3, 4, 5 e 6; Relação dos procedimentos e ferramentas usados para controle do envio de equipamentos para manutenção e para controle de entrada e saída de indivíduos em ambiente de nível 3 e 4; Relação dos usuários cadastrados para acesso ao sistema operacional (/etc/passwd); Relação dos recursos da AC que possuem controle de acesso lógico e relação dos procedimentos e ferramentas usados para esse controle; Relação dos funcionários que possuem acesso lógico aos recursos da AC relacionados no item anterior; Relação dos procedimentos e ferramentas que serão usados para detectar e responder a violações de segurança; Sistemas e arquivos da AC sujeitos a backup; Relação dos procedimentos e ferramentas usados para realização de backup dos sistemas e arquivos relacionados no item anterior, e dos controles estabelecidos para guarda das mídias geradas; Relação dos sistemas da AC do qual serão extraídos logs, respectiva periodicidade de extração e forma de guarda dos arquivos gerados; Planilha relacionando os eventos de guarda obrigatórios, definidos no item 4.5.1 da DPC, e os arquivos de log citados no item anterior; Formato dos arquivos de log e descrição dos campos relevantes; Procedimentos previstos para análise dos logs (relatórios ou planilhas elaborados pelo responsável pela atividade) e das ações tomadas em decorrência, no caso de constatação de irregularidades; Relação dos softwares autorizados a estarem instalados nos servidores, estações de trabalho, notebooks e demais equipamentos da AC, com a respectiva versão; Documentação evidenciando que a versão dos softwares utilizados está de acordo com a recomendações dos fabricante; Procedimentos previstos para realização de auditorias internas nos equipamentos e/ou outras providências adotadas para evitar a utilização de softwares não autorizados nos equipamentos da AC relacionados no Inventário de Ativos; Procedimentos previstos para registrar as mudanças de configuração nos sistemas (aplicação de patches, instalação de novas versões, alteração de parâmetros do sistema, etc.); Relação dos arquivos/diretórios dos servidores da AC cuja integridade seja verificada periodicamente; Relação dos procedimentos e ferramentas que serão usados para verificação periódica de
integridade dos arquivos/diretórios relacionados no item anterior; Diagrama topológico atualizado da rede interna e das ligações com redes externas, evidenciando também, caso existam, pontos de conexão para acesso remoto; Relação dos equipamentos, procedimentos e ferramentas usados para prover segurança à rede da AC; Política de segurança aplicada nos equipamentos e ferramentas listados no item anterior (política de senhas, login local/remoto e outros parâmetros de segurança); Relação dos procedimentos e ferramentas que serão usados para publicação da LCR da AC na periodicidade adequada; Análise de Risco com documentação que comprove a participação/conhecimento da alta administração; Plano de Continuidade de Negócios; Plano de Extinção; Procedimentos e scripts de instalação usados para criação da AC; Relação dos procedimentos e ferramentas que serão utilizados para geração, guarda, manuseio e destruição da chave da AC; Manuais contendo procedimentos executados na AC; Documentação técnica dos seguintes sistemas e equipamentos; Documentos gerados pela entidade auditada em tempo de auditoria; Transações (Logs); Sistema (Logs); Segurança (Logs); Imagens de Vídeo (CFTV); Registros de Entrada e Saída de Controle de Acesso; Registro de Alarmes e Eventos Diversas; Registros Telefônicos; Análise de Risco; Avaliação de Risco; Manual de Segurança Patrimonial; Manual de Administração da Autoridade Certificadora; Manual de Administração da Segurança; Manual de Administração do Sistema de Gestão de Certificados (SGC); Manual de Administração de Banco de Dados; Plano de Continuidade de Negócios; Plano de Recuperação de Desastre; Plano de Contingência; Plano de Ação de Resposta a Incidente; Plano de Gerência de Configuração e Mudança; Termo de Admissão; Termo de Desligamento; Termos de Responsabilidade de detentores de CIK; Plano de Treinamento; Manual de Auditoria Interna; Scripts/roteiros de operação; Diagramas da Rede de Computadores; Diagramas da Rede elétrica; Configuração de Equipamento; Especificação Técnica de Hardware; Especificação Técnica de Sistema; Especificação Técnica da Infraestrutura; Configuração de Sistema Controle de Acesso; Chave Privada de Autoridade Certifica Raiz (AC-Raiz); Senha de Operação /Administração de Equipamentos (Hardware); Senha de Operação /Administração do Sistema e Gestão de Certificados (SCG); Senha de Operação /Administração de Sistemas (Software); Senha de Operação /Administração do Sistema de extinção de Incêndio; Senha de Operação /Administração do Sistema de Intrusão; Senha de Operação /Administração do Circuito Fechado de TV; Senha de Operação /Administração do Controle Acesso Físico; Habilitação Jurídica; Laudo de Conformidade; Relatório de Análise Quantitativa e Qualitativa; Ensaios de Conformidade; Código-Fonte de Sistemas; Listas de Tarefas dos Vigilantes -Recepção; Livro de Registro de Destruição de Mídias e Documentos; Livro de Registro de Manutenção de Hardware; Livro de Registro de Presença -CCD - ITI; Livro de Registro de Termos de Cartão de Acesso-CCD; Livro de Registro de Termos de Entrada de Material; Livro de Registro de Termos de Saída de Material; Manual de Administração do Banco de Dados; Manual de Uso das Estações de Trabalho; Manual dos Administradores - CCD; Manual dos Vigilantes - CCD; Planilha de Controle de Cartões de Acesso do CCD; Planilha de Controle de Cds-Bakcup CFTV-CCD; Planilha de Controle de Chaves Mecânicas; Listas de Tarefas dos Vigilantes -Recepção; Livro de Registro de Destruição de Mídias e Documentos; Livro de Registro de Manutenção de Hardware; Sistemas (Logs); Servidores (Logs); Imagens de Vídeo (CFTV); Registro de Incidentes de Segurança; Registros Telefônicos; Base de dados de ferramentas de monitoramento (redes, sistemas, servidores); Documentação da topologia/arquitetura da rede; Arquivos de configuração de Firewall; Arquivos de configuração de Servidores; Arquivos de configuração de Switches; Diagramas da Rede Dados; Diagrama de CFTV; Diagramas da Rede elétrica; Dados de Fitas de Backup; E-mails Institucionais( Serviço de Correio Eletrônico); Arquivos do serviço de armazenamento de dados corporativos (Sistema de Aquivos Dados-ITI); Senha de Operação /Administração de Equipamentos (Hardware); Senha de Operação /Administração de Sistemas e Servidores (Software);Senha de Operação /Administração do Circuito Fechado de TV.

Brasil tem maior taxa de reprovação no ensino médio desde 1999

Em 2011, índice de repetição foi de 13,1%, segundo o Inep.
No mesmo ano, a reprovação no ensino fundamental foi de 9,6%.

Em 2011, 13,1% de todos os estudantes matriculados em algum ano do ensino médio estavam repetindo a mesma série feita em 2010. A taxa de reprovação no ensino médio, incluindo tanto a rede pública quanto as escolas particulares, foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) na tarde de segunda-feira (14) em seu site, com base nas informações do Censo Escolar 2011.
Esse é o pior índice desde 1999, primeiro ano com dados disponíveis no site do Inep. Entre 2006 e 2007, o órgão alterou a metodologia e adotou a taxa de rendimento em vez de índices de evasão escolar. Porém, o número de alunos repetentes no ensino médio, que desde 2007 oscilava em cerca de 12%, acabou sofrendo um leve salto depois de cinco anos (veja tabela abaixo). O G1 procurou a assessoria de imprensa do órgão para perguntar o motivo desta tendência, mas ainda não obteve resposta.
Taxas de reprovação e abandono no ensino 
médio
 
Ano Taxa de reprovação Taxa de abandono
2011 13,1% 9,6%
2010 12,5% 10,3%
2009 12,6% 11,5%
2008 12,3% 12,8%
2007 12,7% 13,2%
Fonte: Inep/MEC
*O rendimento dos estudantes é composto de quatro taxas: aprovação, reprovação, abandono e taxa de não-resposta (matrículas sem informação suficiente para que o Inep possa categorizá-las)
Os estados com maior índice total de reprovação no ensino médio são Rio Grande do Sul (20,7%), Rio de Janeiro (18,5%) e Distrito Federal (18,5%), Espírito Santo (18,4%) e Mato Grosso (18,2%).
A rede municipal de ensino na região urbana de Belém, no Pará, foi a que apresentou o maior índice de reprovação do país: 62,5% seguida pela rede federal na zona rural do Mato Grosso do Sul, com 40,3%.
Os estados com menores taxas de repetição são Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%), Paraíba (7,7%) e Rio Grande do Norte (8%).

Taxa de abandono
 
Os dados sobre o rendimento dos estudantes é dividido em quatro categorias: taxa de aprovação, taxa de reprovação, taxa de abandono e taxa de não-resposta (TNR), composta matrículas que não se encaixam nas outras categorias por falta de informação nas escolas.

Apesar do aumento na taxa de reprovação, o índico de abandono no ensino médio vem caindo de maneira constante: em 2007, 13,2% dos estudantes que estavam no ensino médio em 2006 haviam desistido de estudar, enquanto em 2011 o número de desistentes em relação a 2010 foi de 9,6%.

Ensino fundamental
 
Em 2011, segundo o Inep, o ensino fundamental teve taxa de reprovação de 9,6%. Os estados com maior índice total de reprovação neste ciclo do ensino básico são Sergipe (19,5%), Bahia (18,5%) e Alagoas (15,2%), Rio Grande do Norte (14,9%) e Rondônia (14,2%). A rede estadual de Bahia e Sergipe também têm os piores indices do país: 26,6% e 22,5%, respectivamente.

Os estados com menores taxas são Mato Grosso (3,6%), Santa Catarina (4,4%), São Paulo (4,9%), Minas Gerais (7,3%) e Goiás (7,6%).

Parauapebas: populares lavam calçada da Câmara Municipal em protesto contra a corrupção e a sujeira no parlamento local


A Câmara de vereadores tem sido palco de picaretagem, são funcionários fantasmas, contratos de consultorias mais que suspeitos, locação de ônibus e frota fantasmas, absurda despesa com combustíveis (mais de 20 mil litros por mês, inclusive nos mês de recesso)...

Impressiona que depois de realizar um concurso público em fraude a ordem jurídica do país, mesmo assim, ainda se tenha uma absurda folha de pagamento com "ASPONES " (assessores de p. nenhuma).

Esses vereadores zombam do povo de Parauapebas!
 
Fonte: Sol do Carajás.

terça-feira, maio 15, 2012

Dorival Antunes deixou um novo comentário sobre a sua postagem "DEPOIMENTO DE GASPAR "PANELA CHEIA" NO "BOCA DO TR...":



É isso aí meu amigo Gaspar! 

Vá em frente, você vai fazer a diferença na Câmara de Vereadores de Parauapebas, disso eu tenho certeza. 

Você é um dos poucos que estão aí querendo se eleger que tem o verdadeiro interesse de trabalhar por Parauapebas. 

Abraço. 

Seu amigo e eleitor.

Dorival Antunes Chavier. Bairro da Paz - Parauapebas - Pará.

José da Silva Nunes. deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Parauapebas: fusão com PSB é o plano B do PSD, cas...":



Com certeza seu Valmir não vai perder essa eleição prá ninguém. Já estava na hora de entrar uma pessoa séria e competente a altura do seu Valmir para administrar essa prefeitura que já vem sendo saqueada desde a emancipação do nosso município. 


Como eles não tem do que acusar o senhor, eles ficam falando que o senhor traiu o partido político que o senhor participava dele, como se esses mesmos que lhe criticam não pertenceram a vários paridos políticos aqui em Parauapebas. 

Eles são muito cínico e cara de paua para está falando essas besteira que ninguém está preocupado porque políticos trocam de partido. 

A população de Parauapebas está interessada é que surja alguém com competência para administrar a cidade, e esse alguém já apareceu que é o senhor, seu Valmir. Abraço ao senhor e até a vitória.

José da Silva Nunes.

Bairro da Paz - Parauapebas - pará.

Parauapebas: os aluguéis da SEMAS, do vereador ODILON - uma farra com dinheiro público


Vereador Odilon Rocha

A prefeitura municipal de Parauapebas adora um aluguel, mas dentre seus órgãos ganha um certo destaque a SEMAS, isso mesmo, a secretaria do vereador ODILON, veja no extrato acima que o vereador adora um aluguel, por que será?

Tem um desses imóveis que foi locado pela bagatela de R$ 72 mil, pode? Por apenas 7 (meses) de locação, pode? 

No Diário Oficial do Pará de hoje, 15/05/2012, somente com a SEMAS, do vereador ODILON, são mais de R$ 223 mil de aluguel.

O vereador ODILON, definitivamente, adora um aluguel, no que não haveria problema nenhum, o vereador pode gostar do que quiser, desde que não mandasse a conta para o povo de Parauapebas pagar!
 
Fonte: Sol do Carajás.

segunda-feira, maio 14, 2012

ROLA NA REDE: Ministro da China diz o que se deve fazer no Brasil



(10 soluções para melhorar o Brasil): O Primeiro Ministro da China, Wen Jiabao, visitou o Brasil recentemente pela primeira vez e supreendeu pelo conhecimento que tem sobre nosso país, segundo ele, devido o aumento da amizade e dos negócios entre Brasil e China, vem estudando nossa cultura, nosso povo, desenvolvimento e nosso governo nos últimos 5 anos e, por isso aproveitou a visita de acordos comerciais para lançar algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento estrondoso da China nos últimos anos.

Durante uma de suas conversas com a Presidente Dilma e seus ministros, Wen foi enfático no que ele chama de "Solução para os paises emergentes", que é o caso do Brasil, China, Índia e outros países que entraram em grande fase de crescimento nos últimos anos, sendo a China a líder absoluta nessa fila.

O que o ministro aponta como principal ponto para um país como o Brasil desponte a crescer fortemente???
Mudanças imediatas na administração do país, sendo a principal delas, a eliminação de fatores hipócritas, onde as leis insistem em ver o lado teórico e não o prático e real de suas consequèncias, sendo que, para isso o país terá que sofrer mudanças drásticas em seus pontos de vista atuais, como fez a China nos últimos 20 anos, sendo os 10 principais os que se seguem:

1) PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS COMPROVADOS:


Fundamento: Um governo tem que deixar de lado a hipocrisia quando toca neste assunto, um criminoso não pode ser tratado como celebridade, criminosos reincidentes já tiveram sua chance de mudar e não mudaram, portanto, não merecem tanto empenho do governo, nem a sociedade honesta e trabalhadora merece conviver com tamanha impunidade e medo, citou alguns exemplos bem claros: Maníaco do parque, Lindeberg, Suzane Richthofen, Beira Mar, Elias Maluco, etc. Eliminando os bandidos mais perigosos, os demais terão mais receio em praticarem seus crimes, isso refletirá imediatamente na segurança pública do país e na sociedade, principalmente na redução drástica com os gastos públicos em segurança. A longo prazo isso também reflete na cultura e comportamento de um povo.

2) PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS:


Fundamento: É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria, porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria, o Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção, portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada, na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 5 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.

3) QUINTUPLICAR O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO:


Fundamento: Um país que quer crescer precisa produzir os melhores profissionais do mundo e isso só é possível quando o país investe no mínimo 5 vezes mais do que o Brasil tem investido hoje em educação, caso contrário, o país fica emperrado, aqueles que poderiam ser grandes profissionais, acabam perdidos no mercado de trabalho por falta da base que deveria prepara-los, com o tempo, é normal a mão de obra especializada passar a ser importada, o que vem ocorrendo a cada vez mais no Brasil, principalmente nos últimos 5 anos quando o país passou a crescer em passos mais largos.

4) REDUÇÃO DRÁSTICA DA CARGA TRIBUTÁRIA E REFORMA TRIBUTÁRIA IMEDIATA:


Fundamento: A China e outros países desenvolvidos como os EUA já comprovaram que o crescimento do país não necessita da exploração das suas indústrias e empresas em geral, bem pelo contrário, o estado precisa ser aliado e não inimigo das empresas, afinal, é do trabalho destas empresas que o país tira seu sustendo para crescer e devolver em qualidade de vida para seus cidadãos, a carga tributária do Brasil é injusta e desorganizada e enquanto não houver uma mudança drástica, as empresas não conseguirão competir com o mercado externo e o interno ficará emperrado como já é.

5) REDUÇÃO DE PELO MENOS 80% DOS SALÁRIOS DOS POLÍTICOS BRASILEIROS:


Fundamento: Os Brasil tem os políticos mais caros do mundo, isso ocorre pela cultura da malandragem instalada após a democrácia desorganizada que tomou posse a partir dos anos 90 e pela falta de regras no quesito salário do político. O político precisa entender que é um funcionário público como qualquer outro, com a função de empregar seu trabalho e seus conhecimentos em prol do seu país e não um "rei" como se vêem atualmente, a constituição precisa definir um teto salarial compatível com os demais funcionários públicos e a partir dai, os aumentos seguirem o salário mínimo padrão do país, na China um deputado custa menos de 10% do que um deputado brasileiro. A revolta da nação com essa balbúrdia com o dinheiro público, com o abuso de mega-salários, sem a devida correspondência em soluções para o povo, causa ainda mais prejuízos ao estado, pois um povo sentindo-se roubado pelos seus líderes políticos, perde a percepção do que é certo, justo, honesto e honrado.

6) DESBUROCRATIZAÇÃO IMEDIATA:


Fundamento: O Brasil sempre foi o país mais complexo em matéria de negociação, segundo Wen, a China é hoje o maior exportador de manufaturados do mundo, ultrapassando os EUA em 2010 e sem nenhuma dúvida, a China e os EUA consideram o Brasil, o país mais burocrata, tanto na importação, quanto exportação, além é claro, do seu mercado interno, para tudo existem dezenas de barreiras impedindo a negocição que acabam em muitas vezes barrando o desenvolvimento das empresas e refletindo diretamente no desenvolvimento do país, isso é um caso urgente para ser solucionado.

7) RECUPERAÇÃO DO APAGÃO DE INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS:


Fundamento: O Brasil sofreu um forte apagão de investimentos nos últimos 50 anos, isso é um fato comprovado, investimentos em infraestrutura, educação, cultura e praticamente todas as demais áreas relacionadas ao estado, isso impediu o crescimento do país e seguirá impedindo por no mínimo mais 50 anos se o Brasil não tomar atitudes fortes hoje. O Brasil tem tudo para ser um grande líder mundial, tem território, não sofre desastres naturais severos, vive em paz com o resto do mundo, mostrou-se inteligente ao sair ileso da grande crise financeira de 2008, porém, precisa ter a coragem de superar suas adversidades políticas e aprender investir corretamente naquilo que mais necessita.

8) INVESTIR FORTEMENTE NA MUDANÇA DE CULTURA DO POVO:


Fundamento: A grande massa do povo brasileiro não acredita mais no governo, nem nos seus políticos, não respeita as instituições, não acredita em suas leis, nem na sua própria cultura, acostumou-se com a desordem governamental e passou a ver como normal as notícias trágicas sobre corrupção, violência, etc, portanto, o Brasil precisa investir na cultura brasileira, iniciando pelas escolas, empresas, igrejas, instituições públicas e assim por diante, começando pela educação patriótica, afinal, um grande povo precisa amar e honrar seu grande país, senão é invevitável que à longo prazo, comecem surgir milícias armadas na busca de espaço e poder paralelo ao governo, ainda mais, sendo o Brasil um país de proporções continentais como é.

9) INVESTIR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA IMEDIATAMENTE:
Fundamento: Proporcionalmente, o Brasil investe menos de 8% do que a China em ciência e tecnologia, isso começou a ter forte reflexo no país nos últimos 5 anos, quando o Brasil passou a crescer e aparecer no mundo como um país emergente e que vai crescer muito a partir de agora, porém, não tem engenheiria de qualidade, não tem medicina de qualidade, tecnologia de qualidade, não tem profissionais com formação de qualidade para concorrer com os países desenvolvidos que encontram-se mais de 20 anos a frente do Brasil, isso é um fato e precisa ser visto imediatamente, pois reflete diretamente no desenvolvimento de toda nação.

10) MENORIDADE PENAL E TRABALHISTA A PARTIR DE 16 ANOS (o mundo está envelhecendo...):
Fundamento: O Brasil é um dos poucos países que ainda possuem a cultura de tratar jovens de 15 a 18 anos como crianças, não responsáveis pelos seus atos, além de proibi-las de oferecer sua mão de obra, isso é erro fatal para toda a sociedade, afinal, o Brasil, assim como a grande maioria dos paises, estão envelhecendo e precisam mais do que nunca de mão de obra renovada, além do que, essa contradição hipócrita da lei, serve apenas para criar bandidos perigosos, que ao atingirem 18 anos, estão formados para o crime, já que não puderam trabalhar e buscaram apenas no crime sua formação. Na China, jovens tem permissão do governo para trabalhar normalmente (não apenas como estagiários como no Brasil) a partir dos 15 anos, desde que continuem estudando e, sim, respondem pelos seus crimes normalmente, como qualquer adulto com mais de 18 anos.

Este texto foi retirado do Blog do jornalista Joemir Beting da Rede Bandeirantes. Segundo Joelmir, o texto não está na íntegra, já que não foi permitida a sua divulgação nos meios de comunicação, também, segundo o assessor que permitiu o "vazamento" do relatório da conversa com o primeiro ministro chinês, o governo brasileiro optou por não divulgar estas informações por não se tratarem da real missão do primeiro ministro ao Brasil, que era apenas para tratar de assuntos comerciais entre os dois paises, mas como diz Joelmir, para bom entendedor, apenas isso basta, ou seja, não há interesse do governo em divulgar esses fatos, pois, para o PT e demais governantes, do jeito que o Brasil se encontra é exatamente o jeito que eles sempre sonharam, um país que reina a impunidade política e o povo não tem vez nem voz, até porque, essa cultura que o sr Wen tanto cita, é exatamente o que poderia causar problemas na atual política brasileira, portanto, um povo acomodado e que apenas assiste de camarote o corrupto sacar dinheiro do seu próprio bolso, é o sonho de qualquer criminoso do colarinho branco.

Joelmir Beting
Jornalista

Despesa da casa do prefeito Darci custará 350 mil reais no ano de 2012


Prefeito Darci gasta por mês 29 mil reais do município com despesa de sua casa

O prefeito Darci Lermen solicitou para o ano de 2012 R$ 350 mil para manutenção de sua residência. Com este valor solicitado pelo prefeito, ficaria uma bagatela de 29 mil reais por mês só para as despesas de sua casa, gasto este que é maior que o orçamento do Banco do Povo, que foi de 108 mil reais para emprestar às pessoas que sonham em abrir seu próprio negócio.


Com esta quantia de 29.000 reais por mês, hoje daria para manter cerca de mais de 500 famílias com o salário estipulado pelo governo federal, que recebe o salário mínimo ao fim do mês. 


Com este valor de 350.000 reais por ano que o prefeito solicitou para gastar em sua casa em 2012, fizemos algumas pesquisas entre os maiores empresários do nosso país e foi contatado que só o nosso prefeito gasta por mês 29.000 reais com sua humilde casa em nossa cidade. 

Qualquer empresário que tivesse um gasto de R$ 350.000 por ano com sua casa, estaria falido no ano seguinte. Vale lembrar que só estamos falando da despesa da casa do prefeito Darci. 

Fico até com medo de calcular as outras despesas do prefeito.

Imagine quanto Darci já gastou com viagens. 


Ficaria uma soma bastante alta, já que o prefeito não para em Parauapebas. São 7 anos viajando com o dinheiro público que o prefeito gastou nesses anos que estar governando o município. 

Daria para resolver alguns problemas que existem no município. 
 Só queremos lembrar ao prefeito Darci que faça um bom supermercado este ano 2012, pois tenho certeza que em 2013 ele não terá R$ 350.000 para gasta com a manutenção de sua casa. Feliz 2012, prefeito.

Fonte: Wanterlor Bandeira - Facebook.
    

Parauapebas: Helder Barbalho dá o maior "pito" no vereador Odilon e manda que ele esqueça candidatura a prefeito


 
Helder dá pito em vereador Odilon

Tudo ia bem no encontro do PMDB em Parauapebas, até que o vereador ODILON falou em ser candidato a prefeito, foi um vexame só. HELDER BARBALHO foi pra cima do vereador e com toda educação possível mandou o vereador ODILON simplesmente "se tocar"!

Dizem que o vereador ficou uma arara, mas daí em diante pôs um rabinho entre as pernas, encolheu os ombros e quase enfartou.

BEL MESQUITA afirmou que é candidata e que precisa apenas de R$ 10 milhões para ganhar a eleição! Uma pechincha!
 
Fonte: Sol do Carajás.

Parauapebas: fusão com PSB é o plano B do PSD, caso perca o fundo partidário. Seu VALMIR agradece

Valmir (PSD)
Muitos apressadinhos criticaram a opção do seu VALMIR de ter se filiado ao PSD, enganaram-se. VALMIR acertou e acertou em cheio. Lidera todas as pesquisas, candidatura consolidada, tem tempo para pensar tudo direitinho. Mas o melhor para o seu VALMIR é que aquilo que muitos viam como algo ruim, agora parece que lhe será a melhor coisa, trata-se da perda do fundo partidário pelo PSD, pois bem, aquilo que seria ruim, até nisso, o seu VALMIR tá com muita sorte, pois PSD e PSB já tão quase certo e podem juntar as forças numa só legenda. PSD e PSB estão perto de uma fusão.

VALMIR acertou todas, parece que depois de ser o empresário do ano, agora o ano de 2012 é que é do seu VALMIR! 
 
Fonte: Sol do Carajás.

Parauapebas: prefeitura publica nota do DARCI e da DELTA, mas esconde a verdade


Mas veja aqui nesta matéria da Época e saiba por que Darci cancelou o contrato da DELTA. Foi medo de ser pego pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, mas o que Darci não imagina é que não é só a DELTA, tem uma certa Oscip BEM VIVER e um tal de PAZINATO.

Os contratos da DELTA no Pará estão sob fogo cruzado, JATENE que se cuide.


MPF investiga os contratos para locação de veículos da Delta em Mato Grosso

Da Época


Uma das linhas de investigação para a CPI do Cachoeira é desvendar como a turma do bicheiro ajudou a construtora Delta a obter contratos milionários de aluguel de carros para as polícias militares de Goiás, Mato Grosso, Pará e Amazonas.


Para driblar a exigência legal de licitação, os governos estaduais aderiram a uma Ata de Registro de Preços da Secretaria da Fazenda de Goiás, obtida pela Delta em 2009. Nem a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que revelou a parceria oculta entre Cachoeira e a Delta, pôs fim à farra. Em 9 de abril, quando Cachoeira já estava preso, o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), reajustou em R$ 3,5 milhões o contrato de R$ 21 milhões.


O Ministério Público abriu uma investigação para apurar a legalidade do contrato e se os preços cobrados estão corretos.


Três dias depois de a Delta ter sido beneficiada no Pará, outro governo tucano, o de Marconi Perillo em Goiás, também elevou o contrato entre a Delta e a polícia local. O pagamento anual, de R$ 37,5 milhões, passou para R$ 49 milhões. O contrato não só ficou mais caro, como foi prorrogado por mais um ano.


O aval à legalidade do reajuste foi dado pelo então procurador-geral do Estado, Ronald Bicca, afastado depois de ser citado em conversas gravadas entre Cachoeira e o senador Demóstenes Torres. O caso é investigado pelo Ministério Público. Perillo pediu auditoria sobre a contratação da Delta.


No Amazonas, a Delta liderou um consórcio que obteve com o governo Omar Aziz (PSD) quatro contratos de aluguel de carros. Dois deles, totalizando R$ 24 milhões, se utilizaram do precedente de Goiás. Em Mato Grosso, são três os contratos com a Delta para locação de carros, somando cerca de R$ 20 milhões.


A assessoria do governador Silval Barbosa (PMDB) diz que seu governo aderiu à ata goiana, em vez de fazer uma licitação, por ser mais barato. Os contratos de Amazonas e Mato Grosso estão sendo investigados pelo Ministério Público."

Ministério Público do Pará: Parauapebas e Concórdia do Pará, dois pesos e duas medidas

A justiça estadual acatou o pedido de afastamento imediato do prefeito de Concórdia do Pará, Elias Guimarães Santiago, da secretária de educação, Carmen Lúcia Guimarães Santiago e da secretária de meio ambiente, Marizete Matos do Carmo. A decisão foi proferida em aditamento à ação civil pública na qual o Ministério Público do Estado, por meio do promotor de justiça Daniel Menezes Barros, requereu, em tutela antecipada, o afastamento dos agentes públicos citados e a nomeação e posse imediata de dez aprovados no concurso para o cargo de gari (leia mais aqui no MPPA).

Em Parauapebas, a Dra. BRUNA REBECA, promotora de justiça, deparou-se com uma situação muito escabrosa na Câmara Municipal, onde mais de 350 servidores exerciam cargos públicos sem qualquer base legal, cargos criados e com remuneração fixada por Resolução, cargos públicos sem atribuições e sem carga horária, ou seja, funcionário fantasmas e ASPONES! Que fez a ilustre Promotora de Justiça? 

Pasmem, a ilustre promotora, num estado de candura inigualável, fez as seguintes perguntas aos malinos vereadores de Parauapebas, nada mais:
A Promotora não desconfiou da Câmara Municipal de Parauapebas com seus 350 "funcionários fantasmas". "Aspones" assumidos publicamente pelo ex-presidente espírita EUZÉBIO RODRIGUES, mesmo assim nenhuma medida efetiva para coibir essa farra foi providenciada pela ilustre promotora BRUNA REBECA. Nada foi feito. Algo similar ao que o Pará viu na ALEPA, em Parauapebas o MPPA nada fez.

Tem coisa pior, as irregularidades não param por ai, a Câmara realizou um concurso para preencher cargos que não existiam, somente um ano depois é que a Câmara aprovou a lei criando os cargos e fixando a remuneração, buscando convalidar a "fraude". Lei que o cidadão de Parauapebas nunca viu, pelo jeito, apenas, só e somente, a Dra. REBECA é que  conhece essa lei e que não teria o condão de mudar o passado e nem o futuro, já que a Câmara Municipal continua com as mesmas atitudes, veja a despesa com "ASPONES", em 2012:

Despesas com pessoal em  "contratos temporários",
fantasmas e ASPONES 
São mais de R$ 600 mil ao mês com contratos por tempo determinado e cerca de R$ 150 mil com pessoal fixo, veja:
Despesas com pessoal fixo, mesmo depois do concurso
fraudulento, a desproporcionalidade é absurda
Um absurdo, mesmo após realizar um concurso público em fraude à ordem jurídica, mesmo assim, a farra com funcionários fantasmas e "ASPONES" ainda continua na Câmara de Parauapebas, tornando o legislativo municipal um dos mais caros do Brasil.

Uma pequena incursão na contabilidade da Câmara de Parauapebas os desvios já saltam aos olhos. Caso o Ministério Público do Pará, na nossa cidade, tivesse o mesmo zelo que tem em Concórdia do Pará, os vereadores EUZÉBIO RODRIGUES, ADELSON FERNANDES e ZÉ ALVES, ex-presidentes e o atual, perderiam seus cargos públicos e, quem sabe, estariam a caminho da CADEIA, livrando Parauapebas do cinismo de suas candidaturas em 2012.

O que se tem na Câmara de Parauapebas é uma afronta ao cidadão.


O Ministério Público do Pará, queremos acreditar, está trabalhando, pois se a situação assim permanecer,  podemos dizer sem o menor receio, que essa "aparente" inércia já margeia a "PREVARICAÇÃO".
 
Fonte: Sol do Carajás. 

O Sol do Carajás convida o internauta para a leitura deste excelente artigo do Rudá Ricci. Perceba que o PT ao assassinar CELSO DANIEL, em Santo André, assassinou o jeito petista de governar, entrando em cena um jeito de governar que conhecemos aqui em Parauapebas. Veja que Darci é o oposto de Celso Daniel, em todos os aspectos


A ausência de projeto político dos prefeitos da nova safra
Celso Daniel
1. Muitas obras e pouca inteligência

Estamos próximos das eleições municipais. Sinto que não há nem lapso de algo que se aproxime de um projeto de desenvolvimento municipal. Há, evidentemente, uma relação direta com o esvaziamento orçamentário dos municípios. Já afirmei em outros momentos que os prefeitos brasileiros se transformaram em gerentes de convênios estaduais ou - principalmente - federais. Uma breve análise da curva de popularidade dos prefeitos nos últimos dois anos indica a correspondência entre obras federais inauguradas e pesquisas de avaliação da gestão. 
O que mais assusta é a repetição de erros passados. O boom de investimentos públicos nos anos 1960 e 1970, sem qualquer planejamento integrado, explodiu em inchaços nas grandes cidades, principalmente do centro-sul do país. Concentramos renda e obras. Invadimos áreas de mananciais. Crescemos de maneira desordenada.
Sustento que logo estaremos presenciado algo do gênero. 

Praças da Juventude, Casas Populares, extensão de universidades federais, criação de núcleos de institutos federais, construção de creches são necessidades históricas da nossa população. Mas não percebo nenhum planejamento que integre tais obras que, quase sempre, são dádivas que são oferecidas por caminhos apartados: de emendas parlamentares à ação junto aos escaninhos de cada ministério ou autarquia pública. As prefeituras, que poderiam agregar obras a partir de um projeto estratégico, só sabem somá-las ao "scout" de votos em cada bairro ou segmento social. 
A opulência atual de obras não está acompanhada de inteligência. 
Não há qualquer empenho em alterar a cultura política local ou o grau de desorganização social da grande maioria dos nossos municípios. O conservadorismo da ação política é evidente.

2. De onde vem a ausência de projeto?

Não vou listar muitas hipóteses para responder a questão acima. Vou me concentrar numa possibilidade, pouco comentada e, por este motivo, atrativa para esta ponderação. 
Nos anos 1980 emergiu uma corrente de prefeitos, embalados pelo municipalismo ou pela redemocratização, que pensavam longe. Não vou retomar o que uma ampla literatura já descreveu. Mas cito o caso de Lages, que teria iniciado uma vaga de iniciativas de gestão compartilhada, o participacionismo no processo decisório de órgãos públicos. 
Do ponto de vista partidário, a inovação municipal veio do MDB, depois se espraiou pelo PMDB (em parte), PDT e PT. Esses partidos tentaram criar alguma reflexão sobre modelos de gestão municipal. O PT chegou a dar um título: jeito petista de governar. Falava em inversão de prioridades. O PMDB foi rareando suas reflexões mais ousadas com a lenta queda do refrão municipalista, que se arrastou até meados dos anos 1990. A substituição do trabalhismo pelo lulismo foi diminuindo, na mesma toada, o ímpeto pedetista, que foi se concentrando na lógica sindical, como se percebe nitidamente nos dias atuais.
Restou o PT, até 2004. A partir daí, com orçamento público concentrado na União (entre 55% e 60% do total) e as benesses caindo em cascata a partir de Brasília, o jeito petista deixou de ser o de governar, mas o de construir uma ampla agregação de forças políticas, numa espécie de neogetulismo. 
O que gostaria de sugerir é a hipótese de uma mudança interna na elaboração dos partidos mais progressistas, comprometidos com a transformação política e social dos municípios. 
Ocorre, em quase todos partidos, a construção quase sem reações internas, de uma nítida hegemonia pragmática, de operadores políticos, que quase sempre aproximam agentes econômicos da prática partidária. Daí nascem alguns escândalos atuais. Números e negociações para aproximação substituem projetos para os municípios. Nomes e cargos substituem a preocupação com bairros e lideranças sociais. 
Lideranças vinculadas à movimentos sociais, ONGs e instâncias das correntes mais progressistas das igrejas do país começaram a se dispersar. Perderam poder e financiamento. Lideranças católicas, comprometidas com a Teologia da Libertação, foram sendo substituídas por lideranças mais personalistas, mesmo que vinculadas à estrutura eclesial. Não falam mais para fora, não organizam populações despossuídas ou marginais. Não trabalham temas polêmicos. São mediadores ou negociadores. Alguns se tornaram proprietários de feudos partidários regionais. Diretórios municipais e vereadores se articulam, invariavelmente, a deputados. Caso contrário, falam sozinhos. 
Essas lideranças político-religiosas são, hoje, pragmáticas e pensam que a experiência religiosa é pessoal, tal como sugere a Renovação Carismática. Não é uma construção coletiva. É pessoal. O peso da ação individual é maior, neste caso. O nome é maior que o mandato coletivo. Tal convicção cria um "protocolo político", um jeito de fazer política a partir da personalidade do líder regional. 
Cito este segmento específico dos dirigentes de origem religiosa porque por muito tempo se consolidaram como energia moral do engajamento social das ações políticas nos municípios. 
Sem esta energia moral, o engajamento na Pólis vai minguando. Os grupos que se digladiam pelo poder interno são acometidos de miopia política. O que, quase sempre, redunda em conservadorismo ideológico. 
As eleições de outubro, portanto, possivelmente serão as que apresentarão conteúdos mais anódinos ou conservadores do ponto de vista de um projeto de desenvolvimento municipal. Porque os candidatos, com raras exceções, não pensam seu município. Pensam meramente no certame. Os poucos que se arriscam a dar um passo adiante se isolam em seus próprios partidos. São até elogiados. Mas não têm poder real. 

Assim, dificilmente veremos outro Celso Daniel surgindo nos próximos anos no cenário político brasileiro.

sábado, maio 12, 2012

O CONVITE DE JESUS CRISTO





Vinde a mim todos vós
Eis o convite de Jesus
Ele convida a todos nós
A carregarmos a nossa cruz


Se estás cansado e oprimido
Ele da força e poder
Mesmo que estejas abatido
Só Ele te fará vencer


Não importa o teu problema
Nem o tamanho do teu pecado
Com Jesus não há esquema
Prá que tu sejas perdoado


Lá na cruz Ele sofreu
Os teus pecados Ele pagou
Por mim também Ele morreu
Tornando-Se meu Salvador


O Seu perdão Ele me dá
E só me exige uma condição
O único meio de me salvar
É entregar-lhe me coração


Se Seu convite eu recusar
Prá receber o Seu perdão
Lá no inferno eu vou parar
Sem paz, sem Deus, salvação


Por isso agora eu te convido
Vamos a Deus nos entregar
E aos pés de Cristo arrependidos
Prá Sua graça nos alcançar.


Autor: Valter Desiderio Barreto. Maio de 2012. - Jornalista/escritor/artesão/professor de psicologia, sociologia e filosofia/ editor de jornal. Servo do Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada toda a honra e toda a glória.

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