Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, novembro 01, 2016

Ministério Público do Pará apura vazamento de caulim em Barcarena

Promotoria pediu laudos para elaborar TAC com empresa Imerys.
Empresa diz que caulim é minério inerte e não tóxico.

Do G1 PA
MPE apura vazamento de caulim da Imerys em Barcarena (Foto: Divulgação / MPE)MPE apura vazamento de caulim da Imerys em Barcarena (Foto: Divulgação / MPE)
 
O promotor Laércio Guilherme de Abreu, do Ministério Público do Estado do Pará, instaurou nesta terça-feira (1º) um inquérito civil para apurar o vazamento de caulim nos igarapés Dendê, Curuperé e São João. 

Segundo a Imerys, o vazamento ocorreu no sábado (29) e foi controlado imediatamente, mas uma pequena quantidade de caulim chegou até a praia.

Segundo o MP, o caulim pode ter provocado a contaminação do balneário. 

 “Há fortes indícios de contaminação das águas por substâncias poluentes, cujo consumo pelo ser humano pode ocasionar danos irreversíveis a saúde, por isso, há necessidade de confirmação técnica de tais fatos danosos ao meio ambiente”, disse o promotor Laércio de Abreu.

De acordo com a Imerys, o caulim é um mineral argiloso inerte, que não é tóxico. 

O vazamento teria ocorrido quando uma tubulação subterrânea apresentou uma rachadura de meio centímetro de largura por 5cm de comprimento, o que provocou vazamento de não mais que meio metro cúbico de material.

Para evitar vazamentos futuros, a promotoria quer colher informações para que seja feito um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Imerys. 

Como primeiras providências o Ministério Público do Estado enviou ofícios à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), para que forneçam laudos técnicos periciais sobre o fato, atestando as dimensões dos impactos socioambientais.

Em nota, a Imerys informou que lamenta o ocorrido e ressalta que, entre  2013 e 2015 investiu cerca de R$ 20 milhões especificamente para aumentar a segurança das operações.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...