Menos de um terço das escolas dos anos iniciais do fundamental já atingiram a meta nacional de 2021, estipulada em 2005 pelo governo federal com base na nota média de países desenvolvidos.
Por Ana Carolina Moreno, G1
Dez anos depois da criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),
71% das escolas dos anos iniciais do ensino fundamental avaliadas em
2015 ainda não chegaram ao patamar mínimo de qualidade definido pelo
Ministério da Educação (MEC).
E 39% delas ainda estão distantes da meta nacional estipulada pelo
próprio MEC para 2021, que corresponde ao nível 6 no Ideb.
O Ideb foi criado em 2005, depois que a Prova Brasil passou a ser
censitária para o ensino fundamental, ou seja, aplicada em todas as
escolas do país.
Entre 2005 e 2015, o número de escolas que já
conseguiram atingir esse patamar mínimo de qualidade cresceu 66 vezes.
Em 2005 foram 116, em 2015, 11.112, de acordo com um estudo do Iede (Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) obtido pelo G1.
Mas outras 27.349 ainda precisam alcançar esse índice.
A última edição
da Prova Brasil terminou de ser aplicada neste mês, e os resultados
serão divulgados somente no segundo semestre de 2018.
Até a edição anterior, mais de 15 mil escolas (ou 39% do total) ainda
não tinham atingido o Ideb 5 – 5.466 delas ainda estavam abaixo do Ideb
4. Veja no gráfico abaixo:
O Ideb 2015 das escolas do ensino fundamental I
Veja a distribuição das 38.461 escolas por faixa do Ideb
Fonte: Portal Iede, com dados do Inep
- O que é o Ideb? É um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
- O Ideb é divulgado a cada dois anos em âmbito nacional, mas também para cada escola, rede, município e estado.
Prova Brasil censitária para o ensino médio
Até 2021, três edições do Ideb serão realizadas: a próxima será
divulgada no segundo semestre de 2018, com dados da Prova Brasil que foi aplicada entre 23 de outubro e 3 de novembro.
Pela primeira vez, todos os três níveis tiveram a prova censitária,
depois que o governo federal decidiu parar de divulgar os resultados
por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e incluiu todas as
escolas públicas do ensino médio na Prova Brasil.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),
que aplica a Prova Brasil e calcula o Ideb, definiu a meta do Ideb
estimando que o desempenho 6 (entre 0 e 10) corresponde ao desempenho
médio dos estudantes do 5º ano do fundamental da Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na edição 2003 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).
Ao G1,
o Inep explicou que, quando passou a aplicar os testes em todas as
escolas públicas, "a intenção era oferecer evidências mais detalhadas
que pudessem apontar as possibilidades de melhoria da qualidade da
educação ofertada", e que "a criação do Ideb facilitou a compreensão
dessas informações".
A autarquia do Ministério da Educação disse ainda
que, ao expandir o caráter censitário da prova, espera que "as escolas
de ensino médio possam, no âmbito da sua rede de ensino, conhecer e
acompanhar o desempenho do seu conjunto de estudantes".
Para especialistas ouvidos pelo G1,
o fato de a Prova Brasil ter se tornado censitária e, assim, permitido o
cálculo do Ideb para todas as escolas, é um dos fatores que ajudaram a
aumentar o número de escolas que viram a qualidade de ensino avançar,
segundo esse indicador.
Eles citam, também, a melhoria econômica, que aumenta o nível
socioeconômico das famílias, a melhor qualificação dos professores e uma
gestão escolar que acompanhe o aprendizado de cada aluno como os
fatores responsáveis pelo avanço da qualidade de ensino.
Patamar mediano
Cada escola tem sua própria meta individual, calculada na primeira
edição do Ideb, em 2005.
Por isso, algumas têm que atingir, até 2021,
metas abaixo do nível 6, enquanto outras têm metas bem mais altas – mas,
para o Brasil chegar à meta 6, cada escola precisa atingir sua meta
própria.
Porém, como o indicador foi estabelecido usando parâmetros para
comparar a qualidade do ensino do Brasil com o de países desenvolvidos,
e o nível 6 indica o aprendizado médio desses países, o estudo buscou
analisar as escolas dos anos iniciais do fundamental de acordo com esse
patamar mínimo de qualidade.
Ernesto Faria, diretor executivo do Iede, que será lançado no fim do
mês em São Paulo, faz uma ressalva: chegar ao Ideb 6 ainda não é
suficiente, já que esse patamar não é considerado alto.
"Não era nada
razoável ter, em 2005, apenas 166 escolas de ensino fundamental I com um
Ideb de pelo menos 6, que nem é um patamar alto", explicou.
Ele ressalta, ainda, que a metodologia por trás desse cálculo não tem
rigor científico suficiente para que uma escola com Ideb 6 seja
considerada "acima da média da OCDE".
"Como exemplo, a rede pública de São Paulo tem um Ideb de 6,2 nos anos iniciais e apenas 56% dos alunos têm um aprendizado considerado adequado em matemática." - Ernesto Faria (Portal Iede)
Um Ideb 7, segundo ele, seria um indicado mais próximo de um ensino
realmente qualificado.
Em 2005, apenas seis escolas brasileiras dos anos
iniciais do fundamental chegaram a esse patamar.
Em 2015, o número
havia crescido para 2.138, mas ele ainda representa apenas 6% do total
das escolas.
Avanço desigual
Os dados do Ideb 2015 mostram ainda que essa evolução tem sido desigual
pelo Brasil.
Apenas quatro estados têm mais da metade das escolas com
Ideb maior ou igual a 6.
Todos eles estão nas regiões Sul e Sudeste: São
Paulo, com 65% de suas escolas dentro da meta de 2021, vem em primeiro
lugar, seguida de Santa Catarina (57%), Minas Gerais (54%) e Paraná
(53%).
Por outro lado, em dez estados, o número de escolas dentro da meta de
2021 ainda não atingiram a marca de 10%.
Todos, menos um, ficam no
Nordeste e no Norte do país.
O Amapá é o único estado brasileiro que ainda não tem escolas dos anos
iniciais do ensino fundamental com Ideb 6.
No total, 190 das mais de 260
escolas públicas do Amapá tiveram o Ideb 2015 calculado, e a média do
Ideb delas ficou em 4,1.
Os demais são Sergipe (1%), Bahia (2%), Maranhão (2%), Pará (2%), Rio
Grande do Norte (3%), Paraíba (3%), Alagoas (4%), Pernambuco (5%) e
Tocantins (9%). Veja abaixo:
![Mapa mostra a porcentagem de escolas dos anos iniciais do fundamental que já atingiram o Ideb 6, meta esperada para 2021 (Foto: Alexandre Mauro/G1) Mapa mostra a porcentagem de escolas dos anos iniciais do fundamental que já atingiram o Ideb 6, meta esperada para 2021 (Foto: Alexandre Mauro/G1)](https://s2.glbimg.com/spUUAfMm8MhWZQ74mytXwKvkuCA=/0x0:650x998/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/K/i/0HslV4SnKlRuPCDRLeiw/mapa-meta-do-ideb-e-os-estados.jpg)
Mapa mostra a porcentagem de escolas dos anos iniciais do fundamental
que já atingiram o Ideb 6, meta esperada para 2021 (Foto: Alexandre
Mauro/G1)
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