Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, junho 02, 2016

Polícia dispersa protesto perto do palácio presidencial em Caracas

'Este governo vai cair', gritavam manifestantes.
Polícia e militares usaram gás lacrimogêneo.

 

Da AFP
Polícia lança gás para dispersar manifestação nesta quinta-feira (2) em Caracas, Venezuela (Foto: AP Photo/Fernando Llano)Polícia lança gás para dispersar manifestação nesta quinta-feira (2) em Caracas, Venezuela (Foto: AP Photo/Fernando Llano)

Policiais e militares usaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar um protesto de dezenas de pessoas contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a poucas quadras do Palácio de Miraflores, constataram jornalistas da AFP.

"Vai cair, vai cair, este governo vai cair", repetiam alguns manifestantes a quatro quarteirões do Palácio, desafiando centenas de homens da Polícia Nacional e da militarizada Guarda Nacional Civil Bolivariana, que cercavam o protesto por vários setores.

Moradores de bairros próximos bloquearam uma avenida estratégica e ruas vizinhas, virando latas de luxo, e tentavam chegar ao Palácio, mas foram repelidos pelos efetivos de segurança e grupos de simpatizantes do governo, que repetiam o lema: "a rua se respeita".

Manifestante confrontam a polícia durante protesto perto do palácio presidencial de Miraflores nesta quinta-feira (2) em Caracas (Foto: AP Photo/Fernando Llano)Manifestante confrontam a polícia durante protesto perto do palácio presidencial de Miraflores nesta quinta-feira (2) em Caracas (Foto: AP Photo/Fernando Llano)


"Estou protestando porque já estamos cansados de que não se consigam produtos, das filas", disse à AFP Francis Marcano, estudante de 21 anos, com uma pedra na mão.

Atingida pela queda dos preços do petróleo, a Venezuela sofre com uma profunda crise política, institucional, social e econômica, com grave escassez de alimentos e medicamentos, e uma inflação - a mais alta do mundo - de 180,9% em 2015, projetada pelo FMI para 700% em 2016.

Longas filas, vigiadas pela polícia militar, se formam todos os dias nos supermercados para a compra de alimentos subsidiados. 

Em vários estabelecimentos de Caracas e outras cidades ocorreram saques e protestos nas últimas semanas.

A oposição venezuelana responsabiliza pela crítica situação o governo de Maduro e impulsiona um referendo revogatório do mandato presidencial, enquanto a Organização de Estados Americanos (OEA) defende o diálogo como saída para a crise.


COMENTÁRIO:

O povo brasileiro se solidariza com vocês hermanos venezuelanos ! 

Prossigam em frente, esse é o caminho, nós aqui no Brasil derrubamos a presidente Dilma Rousseff que estava querendo fazer conosco o mesmo que o Maduro está fazendo com vocês aí. 

Estamos com vocês.


Valter Desiderio Barreto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...