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quarta-feira, novembro 01, 2017

Novembro Azul

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata
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A partir de hoje, o Portal da Urologia dá destaque à conscientização do câncer de próstata na campanha Novembro Azul.


Um homem morre a cada 38 minutos pela doença.
 
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (13.772 casos/ano)doença representa 28,6% dos casos de câncer no homem, excetuando-se os tumores de pele não melanoma.
Não é possível preveni-la, mas o diagnóstico precoce está relacionado com a diminuição da mortalidade. 
Para esclarecer as inúmeras dúvidas que cercam o tema, a Sociedade Brasileira de Urologia elencou alguns mitos e verdades. 
Confira:

O câncer de próstata é uma doença do idoso.
 
MITO. 
Apesar de o risco para a doença aumentar significativamente após os 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo desta idade. 
Entretanto, a doença é rara antes dos 40 anos.
 
PSA aumentado é sinal de que tenho câncer de próstata.
 
MITO. 
O antígeno prostático pode apresentar alterações em várias situações que não o câncer, como a hiperplasia benigna da próstata, prostatite (uma inflamação) e trauma. 
Por isso é importante a avaliação médica e o toque retal.
 
PSA baixo é sinal de que não tenho câncer de próstata.
 
MITO. 
Estima-se que o câncer de próstata está presente em 15% dos homens com níveis normais de PSA, daí a importância do toque retal.
 
Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta meu risco.
VERDADE
A hereditariedade é um dos principais fatores de risco para a doença. 
Um parente de primeiro grau com a doença duplica sua chance. 
Dois familiares com a doença aumentam essa chance em cinco vezes. 
Para quem tem casos na família, o recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é procurar um urologista a partir dos 45 anos.

Todos os casos de câncer de próstata precisam de tratamento.
 
MITO. 
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. 
Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
O câncer de próstata sempre apresenta sintomas. 
Então posso esperar os sintomas para procurar o médico.
 
MITO. 
Em estágio inicial, quando as chances de curam beiram 90%, a doença não apresenta qualquer sintoma. 
Geralmente, os principais sintomas relacionados à próstata são devido a hiperplasia prostática, crescimento benigno da glândula, como jato urinário mais fraco, sensação de urgência miccional ou de esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros.
 
Pessoas da raça negra têm maior risco de desenvolver a doença.
 
VERDADE. 
Estudos apontam que afrodescendentes têm risco 60% maior de desenvolver a doença e a taxa de mortalidade é três vezes mais alta.
 
A reposição hormonal em casos de Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) afeta o câncer de próstata.
 
MITO.  
Estudos têm apontado que a terapia de reposição hormonal com testosterona não representa risco de desenvolvimento de câncer de próstata nos homens que recebem o hormônio. 
Nos homens que tenham sido tratados com sucesso de câncer de próstata a reposição hormonal poderá ser instituída após uma análise criteriosa dos riscos e benefícios. 
Homens portadores de câncer de próstata e que ainda não tenham sido tratados da doença não deverão receber terapia de reposição hormonal. 
Como regra, nunca se deve fazer uso de reposição de testosterona sem consultar seu médico.
 
O sedentarismo pode aumentar o risco para desenvolvimento do câncer de próstata.
 
VERDADE. 
O sedentarismo e a obesidade estão relacionados a alterações metabólicas que podem levar a alterações moleculares responsáveis pela gênese da neoplasia.
 
A atividade física regular tem um papel relevante na prevenção e no tratamento. 
VERDADE. 
Essa prática saudável pode agir de modo protetor, e tem sido um fator modificável para o câncer de próstata por causa dos seus potenciais efeitos:
  • Fortalecimento imunológico
  • Prevenção da obesidade
  • Capacidade do exercício em modular os níveis hormonais
  • Redução do estresse
Dr. Lucas Nogueira – urologista de Belo Horizonte, MG.
Eu apoio essa campanha !

Deputado Gesmar Costa preside a sessão no Parlamento Estadual do Pará nesta quarta feira, 1º de novembro

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Bom dia, amigos !

Ainda há pouco, presidimos a sessão ordinária desta quarta-feira, 1, na Alepa.
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terça-feira, outubro 31, 2017

Deputado Gesmar Costa tem lei de Utilidade Pública de sua autoria contemplando o SIPRODUZ de Parauapebas aprovada pelo Parlamento Paraense





Graças a brilhante atuação do Deputado Gesmar Costa como membro do Parlamento Paraense, ao lado dos seus colegas parlamentares, que o Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas-SIPRODUZ, conquistou nesta data, o Título de Utilidade Pública através de Projeto de Lei de autoria do aludido parlamentar, aprovado por unanimidade pelos seus pares, na Sessão desta terça feira.

Nesta oportunidade, tivemos a honra de registrar a presença de dois representantes do Legislativo Municipal de Paruapebas, Francisca Ciza e Joel Pedro Alves, e o atual secretário de Segurança Institucional daquele município Wanterlor Bandeira, ao lado do Deputado Gesmar Costa.

O título de Utilidade Pública garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. 

Entidades sem fins lucrativos são aquelas capazes de reverter em finalidades estatutárias ou em manutenção e expansão do próprio negócio todos os lucros obtidos em atividades comercial, industrial e de serviços desenvolvidos por ela.

Somente as entidades legalmente constituídas no Brasil podem obter o título de Utilidade Pública. 


As exigências incluem a necessidade de funcionamento da instituição há pelo menos dois anos, sem a remuneração dos seus dirigentes, e a promoção de atividades compatíveis com o Título. 

Parabéns Deputado Gesmar Costa pela sua atuação como representante do povo paraense, e principalmente pelo que você tem feito em benefício de entidades que prestam relevantes serviços ao município de Parauapebas ! 

500 anos da Reforma Protestante: veja mitos, legados e fatos essenciais que podem cair no Enem e nos vestibulares


Há cinco séculos, o monge alemão Martinho Lutero condenou a venda de indulgência feita pela igreja. Confira outros pontos da Reforma que podem aparecer nas provas.


Por G1

Fiéis de todo o Brasil comemoram os 500 anos da Reforma Protestante
Fiéis de todo o Brasil comemoram os 500 anos da Reforma Protestante.
 
A Reforma Protestante completa cinco séculos nesta terça-feira (31). 
Apesar de o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não ter as efemérides como referência, o tema tem desdobramentos em diversas áreas do conhecimento e relevância em disciplinas como história, já tendo sido cobrado em diversas edições da prova.

O G1 ouviu o diretor de conteúdo e aprendizagem do Anglo, Renan Garcia Miranda, sobres mitos, legados e fatos essenciais ligados à Reforma. 

Confira:

Mitos

“Um mito em torno da Reforma Protestante é o de que João Calvino, fundador do Calvinismo, teria defendido que o homem que acumula riquezas seria um predestinado à salvação. 
O religioso francês construiu em Genebra uma comunidade religiosa marcado por uma disciplina rigorosa quanto ao vestuário, aos costumes sexuais, ao comparecimento à Igreja e aos negócios comerciais. 
Quanto à predestinação, Calvino, que discutira muito pouco o assunto, argumentava que, embora estivesse predestinado à salvação ou à danação, o homem jamais poderia conhecer antecipadamente sua sorte. 
A escolha de uns e a rejeição de outros era um sinal do mistério de Deus.”
"Após a morte de Calvino, seus seguidores foram, lentamente, tornando a predestinação algo crucial e estabelecendo parâmetros lógicos para um homem reconhecer os sinais de Deus.

O trabalho passou a ser visto como uma vocação divina, e o sucesso decorrente dele, um sinal da predestinação."

Legados

“Um dos maiores legados da Reforma Protestante foi a abertura para a livre interpretação da Bíblia. 
Enquanto a Igreja Católica sustentava que só o clero — intermediário entre os homens e Deus — podia interpretar adequadamente a Bíblia, Lutero dizia que, para descobrir seu sentido, não era necessária a ajuda de padres. 
Segundo ele, em questões de fé, não havia diferença entre padres e leigos. 
Todos podiam receber sua fé diretamente de Deus. 
A postura de Lutero abre espaço para um modelo de individualismo religioso que é uma das marcas da contemporaneidade.”
Pintura mostra o monge alemão Martinho Lutero (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Pintura mostra o monge alemão Martinho Lutero (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Fatos essenciais.

“Em outono de 1517 um monge de nome Tetzel viajava pela área próxima de Wittenberg, região de atuação de Lutero, vendendo indulgências. 
O dinheiro obtido destinava-se em parte à reconstrução da basílica de São Pedro, em Roma, e o restante ao pagamento de dívidas contraídas pelo arcebispo local na compra de seu cargo com o papa."
"Embora desconhecesse a segunda finalidade, Lutero irritou-se com as maneiras grosseiras de Tetzel e lançou um ataque à venda de indulgências, quando teria afixado à porta do castelo de Wittenberg suas 95 teses.

A seguir, no dia 31 de outubro de 1517, enviou as Teses em uma carta a Alberto de Mainz, o Arcebispo de Mainz.
A data passou a ser considerada o início da Reforma Protestante. "

No documento, Lutero questionava a ideia da venda de indulgências por implicar uma prática corrupta e também por considerá-la frágil do ponto de vista teológico. 
Como a salvação poderia ser conseguida por meio de boas ações? 
No centro da argumentação de Lutero estava a convicção de que o homem alcançaria a salvação pela sua fé pessoal, marca de um senso de individualismo que se fazia presente na Europa naquele momento. 
Afirmava que o comparecimento à igreja, o jejum, as peregrinações e a boas obras não assegurariam a salvação. 
As boas obras não seriam a causa da salvação, mas apenas seu resultado.” 
Confira a reportagem sobre os 500 anos da Reforma Protestante no Jornal Nacional:
Fiéis de todo mundo celebram, terça (31), os 500 anos da Reforma Protestante
Fiéis de todo mundo celebram, terça (31), os 500 anos da Reforma Protestante.

Ministro da Justiça critica segurança pública do Rio, diz blog

Segundo o blog de Josias de Souza, do UOL, o ministro Torquato Jardim disse que o governador do Rio e o secretário de Segurança não controlam a PM. Em resposta, Pezão afirmou que o governo e a polícia não negociam com criminosos.


Por RJTV
Ministro da Justiça Torquato Jardim critica a política de segurança pública do RJ
Ministro da Justiça Torquato Jardim critica a política de segurança pública do RJ.
 
O ministro da Justiça Torquato Jardim criticou a política de segurança pública do Rio de Janeiro durante uma entrevista publicada pelo blog do jornalista Josias de Souza, do site UOL. 
 
Na entrevista, o ministro disse que o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de segurança Roberto Sá não controlam a Polícia Militar e que o comando da PM decorre de "acerto com deputado estadual e o crime organizado". 
"Comandantes de batalhão são sócios do crime organizado no Rio", disse Torquato Jardim, segundo a publicação.

O ministro afirmou estar convencido de que o assassinato do tenente coronel Luiz Gustavo Teixeira, comandante do batalhão do Méier, não foi resultado de um assalto. 
De acordo com o blog, o ministro disse que o coronel foi executado por um acerto de contas.
O ministro da Justiça, Torquato Jardim, participa de cerimônia pelo Dia do Aviador (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
O ministro da Justiça, Torquato Jardim, participa de cerimônia pelo Dia do Aviador (Foto: José Cruz/Agência Brasil).
 
Torquato Jardim disse, ainda, que o socorro federal ao Rio, com o envio de tropas, vai atenuar os problemas, mas que a "virada de curva" só será possível em 2019, com outro presidente e outro governador. 
O Ministério da Justiça ainda não se pronunciou sobre a publicação do blog. 
 
O governador Luiz Fernando Pezão disse que o governo e o comando da Polícia Militar não negociam com criminosos e que o ministro da Justiça nunca o procurou para tratar do assunto falado na entrevista. 
O governador disse também que as escolhas de comando de batalhões e delegacias são decisões técnicas e que jamais recebeu pedidos de deputados para os cargos. 
 
Na Alerj, deputados que integram a comissão de Segurança Pública da casa também repudiaram as declarações do ministro e pediram investigação da Procuradoria Geral da República.

segunda-feira, outubro 30, 2017

Católico sincero pergunta: Onde estava a Igreja de Cristo antes da Reforma Protestante?


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Caro prof. Paulo Cristiano

A paz do Senhor!

Tenho estudado muito seus artigos, pois, sendo eu ainda católico, estou travando uma grande batalha doutrinária e pedindo ao Senhor Jesus que me resgate para o caminho da verdade que é Ele.

Por favor, se a igreja católica diz que ela é a igreja fundada por Jesus, e ministério o
Centro Apologético Cristão de Pesquisas-cacp, nos mostra que ela é herética, onde estava a igreja de Cristo antes da reforma, quando Jesus disse que as portas do inferno nunca prevaleceriam contra ela e que estaria com ela até o fim dos tempos?


Conto com sua orientação e desde já muito agradecido.


Adriano.

Prezado Adriano, graça e paz. 

Antes da resposta propriamente dita é interessante revermos os dois pressupostos teológicos quanto à identidade da Igreja mantidos pelas duas confissões religiosas – a Católica e a protestante – assim como o significado do termo.

Para os primeiros, a igreja se encontra somente dentro da denominação alcunhada de Igreja Católica Apostólica Romana, fora da qual, segundo a teologia católica apregoa em alto e bom som, “não há salvação”. 

Os católicos interiorizaram tanto essa ideologia, que não conseguem entender a igreja sem trazer a imagem mental de uma organização física centrada em um único lugar geográfico. 

Cabe, entretanto, ressaltar, que essa representação de igreja foi construída teologicamente através dos séculos por necessidades históricas e apologéticas e por fim acabou acimentando a base da eclesiologia católica. 

A sua pergunta nos brinda com um exemplo vívido deste viés.

Outra questão a ser explorada é o conceito de igreja. 

O que de fato significam os termos “igreja”, “católica” e “apostólica”? 

Ora, Igreja é um termo amplo, não define e tampouco especifica qualquer confissão de fé. 

Significa apenas “uma assembléia”, a Eklésia, literalmente, “aqueles que foram chamados para fora”. 

Portanto, pode ser qualquer organização que se reúne em torno das verdades centrais do evangelho em nome do Senhor Jesus Cristo.

A Igreja na perspectiva do Novo Testamento pode ser tanto visível como invisível. 

Enquanto a primeira representa todas as igrejas locais em determinados locais espaciais, vivendo em comunidades sob a mesma herança apostólica com as mesmas expressões de fé, a última representa o povo de Deus espalhado no mundo todo.

Já a palavra “católica” quer dizer universal e nos remete à sua missão. 

Portanto, nenhuma igreja tem o direito de monopolizar este termo já que ele remete a missão da obra de Cristo por aqueles que deveriam pregar o evangelho. 

Por fim, o termo “apostólica”, remete à identidade com a doutrina apostólica que nos foi legada pelos apóstolos e que se encontra somente na Bíblia. 

Sendo assim, o termo “Igreja Católica Apostólica”, cabe perfeitamente em qualquer igreja procedente também da Reforma.

Os protestantes em consonância com o Novo Testamento acreditam que a Igreja não é uma organização física apenas, mas é composta por todos aqueles que fazem parte da Igreja invisível, o verdadeiro Corpo de Cristo. 

Assim, a verdadeira igreja de Cristo é invisível e espiritual composta de todas as demais igrejas visíveis pelo vínculo da paz (Hebreus 12.23).

A Igreja de Cristo pode subsistir mesmo fora da Igreja católica.

Jesus disse que onde houver dois ou três reunidos em seu nome, ali estaria ele. 

Guardadas as devidas proporções, ali estaria uma Igreja.

Desde os tempos em que a ICR veio apostatando da fé, sempre houve pessoas que sustentaram verdades centrais do verdadeiro evangelho. 

Às vezes essas pessoas se concentravam em pequenos grupos expulsos da Igreja Romana, outras vezes dentro da própria ICR como, por exemplo, João Huss, Savonarola e outros.

A questão da identidade da ICR também é muito importante para a compreensão da questão como um todo, haja vista, que o catolicismo que conhecemos hoje é o aglomerado de uma série de inovações, sincretismos e acréscimos de erros teológicos através dos séculos. 

Muitos ensinamentos despretensiosos dos pais da Igreja foram com o passar do tempo tomando caráter doutrinário e por fim virou dogma no seio do catolicismo romano. 

Um exemplo disso é a questão da supremacia do bispo sobre os demais superintendentes cristãos ensinada em um contexto específico por Inácio à igreja de Corinto, mas que foi envernizada teologicamente e apropriada por causa de interesses políticos pelos bispos romanos.

Talvez, o mais antigo credo que a igreja cristã primitiva tenha criado foi o chamado “Credo Apostólico” ou “Credo dos Apóstolos”. 

Se você perceber, este credo não faz menção a nenhuma das inúmeras doutrinas católica atuais. 

Importante frisar que tais doutrinas é o fator diferencial entre a ICR e as demais igrejas cristãs, as quais lhe confere a sua atual identidade. 

Lendo este Credo você observará que ele não fala em purgatório, em missa, em Maria, em supremacia papal, em eucaristia, em intercessão de santos e muito menos na supremacia da ICR sobre as demais. 

Tanto é verdade que tudo o que está escrito neste Credo é aceito por todas as igrejas protestantes até hoje. 

Devemos acrescentar ainda que este Credo era a profissão de fé de todos os cristãos daquela época. 

Partindo desta lógica podemos com justiça devolver a pergunta aos católicos: Onde estava a ICR (como a conhecemos hoje) nesta época?

Devemos destacar ainda a questão das jurisdições da Igreja. 

O catolicismo romano, mais especificamente pós Constantino, na verdade sempre vendeu às pessoas uma distorção exegética baseada em Mateus 16:18, isto é, de que sua Igreja foi sempre a única igreja verdadeira tal qual Cristo deixou e da qual as demais se subdividiram, o que não corresponde à verdade dos fatos.

Já nos primeiros séculos de cristianismo, antes da igreja romana se tornar estatal, cada igreja era independente e cada uma governava sob sua jurisdição. 

Existia o patriarcado de Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Roma. 

Eram todas co-iguais ou igrejas co-irmãs. 

Não havia supremacia de uma sobre as outras. 

A doutrina ainda tinha certa pureza sem muitas inovações.

Quando o apóstolo João escreveu suas cartas às sete igrejas do Apocalipse, ele não colocou nenhuma superior às outras. 

Tampouco você irá encontrar isso nas epístolas paulinas, inclusive na de Romanos. 

Se a Igreja Romana insiste em afirmar que é a única Igreja de Cristo é justo perguntar: 
Onde estava a Igreja de Cristo antes da Igreja de Roma ser fundada nesta cidade?

A Igreja de Cristo não existia? 

Claro que não! 

Onde estava a ICR, tal qual conhecemos hoje, antes das inovações doutrinárias adentrarem em seu seio?

O que ocorreu, é que Roma, e não nós, que se separou da verdadeira doutrina bíblica e apostólica. 

Ela tem sido a maior causadora de achismo [divisões] nestes 17 séculos de cristianismo. 

Tem deixado de lado o verdadeiro evangelho bíblico e se apegado às tradições dos homens.

Para finalizar, sua pergunta pode ser respondida da seguinte forma:

antes da Reforma a Igreja de Cristo estava no Evangelho, pois este nunca morreu. 

O evangelho nunca deixou de existir, ainda que subsistisse um tanto quanto apagado em meio às densas trevas da apostasia.

A Igreja é composta por todos aqueles que em todos os lugares invocam o nome do Senhor Jesus Cristo e acreditam no verdadeiro evangelho bíblico e apostólico. 

A igreja de Cristo é muito mais do que uma mera denominação, ela é um organismo espiritual composta por crentes. 

Sendo assim, ela nunca desapareceu.



Fonte: O CACP – Centro Apologético Cristão de Pesquisas, fundado em 1998 é uma organização evangélica paraeclesiástica e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas.

São José do Rio Preto – SP (Sede)
Rua João Ângelo Ponchio, 911 – Jardim Caparroz, 15050400

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