Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, novembro 08, 2019

PEC pode extinguir um quarto das cidades mineiras; VEJA LISTA


g1.globo.com

PEC pode extinguir um quarto das cidades mineiras — Foto: Juliane Monteiro/G1
Minas Gerais, estado com o maior número de municípios do país, pode perder mais de um quarto de suas cidades se as mudanças no pacto federativo forem aprovadas pelo Congresso Nacional. 


O número cairia de 853 para 642. 

O governo federal quer extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes, com arrecadação própria inferior a 10% do total da receita. 


De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), 211 cidades se encaixam nesse perfil. (Veja a lista completa abaixo)


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê que os municípios que não tiverem estabilidade financeira garantida deverão ser incorporadas a municípios vizinhos a partir de 1° de janeiro de 2025. 

O presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, é contra a PEC. 


Ele é prefeito de Moema — cidade com mais de sete mil habitantes. 

"Primeiramente, os municípios deveriam ter sido ouvidos.


As entidades municipalistas deveriam ser consultadas.


É uma mudança drástica vindo de cima para baixo.



Tem município com menos de três mil habitantes muito mais bem gerido do que o próprio Governo Federal", disse Julvan Lacerda.


De acordo com o Ministério da Economia, há, atualmente, 1.254 municípios no Brasil que seriam incorporados pelos vizinhos com as mudanças propostas. 


Falando de forma genérica sobre a proposta de pacto federativo, o ministro Paulo Guedes afirmou que o Estado brasileiro está sendo "redesenhado".
São Brás do Suaçuí está entre as 211 cidades mineiras que podem desaparecer com PEC do governo federal. — Foto: Prefeitura de São Brás do Suaçuí/Divulgação
São Brás do Suaçuí está entre as 211 cidades mineiras que podem desaparecer com PEC do governo federal. — Foto: Prefeitura de São Brás do Suaçuí/Divulgação.

Veja a lista das cidades que podem desaparecer em Minas Gerais:

 

COMENTÁRIO:

 

Esses municípios constituem-se em pesos mortos para a nação !

Só servem para aumentar despesas para o erário federal para alimentar políticos vagabundos eleitos a prefeitos e vereadores, impedindo que a comunidade dessas "CORRUPTELAS" com status de cidade (município), sejam beneficiadas com as verbas do governo federal destinadas a tais localidades que nunca deveriam ter sido emancipadas dos municípios de orígem. 


Valter Desiderio Barreto.


Barretos, São Paulo, 08 de novembro de 2019.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...