Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, agosto 01, 2022

'Justiça foi feita', diz Biden sobre morte de Al-Zawahiri

Presidente dos Estados Unidos falou da Casa Branca e afirmou que missão foi planejada cuidadosamente.

Por Giuliana Viggiano, g1

Joe Biden faz pronunciamento sobre morte do líder terrorista Ayman al-Zawahiri no Afeganistão.

Nesta segunda-feira (1°), o presidente norte-americano, Joe Biden, confirmou a morte de Ayman al-Zawahiri, líder e um dos fundadores da Al-Qaeda

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) realizou a operação militar em Cabul, no Afeganistão, no sábado (30).

Um dos responsáveis por coordenar os ataques de 11 de Setembro de 2001, nos EUA, o egípcio sucedeu Osama bin Laden na liderança da Al-Qaeda, após o antigo líder da organização ser morto por soldados norte-americanos no Paquistão, em 2011.

"Por décadas [al-Zawahiri] foi um mentor contra os norte-americanos", afirmou Biden em comunicado ao vivo. 
"[Ele deixou uma] trilha de assassinatos e violência contra os cidadãos dos EUA."

Biden afirmou que a CIA localizou o paradeiro de Al-Zawahiri em janeiro deste ano e que uma semana atrás deu a autorização final para o ataque. 

A missão, entretanto, foi planejada para que outras pessoas não fossem atingidas. 

"Nenhum membro da família [de Al-Zawahiri] foi ferido", disse o presidente dos EUA.

O norte-americano também enfatizou que ações antiterrorismo continuarão em andamento enquanto forem necessárias e que o país "nunca desistirá" de lutar contra o problema.

"Nesta noite, deixamos claro mais uma vez que, não importa quanto tempo leve, não importa onde se esconda, se você for uma ameaça para o nosso povo, os EUA irão te encontrar e te matar", declarou Biden.

Em um comunicado, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, confirmou que houve um ataque no sábado e fez críticas à operação, que classificou como uma violação aos "princípios internacionais". 


EUA dizem que mataram Al Zawahiri, chefe da Al-Qaeda, no Afeganistão.

Al-Zawahiri era médico e cirurgião de formação e é apontado como um dos responsáveis pela formação ideológica, as táticas e habilidades organizacionais da Al-Qaeda. 

Ele é tido como o líder e idealizador dos primeiros atentados suicidas e células independentes, que se tornaram uma marca da rede.

Leia também

O egípcio é suspeito de ter planejado o ataque ao navio norte-americano USS Cole, em 2000. 

Um ataque suicída explodiu a embarcação, que estava atracada no Iêmen, matando 17 marinheiros. 

Dois anos antes, em 1998, o Al-Zawahiri foi acusado pelos EUA por ter participado de ataques com bombas nas embaixadas do país no Quênia e na Tanzânia, que deixaram 224 mortos. 

 COMENTÁRIO:

"O norte-americano também enfatizou que ações antiterrorismo continuarão em andamento enquanto forem necessárias e que o país "nunca desistirá" de lutar contra o problema.

"Nesta noite, deixamos claro mais uma vez que, não importa quanto tempo leve, não importa onde se esconda, se você for uma ameaça para o nosso povo, os EUA irão te encontrar e te matar", declarou Biden".

É assim que um verdadeiro estadista, cuida, e protege o seu povo !

Valter Desiderio Barreto.

Barretos, São Paulo, 1º de agosto de 2022.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...