Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 15, 2013

Prefeitos de Parauapebas e Marabá firmam compromisso com a comunidade do contestado






A comunidade da região do contestado teve um domingo histórico, pela primeira vez, os prefeitos da cidade de Parauapebas, Valmir Mariano, e Marabá, João Salame, estiveram juntos no local para comunicar à comunidade o estabelecimento de um convênio de parceria que permitirá a atuação legal da Prefeitura de Parauapebas na região e a atuação mais efetiva da Prefeitura de Marabá.

O encontro ocorreu em dois momentos, primeiro, às 09 horas na Vila Brasil, com aproximadamente 250 pessoas e o segundo na Vila Carimã, às 14 horas, reunindo mais de 600 pessoas.

Localizada no território de Marabá, na margem direita do Rio Itacaiúnas, o contestado conta com cerca de 20 mil habitantes, de acordo com líderes comunitários, distribuídos em 28 projetos de assentamentos e vilas. As principais dificuldades que a comunidade enfrenta ocorrem por conta da distância do centro urbano do município sede, cerca de 160 km.

Paralela a essa situação, a região fica bem próxima de Parauapebas, cerca de 40 km, o que facilita as relações de consumo e comercialização dos produtos no mercado da cidade, além disso, mais de 98% dos moradores são eleitores de Parauapebas.

De acordo com Valber Matos, presidente da Associação de Produtores da Vila Brasil (APROVIB), as demandas principais são relacionadas a melhorias nas estradas e vicinais, para facilitar o fluxo de produção, o apoio técnico para o desenvolvimento da agricultura familiar e pecuária e a implantação de postos de saúde e de escolas, inclusive de nível médio.

“Há muito tempo a gente esperava ser atendido pelo poder público, agora, com o compromisso dos dois prefeitos, a gente acredita que a nossa região vai se desenvolver e os nossos principais problemas serão resolvidos”, Aluízio Bernardes de Sousa, presidente da Associação de Produtores do Assentamento Carimã (APRACMA).

Compromisso firmado

O evento de domingo foi resultado de uma visita realizada por Valmir a João Salame, no dia 02 de abril. As duas autoridades se mostraram sensíveis às demandas da comunidade e se comprometeram em criar um grupo de trabalho para elaborar um convênio mais estruturado.

“O convênio que existia até então era utópico, nós vamos sentar e vê o que cada Prefeitura pode colaborar para o desenvolvimento desta região, queremos prometer o que está ao nosso alcance para cumprir”, declarou João Salame.
Valmir Mariano enfatizou que se antes a comunidade não tinha nenhum prefeito, agora pode contar com dois, reforçando em seu discurso, a importância dos municípios do futuro Estado do Carajás pensarem de forma coletiva e não de forma isolada. “Esse convênio é fruto de uma decisão política madura, pois o que mais importa não é a extensão geográfica e sim as pessoas, o nosso povo” finaliza Valmir.

Texto: Karine Gomes

Foto: Iresvelton

Confira as fotos do evento aqui


Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 253 | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...