Como parte de mais uma etapa vencida na campanha do concurso para a escolha do nome da MASCOTE do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas-SAAEP, as educadoras ambiental do Departamento de Meio Ambiente desta autarquia responsáveis pelo abastecimento de água tratada para a população parauapebense, Jacilene, Izabel e Gina Mikawa, compareceram hoje, dia 1º de abril, na Escola de Ensino Fundamental "Machado de Assis" na parte da manhã, para orientar os alunos daquela instituição de ensino fundamental da rede municipal, os critérios para a escolha do nome da "Mascote" que se transformará na marca do SAAEP no dia do aniversário de emancipação de Parauapebas, dia 10 de maio do corrente ano.
A escola já tinha recebido ontem, dia 31 de março no período da tarde, esta mesma visita, que nas duas oportunidades, foram apresentadas a MASCOTE aos alunos que serão os responsáveis pela escolha do seu nome.
O aluno que for vitorioso na escolha do nome oficial da, ou do representante do SAAEP, será contemplado com um prêmio, assim também como a própria escola que ele frequenta.
Todas as escolas da rede de ensino municipal poderão participar deste concurso cultural.
Informações para saber mais detalhes sobre este concurso entrar em contato com o SAAEP pelo telefone 3346-7261 - Ramal 224 - Educação Ambiental.
Texto: Jornalista Valter Desiderio Barreto.
Fotos: Gina Miuki Mikawa.
MASCOTE: DEFINIÇÃO DESTE TERMO.
A palavra "mascote" é um
substantivo de gênero feminino, originado da forma francesa
"mascotte" (representa boa ventura, boa sina).
A mascote pode ser
representada por pessoa, animal ou coisa, cuja presença traga boa sorte.
Por exemplo: Nos jogos
pan-americanos de 2007, o Brasil elegeu uma mascote.
Há, porém, uma forte
tendência, em razão do uso, para se aceitar o masculino.
Tanto que o dicionário
Caldas Aulete já traz "mascote" como nome de dois gêneros, ou seja,
para este dicionário pode ser "o mascote" ou "a mascote".
Mascote é o nome dado a
um animal,
pessoa
ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de
uma marca,
uma empresa ou evento.
Muitas vezes a mascote
não é necessariamente o logotipo de uma marca mas passa a ser conhecida como tal
devido ao forte carisma com o público.
Portanto, muitas
empresas passam a utilizá-la como representante principal em campanhas
publicitárias.
Uma mascote, seja de um
evento ou de uma campanha publicitária, e tem quase sempre características
comuns.
Um sorriso estampado no
rosto é típico e demonstra a alegria do personagem por estar lá representando
"uma marca tão boa e de tamanha qualidade".
Têm corpo
antropomorfizado e é bastante ativo.
Suas cores correspondem
às cores da marca que representam ou de um país.
Suas formas corpóreas
também exibem proximidades com os produtos apresentados.
Este último pode ser
exemplificado com a popular mascote da marca de esponjas de aço brasileira Assolan.
Em sua campanha
publicitária, ela se apresenta como uma embalagem da esponja de aço com braços,
pernas e olhos que dança músicas populares com letras alteradas divulgando os
produtos e os benefícios da empresa.
Mascotes representam a
humanização da marca de uma empresa e através da identificação com o público
cria um vínculo emocional, o que faz com que os valores e ideias da empresa
sejam absorvidos de forma muito mais eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário