Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, setembro 04, 2015

Um Ataláia a serviço do Senhor e Salvador Jesus Cristo


Quem sou.

Pais e irmãos

 
Meu nome é Wesley de Sousa Câmara, casado, médico, natural de Mogi Guaçu (SP) e residente em Niterói (RJ).



Considero-me apenas um discípulo de Jesus Cristo que procura aprender, seguir e divulgar o que entendo ser a genuína Palavra de Deus. 
 
Desde criança fui instruído por meus pais dentro dos princípios da fé cristã, sendo que cresci e permaneci até os 25 anos de idade no segmento evangélico, mais precisamente como membro da "Igreja Assembleia de Deus - Ministério de Madureira".  


Por motivos de discordância quase total entre o que eu considerava que deveriam ser as bases da fé cristã e o que era ensinado e praticado, desliguei-me oficialmente e formalmente dessa agremiação, sendo que, apesar das divergências, mantenho respeito tanto pela instituição, quanto por todos que dela fazem parte. 

Todos são meus irmãos em Cristo e jamais haverá espaço para ressentimentos.

Porém quando há um conflito de fé, ou melhor, uma incompatibilidade de crença, mais prudente é cada um pregar o que julga ser a Palavra de Deus "no seu cantinho". 

Assim, muitos conflitos desnecessários são evitados.  


A partir de então não tornei-me membro de nenhuma outra instituição religiosa, até porque na minha compreensão isso não faz a mínima diferença, pois a revelação de Deus em Cristo nunca será propriedade de um segmento religioso. 

A Igreja que Jesus ensina são pessoas e não uma instituição humana, de forma que a participação ou não de alguém em um grupo específico cristão religioso não o torna mais e nem menos seguidor de Jesus. 

Como não tenho afinidade de compreensão com nenhum outro grupo institucionalizado na minha região, sigo na minha fé, reunindo quando possível com amigos, de forma informal, e ocasionalmente visitando denominações religiosas para atender convites de colegas. 
"Sempre" com respeito, cordialidade, deixando de lado as divergências e focando no que cremos em comum, pelo menos nesses momentos de reunião. 

Esposa e eu


 

































Tenho prazer em ler e estudar a bíblia, bem como tudo o que se relaciona com a espiritualidade cristã. 

Assumi um compromisso de aprender, de informar e de instruir as pessoas no que diz respeito à mensagem de Cristo. 

Auxiliar a todos na compreensão da Palavra de Deus (com humildade para discutir e aprender) é a minha meta.


Gosto muito de refletir sobre a vida. 

Nunca suportei a passividade das pessoas, inclusive a de muitos cristãos, que são meros repetidores de rituais e de práticas religiosas.

Ser crítico não é um defeito, é uma virtude! 

Não basta saber "o que" e "como" fazer. 

É necessário saber também "por que" fazer e promover essa consciência é um dos objetivos deste site/blog.  

Embora esta página tenha por título "Bíblia a Fundo", não sou um "biblicista" e muito menos "bibliólatra", como muitos chamam. 

Pelo contrário, creio que a revelação plena e perfeita da Palavra de Deus não é um conjunto de livros e sim, uma pessoa: Jesus Cristo. 

Creio que o Verbo, a Palavra se fez carne e não, tinta e papel. 

Porém as escrituras, as quais temos acesso, no geral, pela compilação chamada bíblia, são testemunhas escritas dessa Palavra encarnada. 

Sendo assim, é de extrema importância que conheçamos a bíblia, a fim de diminuir cada vez mais a manipulação de líderes religiosos sem escrúpulos, que a usam como instrumento de domínio mental dos fiéis. 

   
Devo boa parte do que hoje creio e defendo ao meu querido irmão em Cristo e grande amigo, o teólogo/filósofo Joel Costa Jr, com o qual aprendo diariamente, sendo ele o maior responsável por confrontar o que eu antes defendia com uma abordagem bem mais consistente (dentro de sua tradição Luterana, de sua orientação "moderada" - nem teologicamente conservadora, nem liberal), a qual, no geral, sigo atualmente (após ter comprovado, por comparação, que me soa muito mais coerente).  

Discordar e discutir (com calma e educação) não é "pecado". 

Expressar nossos pontos de vista também não. 

O importante é sempre lutar pelo que acreditamos que seja o Evangelho (e não esse "evangelito" ridículo atual, movido por interesses terrenos)!
    
Mas adianto: não quero aqui promover um espaço para debates e disputas. 

Ao contrário, este é um espaço para que eu possa compartilhar com você a minha compreensão do que seja a Palavra de Deus e de como a aplicamos em nossa vida, nos mais variados contextos. 

Não ficarei em longas refutações ou respostas a quem nitidamente deseja apenas aparecer ou impor um ponto de vista, como se fosse absoluto. 

Se você é fundamentalista, não adianta nem começar a ler, pois além de discordar, desejará impor sua compreensão (como se fosse perfeita, infalível e a pura revelação do Espírito) e assim, não terá diálogo. 

Prefiro dedicar minha energia a alguém que precisa do meu amor, do meu abraço e do meu acolhimento através de uma palavra que possa ajudá-la de alguma forma.

Se discorda de toda a abordagem, sem problemas. 

Cada um de nós vai manter o respeito ao outro e cada um vai pregar "no seu cantinho" o que sinceramente acredita que seja a mensagem de Cristo.


Leia; comente; discorde... 


Mas sempre com equilíbrio, humildade e educação.

Sua participação é muito importante!


Fiquem todos na paz!

Wesley de Sousa Câmara
Niterói, RJ, Brasil.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...