O porto de Kimitsu, no Japão, recebeu pela primeira vez, no dia 19 de
janeiro, um navio do tipo Valemax. O Vale Brasil, que tem capacidade
para transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro e permite a
redução em 35% na emissão de carbono por tonelada de minério
transportada, atracou no porto de Kimitsu, da Nippon Steel &
Sumitomo Metal (NSSMC) próximo a Tóquio. A primeira parada do Vale
Brasil foi no porto de Oita, também da NSSMC, onde descarregou cerca de
200 mil toneladas de minério de ferro. O restante da carga foi entregue
no porto de Kimitsu.
A NSSMC já tinha recebido pela primeira vez um navio do tipo Valemax
em Oita em junho de 2012. Até agora, os Valemax atracam nos portos de
Villanueva (Filipinas), Tubarão e Ponta da Madeira (Brasil), Taranto
(Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã) e Oita (Japão), além da Estação
de Transferência de Minério em Subic Bay, nas Filipinas. Ao final de
2013, serão 35 navios com capacidade de 400 mil toneladas disponíveis
para realizar o transporte de minério de ferro - 19 próprios e 16
afretados pela Vale em contratos de longo prazo.
Conheça as características do navio
Este tipo de navio reduz as emissões de carbono em 35% por tonelada
de minério transportada em relação a um navio de cerca de 200 mil
toneladas. A redução refere-se à utilização de equipamentos mais
modernos que utilizam menos diesel. Os mineraleiros têm alto padrão de
segurança e vão contribuir para a redução do custo de transporte
transoceânico de minério de ferro para empresas siderúrgicas.
Mônica Ferreira
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