Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, novembro 07, 2014

Blog do Valter deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Mais de 300 idosos participam do 1° Fórum da Pesso...":

Quero parabenizar o governo Valmir Queiroz Mariano através da SEMAS, por essa bela iniciativa de promover esse primeiro "Fórum da Pessoa Idosa de Parauapebas" e principalmente pela capacidade de mobilização de uma quantidade considerável de participantes ao evento, que com certeza para que houvesse tamanha presença, deve ter sido disponibilizado transportes coletivo para conduzi-los até o local do evento. 

Gostaria de fazer algumas observações ao evento não como jornalista, mas como idoso o que me honra muito ter atingido esse estágio da vida, já desfrutando dos meus 61 anos de idade, às portas dos meus 62 anos que completarei em 26 de fevereiro de 2015. 

Confesso que meu maior sonho era conseguir atingir essa categoria denominada de IDOSO, para sentir na pele todos os preconceitos que os seres humanos são vítimas nessa fase da vida, principalmente aqui no Brasil. 

Nos países mais desenvolvidos, nessa fase da vida, significa garantia e oportunidade de colocação no mercado de trabalho por causa da experiência de vida acumulada ao longo dos anos, aqui no Brasil, basta atingir os 40 anos de idade para o cidadão e cidadã sentir na pele as dificuldades de serem inseridos no mercado de trabalho. 

Claro que não estou atribuindo aqui a responsabilidade da administração pública municipal por essa situação vivida por todos nós idosos aqui no Brasil, esta não é uma situação só em Parauapebas que o idoso com capacidade produtiva ainda seja descartado de qualquer atividade que lhe proporcione o prazer de sentir-se útil no seio da sociedade. 

Infelizmente essa situação é comprovada no Brasil inteiro. 

Quantas pessoas idosas com capacidade produtiva que ainda podem desenvolver atividades diversas dentro de sua capacidade profissional e acadêmica, contribuindo com sua experiência de vida para com os mais jovens nós temos aqui em Parauapebas e no Brasil e são descartados ? 

Porque conhecimento se adquire até no ventre materno conforme está comprovado pela psicologia evolutiva, mas experiência, só se adquire com o tempo de vida atingido por cada um de nós. 

Essas experiências podem ser de forma positiva ou negativa, dependendo da formação moral e de caráter que foi pautada a vida de cada um de nós. 

Exemplo do que estou falando a gente vê na televisão todo dia pessoas idosas que deveriam ser exemplos para os mais jovens, estão envolvidos com diversas práticas de crimes. 

Quantos profissionais idosos existem nos quatro cantos do nosso Brasil, que poderiam ser aproveitados para realizarem palestras em instituições de ensino de nível fundamental ao universitário de acordo a sua formação profissional e acadêmica, contribuindo assim para o enriquecimento do currículo escolar dos mais jovens ? 

Gostaria muito que os governantes deste nosso país tanto na esfera municipal, estadual e federal, criassem um programa de inclusão social para nós idosos, que aproveitassem a nossa experiência de vida e profissional, para colaborar com o crescimento intelectual e moral dos nossos jovens que também, fatalmente serão os idosos do amanhã. 

Finalizando, que tal os nossos governantes criarem uma COTA para o IDOSO ainda com capacidade produtiva, obrigando tanto empresas públicas como privadas admitirem em seus quadros de funcionários pessoas que atingiram a MELHOR IDADE ? 

É uma sugestão que deve ser analisada.


Valter Desiderio Barreto - Idoso com grande capacidade produtiva ainda.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...