Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, julho 26, 2020

CNJ abre reclamação disciplinar contra desembargador que humilhou guarda municipal


Menos de 1% dos juízes e procuradores investigados são punidos pelo CNJ -  Política | Farol da Bahia



Vídeo obtido pelo G1 mostra Eduardo Siqueira rasgando multa, jogando no chão, e tentando pedir ajuda para o Secretário de Segurança pública de Santos (SP). 

 

Por Márcio Falcão, TV Globo Brasília.
 

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou neste domingo (26), a abertura de uma reclamação disciplinar contra o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Desembargador humilhou GCM ao ser solicitado que ele usasse máscara em Santos, SP.

O desembargador paulista terá 15 dias para apresentar sua defesa ao conselho. 


Há expectativa de o plenário do CNJ discutir o caso de Siqueira no dia 25, quando pode ser aberto um processo administrativo disciplinar.
Desembargador que humilhou guarda pode ser o 1° condenado pelo CNJ em SP -  23/07/2020 - UOL Notícias
Desembargador que humilhou guarda pode ser o 1° condenado p

Para o corregedor, Siqueira pode ter ferido a Lei Orgânica da Magistratura, o Código de Ética da Magistratura, e ainda a lei de abuso de autoridade e cometido desacato a autoridade. 

Humberto Martins listou cinco condutas do desembargador a ser apuradas: 
  1. afirmar ao Guarda Civil Municipal, quando no exercício regular das suas funções de agente de segurança, que amassaria a multa eventualmente aplicada e arremessaria no seu rosto;
  2. usar da influência do cargo de desembargador para deixar de usar máscaras de proteção contra a COVID-19 e/ou deixar de receber a multa (duas vezes);
  3. chamar o Guarda Civil Municipal de “analfabeto” durante ligação telefônica com o Secretário de Segurança Pública, Sérgio Del Bel, na presença do agente de segurança;
  4. puxar a multa da prancheta, rasgá-la e atirá-la ao solo na frente da autoridade que a confeccionou;
  5. usar da sua influência em relação a outras autoridades estaduais e municipais para realizar “ameaça” de punição aos Guardas Civis Municipais que exerciam a sua função institucional.


No vídeo, o desembargador Eduardo Siqueira se recusa a usar máscara, e desacata o guarda civil, ao ligar para o secretário de Segurança de Santos, para reclamar. 


Ao desligar o telefone, ele humilha mais uma vez o guarda. 

O desembargador ainda se recusou a assinar a multa, rasgou e a jogou no chão. 


Na quinta (23), só depois da repercussão do caso, pediu desculpas.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...