Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, abril 27, 2023

Bolsonaro diz à PF que eleição de 2022 é 'página virada' e que intenção era enviar vídeo sobre sistema eleitoral 'para si mesmo'

Ex-presidente depôs à Polícia Federal nesta quarta por ter compartilhado, após os atos golpistas, vídeo que questionava lisura das eleições. 

Bolsonaro afirma que publicou post 'sem querer'.

Por José Vianna e Márcio Falcão, TV Globo — Brasília.

Jair Bolsonaro — Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters

Jair Bolsonaro — Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters.

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, no depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira (26), que as eleições de 2022 são "uma página virada em sua vida".

Bolsonaro foi chamado a depor em razão de ter compartilhado em rede social, dois dias após os atos golpistas do dia 8 de janeiro, um vídeo que questionava sem qualquer evidência o funcionamento do sistema eleitoral nas eleições do ano passado.

"QUE, em relação ao conteúdo do vídeo, considera a Eleição de 2022 uma página virada em sua vida; QUE, indagado a respeito de sua opinião sobre o processo eleitoral, afirma que, ao postar o vídeo, não havia o assistido em sua integralidade e, em momento algum, emitiu juízo de valor sobre ele", diz o termo do depoimento obtido pela TV Globo.

O depoimento desta quarta, que durou cerca de duas horas, é parte do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura os atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e vandalizadas.

A PF tomou as declarações de Bolsonaro após determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. 

Na avaliação de investigadores, uma postagem feita no dia 10 de janeiro pelo ex-presidente o ligaria aos atos golpistas do dia 8 de janeiro. 

Ele apagou a publicação em seguida.

A TV Globo já tinha divulgado nesta quarta que, no depoimento, Bolsonaro havia optado por responder apenas perguntas sobre o compartilhamento do vídeo, e se colocado à disposição para tratar de outros temas em nova data. 

E que tinha afirmado que compartilhou o vídeo "sem querer".

Bolsonaro presta depoimento e diz que postou, sem querer, vídeo questonando resultado da eleição

Bolsonaro presta depoimento e diz que postou, sem querer, vídeo questionando resultado da eleição.

Crise intestinal nos EUA.

Bolsonaro também afirmou à Polícia Federal que no dia 9 de janeiro – ou seja, entre o dia dos atos golpistas e a postagem com informações falsas em rede social –, teve uma crise de obstrução intestinal e foi internado em um hospital na Flórida, nos Estados Unidos.

E que, por isso, teve de receber morfina como analgésico.

O ex-presidente viajou para os EUA em 30 de dezembro, na véspera de terminar o mandato, e só retornou ao Brasil no fim de março. 

Ao longo dos últimos quatro anos, Bolsonaro teve diversas crises de obstrução intestinal, decorrentes de quando foi vítima de um atentado a faca nas eleições de 2018.

"QUE, no dia 08/01/2023, passou mal com obstrução intestinal; QUE acionou o médico na madrugada do dia 09/01/2023 e permaneceu internado do dia 09/01/2023 até a tarde do dia 10/01/2023; QUE, enquanto esteve internado, foi medicado com morfina, conforme documentação médica apresentada", diz o termo de depoimento.

A defesa de Jair Bolsonaro anexou, no material entregue à PF:

  • a declaração de um médico do hospital Advent Health Celebration;
  • uma foto de Bolsonaro no quarto de internação;
  • e um documento interno do hospital que indica a aplicação intravenosa de 2 mg de morfina.

Os advogados também anexaram prints de mensagens em rede social nas quais Bolsonaro, supostamente, condena os atos golpistas de 8 de janeiro. 

No depoimento, o ex-presidente também afirmou à PF que "repudia e condena" atos contra a ordem democrática.

"QUE, por fim, o declarante reitera que repudia e condena todo e qualquer ato que vise a abalar a ordem democrática e que durante os seus quatro anos de governo sempre atuou dentro das 'quatro linhas' da Constituição Federal", diz o termo. 

COMENTÁRIO:

"Os advogados também anexaram prints de mensagens em rede social nas quais Bolsonaro, supostamente, condena os atos golpistas de 8 de janeiro. 

No depoimento, o ex-presidente também afirmou à PF que "repudia e condena" atos contra a ordem democrática". 

O único cara que arregimentou motoqueiros, quase que no Brasil inteiro para a realização das  motociatas, preparou os bolsonaristas para os ataques antidemocráticos, e golpistas, no dia 08 de janeiro, e fugiu para os Estados Unidos, achando que os "Patriotários", iriam lhe devolver o poder, estilo tupiniquim, tudo indica que nada vai acontecer com ele, enquanto que seus "apaixonados" bolsonaristas estão na cadeia, sendo processados, e julgados, e eu, me divertindo com tudo isso !

Os mais velhos já diziam: "Macaco velho, não mete a mão em cumbuca"!

Pleo menos, eu já estou com 70 anos de idade, e nunca meti minha mão em cumbuca !  

Valter Desiderio Barreto. 

Barretos, São Paulo, 27 de abril de 2023.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...