Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, maio 16, 2012

Vai ser preciso forçar abertura de portas com lei à mão', diz Alexandre


O jornalista comenta atraso na vigência da Lei da Informação que entra em vigor nesta quarta-feira. Ele ressalta que princípio da lei é constitucional.

                                                                                
O Executivo assumiu que não está 100% preparado para atender à lei. Agora Legislativo e Judiciário estão ainda mais atrasados nisso. A lei entra em vigor nesta quarta-feira (16) não na prática ainda está engatinhando. Já deveria estar caminhando a passos firmes.

Afinal, é um princípio constitucional que nasceu há 24 anos. É que o serviço público e a burocracia preferem se fechar no mistério, não dar explicações, assim com grande parte dos agentes públicos, com mandato ou não; com concurso ou não. Esquecem quem é o patrão.

Em democracia, o patrão é o povo, o contribuinte, o eleitor, o cidadão, que nomeia e sustenta com impostos, em nome de quem e a serviço de quem existe o estado. São os mandantes dos mandatários. E mandantes, patrões, costumam exigir explicações sobre o que estão fazendo em seu nome e sobre os serviços que prestam.

Assim como o Código do Consumidor, que demorou a encontrar seus caminhos e ainda é desrespeitado, não se esperam mudanças de uma hora para outra, porque, afinal, a estrutura é do isolamento. Estado poderoso de um lado e povo que não quer se incomodar de outro, porque é difícil reclamar, de outro.

Uma lei só não muda essa cultura. Nem o Estado, em todos os seus ramos, vai mudar sozinho. Vai ser preciso forçar a abertura de portas com a lei à mão.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...