Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 06, 2016

Julgamento da chapa de Dilma-Temer 'dificilmente' sai em 2016, diz Mendes

Presidente do TSE e ministro do Supremo participou de evento em SP.
Ele negou ter mudado opinião sobre inquérito de Aécio: 'não é nada disso'.

Tahiane Stochero Do G1 São Paulo
10/05/2016 - Ministro Gilmar Mendes, durante sessão plenária do TSE. Brasília-DF  (Foto: Roberto Jayme/ SCOI /TSE)Ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE (Foto: Roberto Jayme/ SCOI /TSE)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (6) que "dificilmente" o julgamento que analisa a cassação da chapa da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente interino Michel Temer será julgado pela Corte no segundo semestre deste ano.

Segundo Mendes, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda há análises de documentos e números e colhimento de provas que vão demandar "algum tempo".


 "Provavelmente ficará para o próximo ano", explicou o ministro.

Gilmar Mendes participou de um evento em São Paulo promovido pela Internews sobre os desafios e perspectivas para o futuro do Brasil e fez a afirmação quando respondia a perguntas de participantes. 

"Dificilmente este processo vai ser julgado agora no segundo semestre", afirmou.

A ação contra a chapa foi apresentada pelo PSDB. 

O partido argumenta que houve abuso de poder político e econômico pela chapa Dilma e Temer durante as eleições de 2014 e que eles tiveram as campanhas financiadas com dinheiro ilegal, desviado da Petrobras. 

Em abril, o TSE pediu novas perícias e depoimentos, que ainda devem ser juntados ao processo.

Mendes salientou também que há uma discussão sobre como será a continuidade do processo caso o Senado aprove o impeachment de Dilma. 


A única jurisprudência existente no TSE sobre o tema refere-se à cassação da chapa do ex-governador de Roraima Ottomar Pinto, que morreu durante o mandato.

A ação prosseguiu contra o vice e o tribunal entendeu neste caso que o responsável pela campanha era o titular e para o vice teve um juizo absolutório", afirmou, salientando que cada caso é analisado separadamente.


Inquérito sobre Aécio
 

O ministro negou que houvesse mudado de decisão em relação a abertura de um inquérito no âmbito do STF contra o senador Aécio Neves (PSDB). 

Mendes havia mandado o procedimento de volta ao procurador-geral, Rodrigo Janot, pela primeira vez, entendendo que não havia motivos para a instauração de um inquérito. 

Em seguida, novo despacho foi feito dia 2, autorizou a abertura do procedimento.

Questionado sobre se mudou de opinião, Mendes afirmou que "não, não é nada disso".

"Na verdade o que aconteceu é que, por alguma razão, o senador teve acesso aos pedidos de instauração de inquérito e apresentou uma resposta ao Supremo. 


Eu já tinha determinado a abertura do inquérito e ele apresentou uma resposta, inclusive com documentos, dizendo que determinados fatos alegados não correspondiam à realidade factual. 

Eu submeti ao procurador Janot para que ele examinasse, só isso", explicou o ministro do Supremo.

O ministro disse que Aécio Neves rebatia as informações que surgiam e apresentava defesa, mesmo sem o inquérito ter sido instaurado.

Segundo ele, a ideia era "poupar as investigações", pois algumas diligências poderiam ser "inúteis".

"Não, [não houve] nenhuma mudança de posicionamento, isto está dito inclusive no despacho. 

Eu determinei que houvesse a remessa para que ele ane se havia a necessidade diante das informações que haviam sido prestadas, por exemplo, se fala de uma empresa que pertenceria à irmã dele é que teria atuado até 2010. 

Ele vem e junta um documento dizendo que esta empresa se extinguiu em 1999. 

São elementos factuais. 

Fala-se de uma conta da mãe dele em Lichtenstein que teria sido mantido ativa, ele vem e junta que esta conta havia sido encerrada e que resultará de intenção de prover o ensino de netos, então era só isso, não tem nenhuma novidade.

Então era só para poupar as investigações se não houvesse a necessidade de diligências que poderiam ser inúteis", explicou.

Segundo Mendes, agora, há novas informações e a investigação continua. 

"Eu acho que há pedidos de diligências, ouvir pessoas para esclarecer a situação, é isso já foi deferido, não há nenhuma providência adicional a não ser que tenha chegado novos pedidos", afirmou.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...