Mãe tentou acobertar aborto cometido pela filha em Cuiabá, diz delegado.
Adolescente estava grávida de 3 meses de um brasileiro, também indiciado.
Remédio abortivo e receita encaminhados à garota
foram apreendidos pela polícia (Foto: Polícia Civil)
foram apreendidos pela polícia (Foto: Polícia Civil)
A garota, que estava grávida de três meses, encontra-se em uma casa de internação para menores. Além da mãe portuguesa, a polícia indiciou o namorado brasileiro, de 21 anos, e a mãe dele, por também tentarem esconder o crime. A adolescente deverá cumprir medida socioeducativo pelo aborto provocado.
O caso foi descoberto na madrugada do dia 4 de janeiro quando a garota deu entrada no Hospital Universitário Júlio Müller. Ela apresentava um quadro grave de hemorragia provocado pela ingestão de quatro comprimidos contendo substância altamente abortiva. Três horas depois de tomar o medicamento, ela entrou em trabalho de parto que só foi concluído quando o feto foi expelido no vaso sanitário da unidade hospitalar.
As investigações apontaram que a adolescente tomou os remédios proibidos pela legislação brasileira por meio de um site holandês. Um médico austríaco emitiu uma receita e os 10 comprimidos remetidos pela Índia foram encaminhados à casa do namorado da adolescente, em Cuiabá, ao custo de R$ 88.
A garota de 14 anos conheceu o rapaz brasileiro na região de Vila Caiscais, em Portugal. O casal passou a morar na casa da mãe da adolescente desde fevereiro de 2012 e, no dia 28 de setembro do ano passado, ambos foram a Cuiabá para a menina conhecer a família dele. Na capital, a menina descobriu que estava grávida ao fazer dois testes de farmácia.
De acordo com a gerente da Casa de Retaguarda Paulo Prado, Flávia Alessandra Guedes Silva Saldanha, a adolescente estava com passagem de retorno marcada para o mês de novembro, porém, “não retornou porque passou mal ao descobrir estar com dengue”.
Em depoimento à polícia, a menina disse que tomou a decisão de abortar e, mesmo o namorado tendo se mostrado contrário à decisão dela, foi auxiliada por ele a fazer pesquisas na internet para localizar abortivos, quando resolveram adquirir o medicamento de uma organização internacional que auxilia mulheres em dificuldade para manter uma gravidez. O delegado que investiga o caso também solicitou à Justiça a proibição de veiculação do site por meio do qual a portuguesa adquiriu os medicamentos.
Internação
Em entrevista ao G1, a gerente da casa de internação informou que os primeiros dias da adolescente portuguesa no local não foram fáceis. Recolhida e indiferente, a menina “chorava o tempo todo”.
O alívio só chegou quando a adolescente confessou ter praticado o aborto em depoimento prestado à polícia. “Quando ela contou a verdade isso deu mais tranquilidade emocional, passou a se alimentar melhor e também a cantar. Ela disse quer ser cantora, como a mãe”, enfatizou.
Saldanha informou ainda que a mãe da menina mantém contato diário com ela por telefone e, inclusive, contratou uma advogada em Cuiabá para atuar em defesa dela e da filha. A escolhida foi a advogada Benedita Rosarinha Bastos, que também é presidente da Comissão da Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Ela não respondeu às ligações até o fechamento da reportagem do G1.
O G1 apurou que Bastos compareceu à primeira audiência que responsabiliza a artista no caso realizada na semana passada na Vara de Infância e Juventude de Cuiabá. A Justiça também deverá decidir o futuro da portuguesa no Brasil.
12 comentários:
Aldo Lombroso
Na verdade algumas pessoas são iguais a bichos... saem transando em qualquer lugar e sem nenhuma prevenção... nem doenças pensam.... Depois quem morre é o indefeso?.... muito errado aborto. A pessoa que tenha a criança e dê para quem vai cuidar bem.... tem milhares de casais querendo um filho. A pessoa que defende o aborto é o mesmo que defende liberar geral (drogas, prostituição e baixaria). Veja se esta família não tinha condições de cuidar... lógico que tinha.... o que eles não queriam é que a menininha ficasse como mãe aos 14 anos... na verdade não querem ter trabalho e mataram sim.
Aldo Lombroso
A mulher não é dona do feto.... quem pensa isso está maluca.... ela é dona do corpo antes de dar pro primeiro que aparece, ela faz a escolha e a partir dai a criança é protegida pelas leis do Brasil.
Karla Zuccolotto
Eu moro aqui em Portugal e a mãe dela é bem reconhecida cá, apenas não entendendo já que tomou essa decisão de abortar, porque foi para o Brasil sendo que em Portugal existe a lei a favor ao aborto? é um bucado estranho.....
Diogo Mendes
e triste ver uma noticia dessa, de ter uma menina gravida e ter apoio depois da mae, do namorado todos maoires de idade, para cometer um crime, mas eh ao menos um pouco consolador ver as autoridades brasileiras cumprindo com a lei... Três horas depois de tomar o medicamento, ela entrou em trabalho de parto que só foi concluído quando o feto foi expelido no vaso sanitário da unidade hospitalar... isso sera uma marca profunda no coracao dessa menina
Leonardo Suzart
Na hora da ****** é tudo gostoso, na hora de assumir a responsabilidade da ******* ninguém quer e vem com discurso de aborto tem que legalizar... Uma vergonha a promiscuidade é mais importante que a vida!
Aldo Lombroso
Somente países atrasados e de gente criminosa aceita aborto.... quem acha bom aborto, acha bom drogas, acha bom roubar, e todo tipo de podridão.
Bibo Santos
tantos meio de prevenir . so sabe areganhar as pernas e esquece dos metodos poderia ter ido pro inferno.
Paulo Matsushita
O aborto tem que ser legalizado sim no Brasil!
Aldo Lombroso
Só gente covarde defende o aborto.... matar um indefeso é crime mesmo. Cadeia nos vagab*undos que cometem essa atrocidade. Esta família com certeza tinha condições financeiras de criar.... se não quer criar que dê para outra família que sonha em ter filhos.
Eduardo Jesus
Seria mais fácil não ter aberto as pernas.!!!!!!!!!!!!
Policarpo Quaresma
Isso pode não ser crime na leis dos homens, mas na Lei de Deus é crime sim tirar a vida de um ser indefeso que nem tem como se defender. Se não tem condições de criar uma criança, que dê para adoção, existem milhões de casais que não podem ter filhos e estão loucos para adotar uma criança !
Maria Bonita
Existem vários métodos de prevenção. Parabéns Brasil; por ser a favor da vida!!!
Postar um comentário