Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, junho 08, 2014

Médicos da rede pública do Rio usam 'GPS cerebral' em operações

Neuronavegador já ajudou em 30 cirurgias.
Profissionais do Hospital Miguel Couto usam equipamento desde janeiro.

Do G1 Rio
Médicos do Miguel Couto já fizeram 30 procedimentos com o aparelho (Foto: Renata Missagia/Secretaria Municipal de SAúde do Rio-Divulgação)Médicos do Miguel Couto já fizeram 30 procedimentos com o aparelho (Foto: Renata Missagia/Secretaria Municipal de SAúde do Rio/Divulgação)

Médicos do Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio, já realizaram 30 cirurgias de alta complexidade com o primeiro neuronavegador da rede municipal de saúde, usado na unidade desde o início do ano. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o aparelho é utilizado em grandes centros norte americanos.

Ainda de acordo com a secretaria, o equipamento funciona como um GPS cerebral: guia os neurocirurgiões em suas cirurgias de forma mais precisa através do cérebro e da coluna vertebral dos pacientes. 

É usado, principalmente, para a retirada de pequenos e profundos tumores, de difícil acesso e em áreas mais sensíveis do cérebro, minimizando os riscos de danos e sequelas neurológicas. 

O uso do aparelho diminui o tempo de anestesia, cirurgia e até de internação – uma vez que o paciente se recupera mais rapidamente.

No Rio, o Hospital Municipal Miguel Couto é referência para este tipo de atendimento. 

Só no ano passado, a unidade bateu recorde de neurocirurgias: foram 765 operações – o número corresponde a 36% do total de procedimentos feitos pela Prefeitura. 

A expectativa é de que esse ano os números sejam ainda maiores.

 Somente em 2014, já foram realizadas 174 neurocirurgias até abril.


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...