Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, setembro 10, 2013

SAMU será estendido para os municípios da região do Lago de Tucuruí

O secretário municipal de Saúde, Charles Tocantins, afirma que nova fase propiciará mais qualidade no atendimento


O secretário municipal de Saúde, Charles Tocantins, afirma que nova fase propiciará mais qualidade no atendimento

Tucuruí, sudeste do Pará, se tornou o primeiro município pólo em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. 

A cerimônia de implantação da regional aconteceu no último fim de semana e reuniu médicos, socorristas e autoridades do município e região.

Com a implantação do SAMU Regional, o serviço será estendido e melhorado para os municípios da região do Lago da UHE Tucuruí (Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Jacundá) além de Tailândia.

Conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Charles Tocantins, a nova fase propiciará mais qualidade no atendimento e melhorias advindas de financiamento do Ministério da Saúde. 

“Teremos um SAMU em que o médico fará todo o atendimento junto ao usuário. 

Quem ganha é a população porque o próprio Governo Federal passa a investir na manutenção das unidades de atendimento móvel”.

Outro ponto positivo apontado pelo secretário é que com a criação do Pólo Regional do Lago, Tucuruí passa a disponibilizar para a população pelo menos uma unidade de ambulância de Suporte Avançado de Vida (SAV) e os municípios da região poderão substituir suas Unidades de Suporte Básico (USB).

Charles Tocantins explica que Tucuruí se transformará em centro do atendimento e os municípios terão suas bases descentralizadas sendo que as equipes serão acionadas imediatamente, via telefone, na central em Tucuruí. 

Outro ponto positivo é que, como pólo, o município passa a ter ambulâncias de reserva acabando com o problema de falta de veículos.

O prefeito Sancler Ferreira, observa que com a implantação da Regional do SAMU, o município poderá investir mais ainda na área de saúde. 

Como exemplo ele cita as construções de unidades básicas em diversos bairros da cidade e também na zona rural.

Hoje, cada município que compõem a Regional dispõe de uma Unidade de Suporte Básico (USB), e Tucuruí tem 2 USB e 1 UTI móvel, além de 2 de reserva.


Luciana Nunes Barbuio, coordenadora geral do SAMU, Sancler Ferreira, prefeito de Tucuruí, e Charles Tocantins, secretário de Saúde do município

Luciana Nunes Barbuio, coordenadora geral do SAMU, Sancler Ferreira, prefeito de Tucuruí, e Charles Tocantins, secretário de Saúde do município, durante cerimônia de implantação da Regional do SAMU

Atendimento especializado

Luciana Nunes Barbuio, coordenadora geral do SAMU, observa que com a medida, todos os municípios da região passam a ter um atendimento especializado e adequado a cada realidade.

“Essa unidade já nasce especializada e enormemente qualificada.

Tucuruí dá hoje um grande passo na melhoria do serviço”, avalia.

Com a implantação do pólo, o governo federal passa a dispor cerca de R$ 40 mil mensais para custear e manter cada veículo da frota.

A intenção do Ministério da Saúde, conforme salientou a coordenadora, é ampliar a interiorização do serviço e atendimento e a prioridade nesse momento é a região Norte do País.

“Tucuruí é a 182ª unidade do SAMU no país a contar com tamanha estrutura e com profissionais de alto nível”, declara.

Irizam Silva, representante da Secretaria de Estado de Saúde do Pará, lembrou que o Estado tem procurado fortalecer os serviços na área de saúde capacitando os profissionais e melhorando o atendimento à comunidade.

“Tucuruí é um município extremamente importante para essa região e por esse motivo o escolhemos como pólo, ao invés de Marabá, que também será uma Unidade Regional do SAMU futuramente, mas que por questões de logística, não teria como atender a tempo as ocorrências”, explica.



Fonte:  Denis Aragão/Agorapress

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...