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quinta-feira, outubro 26, 2017

Homem despeja tinta vermelha nas águas da Fontana di Trevi, em Roma

Graziano Cecchini diz que intenção era protestar contra corrupção e sujeira na capital italiana. Ele já havia feito a mesma coisa em 2010.

Por Associated Press
As águas da Fontana di Trevi, em Roma, após o ativista Graziano Cecchini despejar tinta vermelha no local, na quinta-feira (26) (Foto: Massimo Percossi/ANSA via AP)

As águas da Fontana di Trevi, em Roma, após o ativista Graziano Cecchini despejar tinta vermelha no local, na quinta-feira (26) (Foto: Massimo Percossi/ANSA via AP).
 
 
Um italiano despejou tinta vermelha na Fontana di Trevi, na quinta-feira (26) – dez anos depois de cometer o mesmo ato de vandalismo em um dos mais famosos monumentos de Roma. 
 
Graziano Cecchini insistiu que a tinha não prejudicaria a fonte e que tinha como intenção protestar contra a corrupção e a sujeira de Roma. 
 
 
Segundo testemunhas, Cecchini conseguiu escalar uma lateral da fonte e despejar a tinta, transformando as águas em um lago vermelho.
 
A polícia o retirou do local.
Graziano Cecchini despeja tinta vermelha nas águas da Fontana di Trevi, em Roma, na quinta-Feira (26) (Foto: Massimo Percossi/ANSA via AP)
 
Graziano Cecchini despeja tinta vermelha nas águas da Fontana di Trevi, em Roma, na quinta-Feira (26) (Foto: Massimo Percossi/ANSA via AP).
 
 
Em um comunicado, Cecchini disse que o protesto era um “grito de que Roma não está morta, está viva e pronta para voltar a ser a capital da arte, vida e Renascença”. 
 
Cecchini também foi responsável por espalhar milhares de bolas de plástico coloridas nas Escadarias da Praça da Espanha, em Roma, em 2008. 
 
 
Na tarde da quinta, as autoridades tinham desligado o sistema hidráulico da Fontana di Trevi e estavam escoando a fonte para prevenir qualquer dano causado pela tinta.
Vista da Fontana di Trevi, em Roma, após o ativista Graziano Cecchini despejar tinta vermelha no local, na quinta-feira (26) (Foto: Massimo Percossi/ANSA via AP)
 
Vista da Fontana di Trevi, em Roma, após o ativista Graziano Cecchini despejar tinta vermelha no local, na quinta-feira (26) (Foto: Massimo Percossi/ANSA via AP).
 
 
 
“Ações como esta demonstram ignorância e uma total falta de senso cívico”, disse o vice-prefeito, Luca Bergamo. 
 
 
Durante a primeira ação do tipo de Cecchini, em 2010, um grupo de extrema-direita reivindicou a autoria e disse que aquilo era um protesto contra o custo da organização do Festival de Cinema de Roma. 
 
 
Eles disseram que a tinta vermelha era uma referência ao tapete vermelho do evento. 
 
 
A edição de 2017 do festival foi aberta na quinta.

O Que é a Igreja?





Por Valter Desiderio Barreto.
     Ministro do Evangelho

Igreja. 

Vemos esta palavra por toda a parte. 

Algumas pessoas usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente. 

Outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses. 

As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus. 

Neste artigo, examinaremos brevemente o significado de “igreja” na Bíblia.

Igreja: O que significa?
 
Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? 

Não. 

É um edifício construído com pedras vivas. 

“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”(1 Pedro 2:5). 

Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito” (Efésios 2:19-22). 
 
A palavra grega traduzida como “igreja” significa, literalmente, “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. 

A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. 

É um corpo constituído de componentes vivos. 

Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). 

Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). 

Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). 

Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2). 
 
Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28). 

Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. 

Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20). 
 
A Igreja Universal e a Igreja Local.
 
Algumas vezes a Bíblia usa a palavra “igreja” no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. 

Jesus falou da igreja deste modo: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). 

Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. 

Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. 

Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: “...Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23). 

Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26). 
 
Frequentemente, a palavra “igreja” é usada para descrever uma congregação local ou assembleia de santos. 

Note uns poucos exemplos: “…à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…” (1 Coríntios 1:2); “E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:17); “...saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Romanos 16:5). 

Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. 

Quando as pessoas obedecem a palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com outros irmãos na fé. 
 
A Igreja: Organismo, não Organização.
 
A igreja é uma organização? 

Muitas pessoas têm a noção errada de que a igreja é uma organização ou instituição, independente do povo que compõe a igreja. 

Este não é o conceito bíblico de igreja. 

Jesus não morreu para estabelecer uma instituição, mas para salvar o povo do pecado (Atos 20:28; 1 Coríntios 6:20). 

Jesus e o Pai não habitam numa organização, mas no povo que os obedece (João 14:15, 23). 
 
Em vez de falar de uma organização, a Bíblia descreve a igreja como um corpo composto de membros vivos (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Colossenses 1:18,24; Efésios 5:23). 

Estes membros do corpo são “blocos” ou “pedras” usados na construção da igreja (1 Pedro 2:5; 1 Coríntios 3:10-15). 
 
Muitas pessoas sugerem que a “igreja universal” é constituída de todas as congregações locais no mundo. 

Isto não é um conceito bíblico. 

Uma igreja local consiste de discípulos que se reúnem num determinado lugar. 

Eles podem ser identificados e contados (Romanos 16:14, 15; 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15). 

A igreja universal consiste de todos os discípulos de Cristo em todo o mundo. 

Nenhum homem é capaz de identificar e contar todos os membros deste corpo universal. 

Tentativas de contar todos os verdadeiros cristãos em uma nação ou no mundo ilustram a ignorância e a vaidade dos homens.

As denominações evangélicas, insistem em fazer estatísticas de quantidade de "almas salvas" através do trabalho que eles realizam entre os "incrédulos" no mundo, e o pior ainda, muitos membros dessas denominações evangélicas ainda afirmam que os "domésticos" da fé que a Bíblia se refere, são os adeptos de sua denominação. 

"Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé". GÁLATAS 6: 10.

Domésticos da fé se refere as Igrejas vivas do Senhor Jesus Cristo em qualquer parte do mundo, e não membros de denominações evangélicas, ou qualquer outro grupo religioso.

Isso é um absurdo !

Somente Deus pode contar e identificar seus “primogênitos arrolados nos céus” (Hebreus 12:23). 
 
Descrições Bíblicas da Igreja que Pertence a Jesus.

A Bíblia não usa títulos  exclusivos para a igreja. 

É errado, portanto, insistirmos em títulos de denominações que todas as igrejas fiéis tenham que usar. 

Muitas passagens falam simplesmente da igreja, algumas vezes identificando o local (cidade ou casa) onde o grupo de discípulos de Jesus se reunia. 

Portanto, podemos nos referir à igreja simplesmente como “a igreja” (Atos 8:1; 9:31; Romanos 16:1). 
  
Frequentemente, as descrições da igreja no Novo Testamento mostram a relação que existe entre o Senhor e sua igreja. 

A igreja pertence a Deus, e é, muitas vezes, chamada “a igreja de Deus” (veja Atos 20:28; 1 Coríntios 1:2; 10:32; Gálatas 1:13; 1 Timóteo 3:5,15). 

Jesus derramou seu sangue para comprar a igreja. 

Portanto, Paulo falou de “igrejas de Cristo” (Romanos 16:16) e Jesus falou de sua própria igreja (Mateus 16:18). 

O povo de Deus pode ser corretamente descrito como a “igreja dos primogênitos arrolados nos céus” (Hebreus 12:23). 
 
Consideremos o significado de descrições bíblicas comuns da igreja.

O Corpo de Cristo (Colossenses 1:24; Efésios 1:22-23; 4:12). 

Assim como o corpo humano não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nosso cabeça, Jesus Cristo (Efésios 5:23; Colossenses 1:18). 

Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30).

O Reino de Deus ou Reino dos Céus (Mateus 3:2; 4:17; Lucas 4:43; Atos 8:12; 19:8; 20:25; 28:23,31). 

A ideia de reino ressalta a posição de autoridade do rei (veja 1 Coríntios 4:20; Hebreus 1:8; 12:28-29; Mateus 28:18-20; Apocalipse 12:10). 

O reino de Cristo não é deste mundo (João 18:36). 

Em vez de ser uma entidade política e mundana, a igreja é um reino espiritual assentado no caráter santo de Deus. 

Podemos entrar no reino somente quando formos transformados espiritualmente (Colossenses 1:13). 

Como servos do Rei, temos que desenvolver as características espirituais de nosso Senhor (Tiago 2:5), incluindo sua humildade, inocência (Marcos 10:14-15) e santidade (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21).

A Casa de Deus (1 Timóteo 3:15) não é um edifício material, mas o santuário e a habitação do Senhor (Efésios 2:21-22). 

É um edifício espiritual (1 Pedro 2:5).

O Rebanho de Deus (Atos 20:28). 

Jesus é o bom pastor que deu sua vida pelas ovelhas (João 10:11). 

As ovelhas ouvem sua voz e o seguem para receber a vida eterna (João 10:27-28).

Nomes Humanos Causam Divisão.
 
A divisão religiosa em nossa sociedade é vergonhosa. 

Muitas pessoas estão confusas num mundo com muitos nomes diferentes de igrejas. 

Alguns destes nomes honram certos homens, enquanto outros ressaltam pontos doutrinários específicos. 
 
A unidade dos salvos é baseada no nome e na doutrina de Cristo. 

Devemos fazer tudo pela autoridade de Jesus ou em seu nome (Colossenses 3:17). 

“Não há salvação em nenhum outro...nome...” (Atos 4:12). 

Esta unidade é possível somente quando falamos e pensamos a mesma coisa, que é a doutrina de Cristo (1 Coríntios 1:10). 

Quando os homens começam a seguir outros homens, perdem a unidade com Cristo e seu povo (1 Coríntios 1:11-13). 

Divisões e contendas acontecem na igreja, em parte, porque algumas pessoas se identificam somente com nomes humanos. 

Paulo argumentou que devemos identificar-nos somente com o Senhor que servimos. 

Jesus foi crucificado por nós e somos batizados em seu nome. 

Jesus, e não homens, merece nossa dedicação e honra. 

Os verdadeiros seguidores de Deus fazem parte da igreja que pertence a Jesus.

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