Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, agosto 05, 2012

Tecnicamente falando

(Por Francesco Costa)

A água fornecida pelo SAAEP só cobre 40% de Parauapebas. Devido o relevo da cidade, e graças ao mau planejamento das disposições dos reservatórios, as casas em pontos mais altos não recebem água. 

Devido isto, muita gente do bairro A ou B tem água ininterruptamente, enquanto que, logo ali, seu vizinho não tem água. 

Já e si tratando de esgoto, apenas 5% da população conta com o serviço, deixando  Parauapebas em condições  piores do que os países mais pobres da África. Grande parte, dos  5% da rede esgoto de Parauapebas, não recebe tratamento adequado, sendo jogado no Rio Parauapebas, ou está com os canais entupidos e jorrando pela rua. Os gestores que passaram pela administração de Parauapebas, não resolveram o assunto e nem mesmo fizeram investimentos suficientes.

O atual governo recebe por dia, pelo menos, R$ 2 milhões, tem a disposição verbas federais e ainda o BNDES e BIRD que, com o aval da Vale e a apresentação de bons projetos, emprestaria o quanto fosse necessário para construir esgoto e por água em 100% do município.

Se você, caso se interesse, olhe as obras construídas nos últimos dois mandatos e perceberá que nenhuma foi construída com verba federal. Sabe por quê? As verbas federais são fiscalizadas e dá cassação do prefeito por improbidade administrativa.

Trocando em miúdos, não significa nada para o município ter um prefeito e uma vice-prefeita do mesmo partido da presidenta (Dilma) e do vice-presidente (Michel Temmer), respectivamente, já que as verbas dos programas federais são dispensadas pelo gestor municipal. 

Quer ver um exemplo claro: o Restaurante Popular, projeto apresentado p elo vereador Miquinha (PT), e acatado pelo chefe do executivo; a verba foi liberada e mesmo com a cobrança feita, recentemente, pelo vereador o prefeito não deu as caras na execução da obra.
Isto é dado técnico que pode ser checado por qualquer um. Agora quem quiser continuar sendo cavalo de batalha, fique a vontade.

Não vou indicar este ou aquele candidato dizendo que algum é santo ou honesto. Como jornalista, costumo deixar o povo à vontade, mesmo não acreditando na sanidade deste.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...