Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, outubro 11, 2023

Antes e depois de assassinatos em base de Israel: vítimas gravam vídeo se escondendo de tiros; depois, aparecem mortas em imagens do Hamas

Grupo foi morto em em Zikim, no sul de Israel, por terroristas do Hamas. 

Mais de duas mil pessoas morreram após grupo extremista armado iniciar ataques em Israel no sábado.

Por Roney Domingos, Ricardo Gallo, g1 — São Paulo.

Vídeos mostram mortes em ataque do Hamas do ponto de vista da vítima e dos terroristas

Dois vídeos divulgados em redes sociais mostram o antes e o depois de assassinatos cometidos pelo Hamas em uma base militar de Zakim, no sul do país, no último sábado (7).

No primeiro vídeo, um grupo se abriga no banheiro da base militar. Entre eles, estão ao menos sete pessoas: uma filmando com o celular, três rapazes, uma garota e dois homens, um dos quais um militar que usa capacete, uniforme de combate e está armado com metralhadora.  

Ao fundo, é possível ouvir tiros disparados enquanto o grupo fica agachado e em silêncio, tentando se proteger.

Rapaz em vídeo se protegendo de ataques e, depois, assassinado pelo Hamas — Foto: Reprodução

Rapaz em vídeo se protegendo de ataques e, depois, assassinado pelo Hamas — Foto: Reprodução.

O grupo tentava se proteger de terroristas da Brigada Izz el-Deen al-Qassam, o braço armado do grupo extremista Hamas, que atacou a base nas primeiras horas de sábado (7).

Algum tempo depois, eles seriam assassinados —como mostra um segundo vídeo, esse divulgado pela própria Brigada Al-Qassam nas redes sociais: três dos jovens que filmaram a si mesmos se protegendo aparecem mortos no chão.

As imagens são acompanhadas da seguinte mensagem: "Cenas do ataque dos comandos da Brigada Al-Qassam à base militar de Zikim e a captura de um grupo de soldados inimigos. 

Sábado, 7 de outubro de 2023".

O vídeo do Hamas mostra também a ida dos terroristas pelo mar até chegar em Zikim, e depois um trajeto de carro por Israel.

Conflito.

Imagens fortes: vídeos mostram execuções de israelenses por soldados do Hamas

Imagens fortes: vídeos mostram execuções de israelenses por soldados do Hamas.

O conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, que controla a Faixa de Gaza, deixou mais de 2 mil mortos até a manhã desta quarta-feira, sendo mais de mil em território israelense, incluindo estrangeiros de diversos países.

Do número total de mortos, em torno de 800 são palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza. 

Além deles, outros 1.500 integrantes do Hamas foram encontrados mortos nesta terça-feira dentro do território de Israel.

Autoridades de ao menos nove países confirmaram ter cidadãos entre os mortos: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Tailândia, Nepal, Camboja e Paraguai, totalizando 51 pessoas - algumas delas tinham cidadania israelense também. 

Ainda há vários estrangeiros desaparecidos.

Avião da FAB com 1º grupo de brasileiros resgatados em Israel pousa em Brasília

Avião da FAB com 1º grupo de brasileiros resgatados em Israel pousa em Brasília.

Saiba mais

O que aconteceu até agora?

G1 Explica: o conflito violento entre Israel e Palestina que dura mais de 70 anos

G1 Explica: o conflito violento entre Israel e Palestina que dura mais de 70 anos

▶️ Como foi o ataque? 

As ações do Hamas do último sábado (7) se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde o grupo lançou 5 mil foguetes.

  • Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.
  • Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.

▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.

  • "Estamos em guerra e vamos ganhar", disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. "O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu."
  • Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.

▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã desta terça-feira, que mais de 2.100 pessoas morreram. Mais de 1.200 foram em Israel. O Ministério da Saúde de Gaza informou ter registrado 900 mortes de palestinos.

▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.

  • Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km².
  • Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312,4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).
  • Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.

▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.

  • Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.

VÍDEOS: conflito entre Israel e Hamas.


Forte explosão é vista durante a noite na Faixa de GazaVídeo mostra tiroteio no meio da rua em Israel, na fronteira com a Faixa de GazaMapa mostra onde foram os ataques do Hamas em Israel

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...