No dia 09 de maio de 2013, O serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas participou da semana do meio ambiente no Parque Zoobotânico em Carajás, na oportunidade a equipe da autarquia pública pode fazer demonstração técnicas usando a maquete como simulação para visitantes do parque, além de representar o setor responsável pelo o abastecimento de toda zona urbana e rural, a equipe pode também tirar dúvidas da comunidade acerca de como funciona o processo de purificação da água da nossa cidade.
O tema escolhido este para o evento “Vamos fazer Juntos” a ideia era representar a visão sistêmica do meio ambiente com ênfase na percepção de que interferimos no meio onde vivemos e que ele também interfere nas nossas vidas; destacando também a interdisciplinaridade dos temas e a cooperação entre indivíduos e grupos.
O evento foi uma oportunidade que o setor de comunicação e educação ambiental encontrou para mostrar à comunidade como é realizado o tratamento de recursos hídricos em Parauapebas e também de convidar o visitante ao comprometimento com este recurso natural.
Na ocasião a equipe do operacional, comunicação e educação ambiental fez demonstração da Maquete da Estação de Tratamento de Água I, Jogos Educativos para interagir com as crianças que visitaram o local e matérias publicitários que falavam sobre os serviços prestados pela Autarquia e sobre como fazer o uso consciente da água no dia a dia do cidadão.
Durante todo o evento a grande maioria dos visitantes queria esclarecer dúvidas sobre o abastecimento local e também esclarecemos para os visitantes que nosso sistema tem capacidade de abastecer quase toda a cidade, porém o desperdício é muito grande em Parauapebas, onde uma pessoa chega a consumir mais de 300 litros de água por dia, além das ligações clandestinas que ocorrem na cidade em grande escala.
Percebemos que ainda existem muitas dúvidas da população sobre o tratamento de água da cidade, muitas não sabiam que a água do município sai dos reservatórios pronto para o consumo.
Expomos para parte da comunidade que a água tratada pelo SAAEP atende os padrões de potabilidade exigidos pela portaria 2914 do ministério da saúde e seus parâmetros, que segue procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e padrões de potabilidade.
O SAAEP recebeu elogios dos professores que estavam presentes no local, que afirmaram que o material de educação ambiental que levamos ao evento era didático e interativo.
Foram registradas 2.025 visitas ao parque no dia 09 de junho de 2013.
O evento ocorreu entre 09h da manhã e 13h da tarde.
Estavam presentes no evento instituições como Museu Emilio Goeldi, CEAP, FOCO Ambiental, VALE Mineradora.
Comunicação SAAEP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário