Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, setembro 04, 2015

Casa de Deus é gente e não, lugar!




Quem nunca ouviu falar (ou talvez você mesmo tenha o costume de dizer): “Vou à Casa de Deus”
 
O que isso dá a entender? 
 
Que casa de Deus é um local, um prédio, uma construção que a maioria chama de “igreja”, não é verdade? 
 
Porém, Casa de Deus “eu sou” e não, “eu vou”.
 
Sendo o mais sucinto possível, precisamos entender o contexto bíblico e a diferença entre Israel e Igreja. 
 
O povo de Deus no Antigo Testamento era um povo identificado com uma mesma origem, uma mesma cultura, uma mesma etnia: Era “Israel”. 
 
Após Jesus Cristo, as pessoas que creem e vivem o Seu Evangelho são chamadas “Igreja”, e isso não depende de cor, de etnia, de gênero ou de classe social. Igreja é composta por todos aqueles que são discípulos de Jesus, como eu e você. 
 
Pois bem, feita essa introdução, vamos ao assunto propriamente dito:
Deus lidava com “Israel” de forma diferente de como lida com a Igreja, pois aquele povo tinha uma missão: trazer o Messias para a história. 
 
Até que isso se cumprisse, Deus se manifestou através de arquétipos, de simbolizações (que Paulo chamou de “sombras” – Colossenses 2:17). 
 
Sendo assim, mesmo antes de Jesus, Deus colocava conscientemente ou inconscientemente na mente de Seu povo que tudo dependia do Messias, de Jesus, do Cordeiro de Deus. 
 
Dessa forma, praticamente tudo o que temos antes de Cristo, tem um significado que aponta para Ele. 
 
Quando a bíblia fala de Adão e Eva sendo cobertos por uma pele de animal (Gênesis 3:21), significa que para cobrir o pecado e a culpa da humanidade, há necessidade de derramamento de sangue (crucificação); quando Deus instrui o povo a sacrificar cordeiros (Levítico 4:29) é uma simbolização da necessidade de um Cordeiro Eterno (Jesus) ser imolado para a redenção dos homens; quando vemos o sangue de um cordeiro sendo passado nas portas (Êxodo 12:7), significa que só o sangue do Cordeiro de Deus é quem nos livra da morte eterna; quando notamos sacerdotes e sumos sacerdotes, significa que precisamos de mediação (e no nosso caso, nosso mediador é apenas Jesus Cristo - I Timóteo 2:5) para entrar em contato com Deus. 
 
Em Israel, o sumo sacerdote (Hebreus 9:7) era um homem como nós, escolhido entre os sacerdotes; no Evangelho, o sumo sacerdote é Cristo (Hebreus 4:14) e nós todos somos sacerdotes (I Pedro 2:5), com livre acesso ao Pai. 
 
E por aí vai...
 
Finalmente temos outra simbolização: o templo. 
 
Deus fez uma concessão para Israel e então construíram um templo (de Salomão, que depois foi destruído, sendo erguido o templo de Herodes), que era às vezes chamado de “Casa de Deus”. 
 
Não falarei neste texto sobre o templo, mas isso foi apenas para mostrar que quando o antigo Testamento fala em “Casa de Deus”, refere-se a este templo ou, o que é mais comum, a Israel de forma geral. 
 
De qualquer forma, Casa de Deus (ou Casa do Senhor) era um lugar determinado, que marcava a presença do Eterno (como um “portal de acesso a Ele”), onde Ele recebia os sacrifícios dos israelitas. 
 
Na Nova Aliança os sacrifícios deixaram de ser animais e passaram a ser espirituais, com uma vida em conformidade com o Evangelho (Romanos 12:1). 
 
Isso mesmo! 
 
Também não é sacrifício físico, nem financeiro (embora defendido por muitas seitas).  
 
Porém alguns insistem em dizer que Casa de Deus continua sendo um espaço físico e ainda alegam que esse espaço é um prédio chamado “igreja”, que tem uma placa/nome. 
 
Isso é fruto de uma total descontextualização e de má interpretação de textos das escrituras. Muitos citam o Salmo 122, escrito por Davi: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. 
 
Mas veja bem: primeiro que o salmo está no contexto da Antiga Aliança (Israel) e não no da Igreja. 
 
Segundo, que o templo foi construído após a morte de Davi (no reinado de seu filho Salomão), ou seja, ele não poderia estar falando do templo quando disse “Casa do Senhor”. 
 
Ele se referia claramente a Jerusalém (leia o salmo todo).
 
Quando lemos o Novo Testamento percebemos o seguinte:
- Nós somos templo do Espírito Santo e Ele habita em nós (I Coríntios 6:19).
- Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (Atos 7:48-50).
- Casa é onde alguém mora. 
 
No caso, “Casa de Deus” é o local em que Deus habita, certo?

Pois bem. 
 
Diante dessas três afirmações acima, como podemos dizer que o templo de tijolos, a “igreja” (prédio) que congregamos é a casa de Deus? 
 
Não importa o local onde você congrega com seus irmãos, mas digamos que congregue em um templo religioso, com uma denominação e tudo. 
 
Esse local nada mais é do que um lugar, um abrigo, um prédio que facilita a localização de todos e que permite que as pessoas possam se reunir, no nome de Jesus, para passarem momentos juntos, orando, meditando na Palavra, ensinando, aprendendo, cantando... Nada mais. 
 
 Jesus disse que onde estiverem dois ou três reunidos no nome dEle, ali Ele estaria. 
 
Veja bem: Ele disse “ONDE ESTIVEREM”. 
 
Ou seja, não importa o lugar, tanto que ensinou justamente essa lição à mulher samaritana (João 4). 
 
A casa do Senhor é onde Ele mora e se Ele habita em nós, quem é a casa de Deus? 
 
Nós! 
 
Se estamos dentro de um templo religioso em nome de Jesus, ali Ele está pelo fato de nós estarmos lá. 
 
Quando sairmos, Ele não estará “habitando” o local apenas por ser um local que “consagramos” para oferecer cultos. 
 
Ele é Deus de vivos e deixou claro que não habita em templos construídos por homens!
 
Sei que alguns argumentarão: “Então como explicar Mateus 21:13 (e outras referências nos evangelhos segundo Marcos e Lucas), se o próprio Jesus chamou o templo de casa de Deus?” 
 
Vamos ao versículo:
 
“E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.”
 
Jesus ficou indignado com o comércio que os judeus estavam fazendo no templo e, derrubando as mesas, fez uma referência ao texto de Isaías 56:7. 
 
Vejam que Jesus não diz que o templo (ou Israel) continuaria sendo “a minha casa”. 
 
Ele começa dizendo: “Está escrito”, ou seja, aquelas palavras eram citações das escrituras e não, palavras dEle. 
 
Mas então por que Ele citou? Porque Ele estava corrigindo judeus, que viviam sob a Lei (a Nova Aliança entrou em vigor após a morte de Cristo). 
 
Era como se Ele chamasse os judeus de mentirosos e de hipócritas, pois diziam que seguiam as escrituras, mas não estavam observando conteúdo delas. 
 
O próprio Jesus em outro momento (João 2:19) disse que o verdadeiro templo seria levantado em três dias (referindo-se a Si mesmo, e não a um ambiente construído). 
 
Alguma dúvida que Deus é Deus de vivos e não de mortos? 
 
Que ele habita em pessoas e não em um prédio?
 
Alguém pode estar pensando: "Mas em I Timóteo 3:15 fala que Casa de Deus é um local e não, uma pessoa"
 
Este é um dos textos que mais geram confusão na mente das pessoas, pois uma leitura desatenta ou uma dificuldade na interpretação de textos pode gerar equívocos. 
 
Mas não é difícil entender. 
 
Repare que o apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, cita a casa de Deus como sendo um ambiente. 
 
Porém veja bem: é um local não específico (não é um templo, nem uma casa ou uma praça), ou seja, é bem genérico. 
 
Pode ser qualquer lugar onde nós estivermos reunidos e isso é comprovado quando vemos que ele diz que a casa de Deus é a Igreja do Deus vivo. 
 
Como sabemos, "Igreja" no Novo Testamento tem justamente esse significado de "povo de Deus" reunido, aquelas pessoas "chamadas para fora", independentemente do lugar em que estejam (pode ser em um templo, em uma casa, em uma caverna ou em uma ilha deserta...).
 
O local em que congregamos (por exemplo, um templo religioso, um teatro, um barracão, uma sala, uma praça) nada mais é que um ponto de encontro (não tem nada de santo ou de sagrado) para orarmos, para falarmos do amor de Deus, para instruirmos e ajudarmos os novos na fé. 
 
Jesus ensinou à mulher samaritana que adoração é na vida (em espírito e em verdade) e não, em um lugar específico. 
 
Mas concorde quando disserem a você: “Respeite a Casa do Senhor”
 
Isso realmente tem que acontecer. 
 
E como respeito a casa dEle? 
 
Respeitando a si mesmo e ao seu próximo, agindo sempre com responsabilidade, amor e misericórdia. 
 
E quando alguém lhe perguntar se você VAI à Casa de Deus, responda: "EU SOU a Casa de Deus, pois Ele mora em meu coração, na minha consciência e na minha vida."
 
“Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20).
 
 
Autor: Wesley de Sousa Câmara
 
 
comentário.
 
Esse texto que acabo de postar, de autoria da "igreja viva" do Senhor e Salvador Jesus Cristo, Wesley de Sousa Câmara, considero uma das puras revelações do Espírito Santo para o esclarecimento e compreensão de pessoas que vivem em busca da verdade e conhecimento a respeito da definição da palavra "igreja", que tem sido usada por diversos manipuladores da fé alheia ao longo dos séculos. 
 
Me desliguei completamente  da instituição religiosa a qual servi por vários anos como obreiro do Senhor e Salvador Jesus Cristo, foi exatamente por ter atingido essa compreensão do amado irmão Wesley Câmara. 
 
Assim como ele, desliguei-me da agremiação Batista, que, apesar das divergências, mantenho respeito tanto pela instituição, quanto por todos que dela fazem parte. 
 
Todos são meus irmãos em Cristo e jamais haverá espaço para ressentimentos. 
 
Porém quando há um conflito de fé, ou melhor, uma incompatibilidade de crença, mais prudente é cada um pregar o que julga ser a Palavra de Deus "no seu cantinho". 
 
Assim, muitos conflitos desnecessários são evitados. 
 
Nesta instituição religiosa Batista, tenho muitos amigos e colegas pastores que prezo e respeito muito, pelo histórico de vida dos mesmos. 
 
A partir do meu desligamento da instituição supra citada, não tornei-me membro de nenhuma outra instituição religiosa, até porque na minha compreensão isso não faz a mínima diferença, pois a revelação de Deus em Cristo nunca será propriedade de um segmento religioso. 
 
A Igreja que Jesus ensina são pessoas e não uma instituição humana, de forma que a participação ou não de alguém em um grupo específico cristão religioso não o torna mais e nem menos seguidor de Jesus. 
 
Como não tenho afinidade de compreensão com nenhum outro grupo institucionalizado no mundo, sigo na minha fé objetiva ao Senhor Deus Todo poderoso e em Jesus Cristo o Autor e Consumador da nossa fé. 
 
Ocasionalmente, visito denominações religiosas para atender convites de colegas e amigos, sempre com respeito e cordialidade, deixando de lado as divergências e focando no que cremos em comum.  

Que a mensagem desse texto possa trazer luz a quem se tornou "presa" e refém das inúmeras denominações religiosas, sejam elas de qualquer segmento, que tem servido de instrumento de manipulação da fé alheia, por indivíduos inescrupulosos e mercenários, que só pensam auferir para si, retorno material e financeiro para viverem uma vida nababesca aqui no mundo, e se libertem das garras dos mesmos em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
 
Valter Desiderio Barreto. Igreja viva do Deus vivo - Templo do Espírito Santo.  
Sacerdote real do Senhor e Salvador Jesus Cristo conforme está escrito em I PEDRO 2: 9.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...