Por Valter Desiderio Barreto. Sacerdote do Senhor e Salvador Jesus Cristo |
"ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito.
E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus,
sabendo o bem e o mal". GÊNESIS 3: 1 a 5.
"Não deis lugar ao diabo". EFÉSIOS 4: 27.
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós". TIAGO 4: 7.
"ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel". I CRÔNICAS 20: 1.
"Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze". LUCAS 22: 3.
Começo esse texto transcrevendo algumas referências extraídas das Escrituras Sagradas, conhecida também como Bíblia Sagrada, para embasar esta minha mensagem de alerta para milhares e milhões de pessoas que desconhecem o poder de Satanás na vida de qualquer um de nós que se encontra vulnerável aos seus ataques, independentemente de status social, econômico e cultural.
O que me levou a abordar esse tema nesta manhã de domingo, foi a minha percepção da banalização do mal na sociedade brasileira, e até mundial, que atribui o crescimento exacerbado da violência contra os seres humanos apenas aos desajustes social, econômico, educacional, cultural, familiar, habitacional, segurança pública, e até mesmo religioso.
O problema do agravamento da violência no Brasil e no mundo, vai muito mais além desses questionados pelos "especialistas" em comportamento humano, "gestores de crises", psicólogos, antropólogos, sociólogos, psiquiatras, religiosos, e até mesmo filósofos.
Para ilustrar esse meu parágrafo acima, e depois concluir essa nossa reflexão, transcrevo a seguir, um pequeno trecho de um texto publicado por Mônica Francisco do Jornal do Brasil no dia
Os senhores leitores podem observar, que em nenhum parágrafo deste texto, foi acrescentado a decadência espiritual não só da sociedade brasileira, como do mundo inteiro, que a bem da verdade, é a maior responsável pelas tragédias da humanidade.
Não estou falando de religião, porque nenhuma religião deste mundo, por mais bem intencionada que seja, não é capaz de solucionar esse problema de desequilíbrio e desajuste social, moral e ético, porque é uma questão de foro íntimo, de consciência de cada cidadão.
Nas Escrituras Sagradas está escrito que o mundo jaz no maligno.
"Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno".I JOÃO 5: 19.
De acordo a interpretação deste versículo bíblico, é possível afirmar que o significado jaz do maligno indica que o mundo está sob o domínio do Mal e aqui este Maligno está representado pelo diabo, que seria o deus deste mundo citado no versículo Iª JOÃO 5: 19, que é o universo no qual vivemos.
O mundo é governado por duas forças sobrenaturais, a de Deus, e a do Diabo.
Só que Deus é soberano e Eterno, o Diabo não é eterno, o seu reinado como o Príncipe das trevas, está prestes a terminar, porque ele será destruído juntamente com seus anjos e seguidores, e seu poder é limitado, porque ele só age com o consentimento de Deus.
"E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR".JÓ 1: 6 a 12.
"E, VINDO outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa.
Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!
E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida.
Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.
E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza". JÓ 2: 1 a 8.
Segundo as referências no Livro de Jó, Satanás só mexeu com ele até onde Deus permitiu, porque Jó, era um homem temente a Deus e só servia a Ele.
"OUVI a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.
Só permanecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar e o adulterar; fazem violência, um ato sanguinário segue imediatamente a outro.
Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados". OSÉIAS 4: 1 a 3.
Satanás desde que foi expulso do céu por Deus, que procura ser igual a Ele.
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
"Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo". ISAÍAS 14: 12 a 14.
O Satanás manifesta seu poder e influência, assim também como interfere na vida de seres humanos.
"Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu". I TESSALONICENSES 2: 18.
"Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia". DANIEL 10: 12 e 13.
"Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.
E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.
Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles". ÊXODO 7: 10 a 12.
Finalizando nossa reflexão sobre a disputa de Satanás com Deus pelo domínio do universo, quero chamar a atenção do mundo inteiro para um fato muito grave e sério, que de modo muito sutil está acontecendo há séculos, envolvendo todas as nações, através de seus governantes, líderes políticos e religiosos.
Como Satanás não é Onisciente igual a Deus que conhece todo o nosso pensamento e as nossas intenções, e já sabe o que vai acontecer conosco lá na frente, ele, Satanás que só tem dois atributos que é a Onipotência e a Onipresença, e só conhece as intenções do coração do ser humano só através de suas palavras e de suas ações, decidiu colocar seu plano infalível em ação.
Como ele, Satanás, conhece toda a história da humanidade, sua evolução, inclusive a tendência de cometer pecados e mais pecados, para contrariar a Deus, e cada vez mais distanciar-se Dele, para que o maior número possível se percam nas trevas do pecado, e sejam lançados no fogo do inferno juntamente com ele no Juízo final, ele tem induzido e influenciado legisladores a criarem leis em seus países, legalizando todo tipo de pecado abominável aos olhos de Deus cometidos pelos seres humanos que habitam o nosso planeta terra, exatamente para causar a desordem social e espiritual aqui na terra, que promovem a desavença entre os seres humanos, provocando mais violência, preconceitos, e discriminação, atentados contra a vida de seres humanos, e não vislumbramos nenhuma solução para essa crise de desajuste e desequilíbrio social, moral, e espiritual por que passa o mundo.
Só existe uma solução para toda essa tragédia humana anunciada há século, quer você acredite ou não, e essa solução quem nos dá, é o Criador do universo, nos orientando o que devemos fazer.
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra". II CRÔNICAS 7: 14.
Barretos, São Paulo, 22 de setembro de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário