Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, março 01, 2016

Jornalista Valter Barreto comemora aniversário pela primeira vez com seu irmão gêmeo Valmir.




Quero a princípio, agradecer a Deus por ter completado no dia 26 de fevereiro do ano em curso, 63 anos de idade com muita saúde, muita energia e muita felicidade, principalmente porque pela primeira vez, tive o privilégio de comemorar essa data tão especial na vida de cada um de nós, ao lado do  meu querido e estimado irmão Valmir Pereira dos Santos, na cidade de Cedro no Ceará, onde ele reside com sua esposa Maria Izaura Ramalho.

Nossa história é bem parecida com a de muitos irmãos que são separados de seus genitores ainda crianças, por algumas circunstâncias da vida.

Nós fomos separados um do outro com apenas seis meses de nascidos.

Meu irmão Valmir foi adotado do por um casal que não tinha filhos, e herdou o sobrenome de sua nova família adotiva que é o PEREIRA DOS SANTOS.

Por isso que ele tem o sobrenome diferente do meu DESIDERIO BARRETO, que é o sobrenome da nossa família biológica.

Passamos dezessete anos vivendo em lares e lugares diferentes, como também, formação diferente, exatamente porque fomos criados e educados por famílias diferentes.

Assim como meu irmão gêmeo Valmir, eu também fui criado e educado por uma família adotiva.

Meu pai havia se separado da nossa mãe, e ela ficou sem condições de criar e educar os sete filhos, quatro mulheres e três homens, e para não vê seus filhos passando fome, ela resolveu distribuir cada filho em casa de parentes e pessoas conhecidas.

Fui tirado do convívio de minha mãe e dos meus irmãos biológicos, com a idade de aproximadamente cinco anos, já com registro de nascimento com os nomes dos meus pais biológicos.

Fui criado e educado por um odontólogo e professor da Universidade Federal da Bahia, CARLOS MARCELO GOMES DA SILVA, hoje falecido, que na época em que ele me pegou para criar, ainda era solteiro, e vivia com sua madrasta, um também irmão adotivo, e uma senhora que convivia na mesma residência, e a mesma era quem cuidava de mim, me dando banho e me enviando para a escola todos os dias.

Não demorou muito tempo, e meu pai adotivo casou-se com uma jovem professora, e ao mudar-se para a sua nova residência, levou-me com ele para morarmos os três juntos, até que ambos tiveram dois casais de filhos lindos, aumentando assim a família.

Dou graças a Deus por ter tido a felicidade de ter sido criado por esse pai adotivo, o que contribuiu para que eu me tornasse um cidadão de bem e útil a sociedade.

Depois de atingir a fase de adolescente passei a manter contatos com a minhas família biológica, principalmente tios paternos e maternos, como também irmãos e primos.

Nessa altura do campeonato, eu já sabia que tinha um irmão gêmeo, mas não sabia onde encontrar o mesmo. 

Aos 14 anos de idade me converti ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, através de uma tia minha, irmã da minha mãe,  chamada Afra, hoje falecida, e que congregava na Igreja Batista Sião, em Salvador, quando a mesma me convidara para assistir um culto de pregação da Palavra de Deus em um domingo a noite, e após a pregação do Pastor Valdir Coelho, também falecido, eu atendi o apelo que ele fizera a quem queria aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador naquele momento.

Ao completar 17 anos de idade, eu estava em um retiro espiritual em um balneário no município de Dias d'Ávila, na Bahia, promovido por uma igreja Batista frequentada por tia Afra, aquela que havia me levado pela primeira  vez a Igreja Batista Sião.

Eu estava conversando com um amigo e irmão em Cristo, jovem como eu, e de repente ouço uma voz por trás de mim, chamando pelo meu nome, quando me viro para vê quem era que me chamava, era a minha irmã Josenice Desidério Barreto, tratada por nós e os amigos mais próximo de "Nicinha", mais nova do que eu três anos, me dizendo que tinha encontrado o meu irmão gêmeo Valmir, e que estava ali naquele momento para me levar ao encontro dele.

Depois de nos conhecermos e passarmos alguns dias juntos, cada um tomou rumos diferentes e sempre que nos encontrávamos, nunca coincidia de ser no dia do nosso aniversário.

E só agora, depois de tantos anos de vida, tivemos a oportunidade de comemorarmos nosso aniversário juntos. 

Foi uma ideia do meu próprio irmão, comemorarmos os nossos 63 anos de vida, juntos, na cidade que ele adotou como a sua cidade onde ele já convive com sua esposa e amigos há mais de 15 anos, não hesitei em aceitar sua sugestão.

No dia 20 de fevereiro do ano em curso, me desloquei de Parauapebas com destino a cidade de Cedro, infelizmente minha amada e querida esposa Gina Miuki Mikawa Barreto, não pôde me acompanhar nesta viagem, por compromisso com seu trabalho,   lá chegando na segunda feira, dia 22, na sexta-feira, dia 26 pela manhã, tivemos na Rádio Mandacaru concedendo uma entrevista para falar sobre o culto de gratidão a Deus pela passagem do nosso aniversário na noite daquele dia, e as 19 horas começamos o nosso louvor com cânticos espirituais interpretados pelo meu irmão aniversariante, dentre alguns hinos cantados pelo mano que também decidiu aceitar a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, ele cantou um do qual somos parceiros, eu contribui com a letra e ele contribuiu com a música, que por sinal ficou muito bonito.

Após os cânticos e palavras de agradecimentos ao público presente, e principalmente aos amigos do meu irmão e da minha cunhada Maria Izaura, que atenderam o convite de ambos, ele me passou a palavra para a parte mais importante daquele nosso culto, não que os cânticos de louvor ao nosso Deus que foi cantado não fosse importante, mas o momento mais importante de um culto de gratidão e louvor a Deus, é a Sua mensagem pregada, porque é através da Palavra de Deus que pessoas se convertem a Jesus Cristo e abandonam o mundo do pecado. 

Ao assumir o microfone, me identifiquei como crente em Jesus Cristo, igreja viva do Senhor, dando um breve depoimento da minha vida pregressa como pastor evangélico, servindo por vários anos a Denominação Batista, da Convenção Batista Brasileira, atuando como missionário no Rio de Janeiro e na Amazônia, principalmente como pioneiro na Transamazônica, no Estado do Pará, abrindo frentes de trabalhos evangélicos entre os colonos da região. 

Em seguida, abrir a Bíblia Sagrada e li no Livro de Gênesis capítulo 28, versos 16, 17 e 22, onde fala que a "Casa do Senhor", pode ser em qualquer lugar, para confirmar que a partir daquele momento, aquele lugar onde estávamos louvando a Deus, podíamos considerar a "Casa do Senhor", também, porque o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos diz que onde estiver dois ou três reunidos no nome dele, Ele estará presente. 

E complementando com o capítulo 4 do Evangelho de João, versos 20 a 24, onde Jesus Cristo diz para a mulher samaritana que "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". 

Com esta introdução, dei prosseguimento a pregação da Palavra de Deus, falando sobre o significado da palavra Templo do Senhor, baseado em Jeremias, capítulo 7, versículos de 1 a 20, e Atos, capitulo 17, versos 24 e 25. 

Abordei também, o real significado do termo Igreja, baseado em Mateus, capítulo 16, verso 18, onde pela primeira vez encontramos esse termo usado por Jesus Cristo, quando Ele se dirigiu a Pedro dizendo: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;...". 

E concluindo a mensagem daquela noite especial, do dia 26 de fevereiro do ano em curso, para mim e para o meu irmão Valmir,  na belíssima Praça Rubens Bezerra de Albuquerque na belíssima e aconchegante cidade de Cedro, no Estado do Ceará, afirmei que todos àqueles que se convertem ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, e se transforma em nova criatura, nascendo de novo, abandonando o pecado do mundo, passa a ser a morada do Espírito Santo, o Templo do Espírito Santo, e igreja viva do Senhor Deus Todo poderoso, conforme está escrito em 1º Coríntios, capítulo 3, versos 16 e 17: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

Após a conclusão do culto, nos dirigimos para a residência do meu irmão e sua esposa, acompanhados de alguns convidados, para cantar os parabéns e degustarmos deliciosos salgadinhos acompanhado com refrigerantes, e partirmos o lindo bolo que foi providenciado pela minha cunhada Maria Izaura, sendo o mesmo distribuído aos convidados presentes, que não pouparam elogios aquela maravilhosa comemoração do nosso aniversário, onde completamos mais um ano de vida com a graça e a misericórdia do nosso Deus Todo poderoso.

A Ele seja dada toda a honra e toda a glória para sempre. 

Amém ! 

Valter Desiderio Barreto. 

 









































Um comentário:

Teodoro Rodrigues Assunçao disse...

Boa noite meu grande amigo e renomado jornalista, Comendador e Embaixador da Boa Vontade Valter !

Apesar de está atrasado, quero lhe parabenizar pelo seu aniversário que você comemorou no dia 26 de fevereiro com seu irmão gêmeo na cidade de Cedro, no Ceará. Você está sempre surpreendendo seus amigos e leitores do seu blog, com novidades e atitudes que merecem nossos aplausos. Esta sua atitude de comemorar seu aniversário em praça pública nesta cidade cearense, prestando culto a Deus em agradecimento pela passagem dos seus 63 anos, foi uma atitude muito louvável e fantástico. Não é qualquer pessoa renomada, e que tem um currículo profissional como você tem, que tem essa sua humildade de comemorar aniversário em praça pública como você fez não meu amigo ! A maioria das pessoas que tem um nível intelectual e um currículo muito aquém do seu, procuraria uma churrascaria ou um clube para comemorar seu aniversário com muita bebida e comida, em companhia de seus familiares e amigos. Você preferiu ir para uma praça pública ao lado do seu irmão gêmeo e pregou a Palavra de Deus para as pessoas que se encontravam na praça conforme nos mostram as fotos.

Por isso mesmo que você é esse homem digno e honrado, merecedor desses prêmios que você recebeu o ano passado, representando a nossa querida Parauapebas, o Pará e o Brasil na Venezuela, quando você recebeu o reconhecimento de Embaixador da Boa Vontade, por uma instituição de ensino do governo venezuelano, e o título de Comendador Círculo Militar do Estado de São Paulo. Você é o grande nome, e referência nacional e mundial na área do jornalismo como o maior e mais importante jornalista de Parauapebas e região, e um dos maiores do nosso país. Na área da literatura, você também é o maior do nosso município, como o primeiro escritor que publicou livros representando a nossa cidade e o nosso estado do Pará no Brasil e fora do Brasil. E atualmente você é referência mundial como descobridor da técnica inédita de aproveitamento do caroço de açaí, para confeccionar diversos produtos utilitários, conforme matéria publicada na TV Liberal, afiliada a Rede Globo, no programa "É do Pará", duas vezes, e na Globo News uma vez. Lhe admiro muito meu amigo Valter, porque você sendo possuidor de toda essa referência, você faz questão de se identificar para as pessoas e para o mundo, que você é um servo do Senhor nosso Deus, e um crente em Jesus Cristo. Lhe parabenizo mais uma vez pela passagem dos seus 63 anos de idade, e lhe desejo muita paz, muita felicidade, e que Deus, o nosso todo poderoso, continue lhe protegendo dos perigos por onde você anda, e dos invejosos daqui de Parauapebas que vivem procurando conspirar contra você, porque não se conformam com o brilho da sua estrela que a cada ano que passa, ela só faz brilhar mais ainda de uma forma bastante natural. Enquanto eles tentam competir com você e não conseguem chegar ao dedo mindinho dos seus pés, os holofotes do sucesso, sempre estão conspirando ao seu favor. Abraços fraternos a você e sua esposa, desse seu velho amigo, que sempre lhe admirou como um cidadão de um caráter acima de qualquer suspeita, desde que nos conhecemos na década de 80. Teodoro.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...