Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 06, 2016

MP denuncia 52 por esquema de corrupção na Receita do Paraná

Denúncia relata 42 crimes cometidos por auditores, empresários e outros.
Promotoria afirma ter pedido anulação delações em razão de novos crimes.

 
Erick GimenesDo G1 PR


O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou 52 pessoas, nesta segunda-feira (6), por envolvimento em um esquema de corrupção na Receita Estadual do estado, investigado na Operação Publicano.

A denúncia relata crimes como organização criminosa, associação criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva tributária, extorsão, corrupção de menores, falsidade de documentos e lavagem de ativos – são 42 crimes, no total.

O MP afirma ter constatado que alguns crimes foram cometidos após a homologação de delação premiada dos ex-auditores Luiz Antônio de Souza e Rosângela Semprebom e, por isso, pediu a anulação dos acordos assinados por eles.

As rescisões ainda dependem de homologação do juiz Juliano Nanuncio, responsável pela ação. 

O magistrado, no entando, diz ainda não ter recebido o pedido nesta segunda-feira.

Que constatou que alguns crimes foram cometidos após a homologação de acordos judiciais, as delações dos ex-auditores Luiz Antônio de Souza e Rosângela Semprebom, feitas durante a operação, foram anuladas pela Justiça, de acordo com o MP. 

O advogado de ambos criticou a decisão e disse que estuda recursos.

Entre os denunciados nesta segunda, estão oito auditores, um policial civil, dez empresários, um contador, três advogados, três detentos e 26 pessoas consideradas "laranjas" (que cediam o nome para a abertura de contas bancárias usadas para lavagem de dinheiro).

Quatro denunciados estão presos, preventivamente, de acordo com o MP.

Três estruturas
 
O esquema de corrupção na Receita do Paraná era dividido em três estruturas, segundo o MP-PR. 


Os grupos eram divididos, basicamente, entre empresários, auditores fiscais e advogados.

A primeira estrutura reunia empresários com o objetivo de usar empresas registradas em nome de laranjas para cometer crimes de corrupção ativa, passiva tributária, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, por meio de emissão de notas "frias" e documentos falsos, diz a denúncia.

A segunda estrutura tinha auditores fiscais (um, inclusive, estava afastado das funções) e se associou para cometer crimes de corrupção ativa, passiva tributária e lavagem de dinheiro, recebendo propina dos empresários integrantes da organização criminosa, afirma o MP.

No terceiro grupo estavam outros auditores, advogados, empresários e "particulares", que passaram a praticar crimes depois da deflagração da Operação Publicano e a prisão de um auditor. 

Estes passaram a extorquir os empresários para os crimes não fossem noticiados.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse G1 Paraná.
 
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...