Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, agosto 23, 2023

'Você não tem o direito de vir para este país', diz Ron DeSantis, dos EUA, a brasileiros

Por Sandra Cohen.

Especializada em temas internacionais, foi repórter, correspondente e editora de Mundo em 'O Globo'

O governador da Flórida, o ultraconservador Ron de Santis, em agosto de 2023 em Iowa, nos EUA — Foto: Charlie Neibergall/ AP

O governador da Flórida, o ultraconservador Ron de Santis, em agosto de 2023 em Iowa, nos EUA — Foto: Charlie Neibergall/ AP.

Em campanha para obter a indicação do Partido Republicano à Casa Branca, o governador Ron DeSantis, da Flórida, disparou a retórica contra o fluxo de imigrantes brasileiros nos EUA com o intuito de angariar o voto conservador de seus correligionários.

“Se você está no Brasil, você não tem o direito de vir para este país”, afirmou, em entrevista à emissora de rádio WGIR, de New Hampshire.

A declaração, em referência a brasileiros em geral, reforça a política linha-dura de imigração do governador, considerado o único com chances de desbancar o ex-presidente Donald Trump na indicação do partido às eleições do próximo ano. 
DeSantis juntou a Polônia e o Brasil no mesmo saco para dizer que seus cidadãos não são bem-vindos nos EUA.

“As pessoas vêm porque o povo americano acha que é do nosso interesse receber pessoas”, atestou.

Com isso, ele descarta, se eleito, conceder anistia aos que estão em situação irregular no país e defende um sistema parecido com o do Canadá ou da Austrália, que foca nas habilidades e nas qualificações do imigrante para recebê-los.

Para ser mais específico, DeSantis quer acabar com a possibilidade de estender a cidadania à família do imigrante: “Um cidadão americano deve trazer ou cônjuge ou filhos estrangeiros. 

Mas trazer esses primos, tios e tal não é o caminho. 

Vamos nos livrar disso e nos concentrar mais nas necessidades dos americanos.”

Os EUA abrigam a maior população imigrante brasileira do mundo, segundo o Instituto de Política da Migração, think tank americano mantido pelo Carnegie Endowment for International Peace. 
Mas eles representam apenas 1% dos 44,9 milhões de imigrantes do país.

Metade dos brasileiros se concentra em três estados: Flórida (22%), Massachusetts (17%) e Califórnia (11%).

O governador DeSantis vem implementando medidas repressivas para combater a entrada de pessoas no estado. 

Em junho passado, ele delineou propostas para uma abordagem mais severa em relação à população em situação irregular.

Isso inclui o envio de militares dos EUA para a fronteira sul e a detenção e deportação de quem não tiver documentos apropriados. 

DeSantis defende o fim da cidadania norte-americana automática aos nascidos no país e a construção de um muro na fronteira sul — ideias assimiladas de Trump, seu principal adversário no partido.

DeSantis pretende superá-lo com uma abordagem mais severa. 

Aliás, o slogan “Sem Desculpas”, de sua plataforma anti-imigração, é também um recado direto a Trump – o de que ele não conseguiu cumprir promessas e combater, em seu mandato, a imigração ilegal.

Lançamento de pré-candidatura do governador da Flórida é considerado um fiasco

Lançamento de pré-candidatura do governador da Flórida é considerado um fiasco.

 

Ron DeSantis após a eleição de terça-feira, quando se dirigiu a seus apoiadores — Fot: Getty Images via BBC.


 


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...