Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, setembro 14, 2023

Dino diz que não cabe extradição do brasileiro recapturado após fuga nos EUA: ‘não tem hipótese de extraterritorialidade’

Por Andréia Sadi.

Apresentadora do Estúdio i, na GloboNews.

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias.

Questionado pelo blog, o ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que o Brasil não vai pedir a extradição de Danilo Cavalcante, brasileiro que fugiu de presídio na Pensilvânia, nos Estados Unidos, e foi recapturado depois de 14 dias.

De acordo com Dino, não há hipótese de extraterritorialidade no caso de Cavalcante – extraterritorialidade é a possibilidade de aplicação da lei brasileira em casos de crimes cometidos no exterior.

Entre os critérios estabelecidos pelo Código Penal brasileiro para que isso aconteça, estão a entrada do autor do crime no Brasil e o não cumprimento da pena no exterior, que não estão presentes no caso dele.

LEIA TAMBÉM:

Danilo Cavalcante foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos em agosto deste ano, por matar a ex-namorada, também brasileira, em abril de 2021. 

No final de agosto, Cavalcante fugiu da cadeia, e a operação para recapturá-lo levou 14 dias.

No Brasil, Cavalcante responde por um homicídio cometido no Tocantins em 2017

Ele teve a prisão preventiva decretada naquele ano, mas já tinha fugido do estado e não foi encontrado. 

Após a divulgação da fuga de Cavalcante nos EUA, a Justiça do Tocantins agendou audiência do caso para outubro.

Em nota, o Ministério Público do Tocantins informou que “o andamento do processo no Brasil não depende da extradição [de Cavalcante], nem tem o seu curso prejudicado por sua permanência no estrangeiro”. 

Também afirmou que “a Promotoria de Justiça entendeu que o réu pode e deve cumprir as penas pelos dois crimes, no Brasil e nos Estados Unidos”. 

COMENTÁRIO:

Jamais os Estados Unidos iria aceitar um criminoso covarde e contumaz, que cometeu um crime bárbaro contra uma mãe de família com dois filhos menores, de 07, e 04 anos, em seu território, além de já ter matado um ex-amigo dele no Brasil, e já ter sido condenado a prisão perpétua, ser deportado para o Brasil ?

Valter Desiderio Barreto.

Barretos, São Paulo, 14 de setembro de 2023.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...