De acordo com o movimento ambiental, no local serão feitos loteamentos.
'Tirar a roupa é um bom jeito de chamar atenção', afirma uma manifestante.
Moradores protestam pelados em frente à Fazenda Cachoeira, em Vinhedo (Foto: Marina Morais)
De acordo com eles, o local poderia ser uma área de preservação ambiental, mas será usado para a construção de loteamentos.
"Isso destruiria uma parte importante da fauna e da flora, além de prejudicar o abastecimento de água na cidade, porque a maioria das nascentes de Vinhedo são de lá", afirma uma das manifestantes, que não quis ser identificada.
Chamar atenção
De acordo com ela, 6 dos 10 manifestantes do movimento "Parque Fazenda Cachoeira" decidiram tirar as roupas, em apoio à campanha "Pelo mato até pelado”, que pede parques ecológicos em todo o país.
"A gente decidiu tirar a roupa porque é um bom jeito de chamar a atenção", afirma.
A moradora pontua ainda que, nesta segunda-feira (29), os manifestantes comparecerão, desta vez vestidos, em uma audiência pública que ocorrerá no município para discutir o plano diretor da cidade, que envolve a fazenda.
"Nós defendemos as leis existentes, do cerrado, da proteção dos mananciais, do plano diretor atual.
Essa cidade já tem mais de 50 loteamentos.
A proposta do parque surgiu para preservar essa área.
A maior e última área preservada que toda a população faz uso hoje em dia", destaca.
Repúdio
Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Vinhedo ressalta que respeita o movimento "Parque Fazenda Cachoeira", mas que repudia a atitude de sexta-feira de tirar as roupas.
Afirmou também que a área é particular e seria inviável financeiramente para a Prefeitura fazer a desapropriação do local.
Ainda de acordo com a assessoria, o plano diretor da cidade não prevê a construção de loteamentos e a revisão está sendo feita com transparência e participação ativa da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário