Assassino tem 21 anos e foi preso.
Ele é ex-aluno do colégio e entrou na instituição alegando que precisava de documentos.
Por Gabriel Bukalowski e Kathulin Tanan, g1 PR e RPC Londrina
Karoline Verri Alves e Luan Augusto — Foto: Arquivo pessoal.
A aluna morta com um tiro e o rapaz atingido por um disparo na cabeça no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, nesta segunda-feira (19) eram namorados, de acordo com familiares.
Eles foram identificados como Karoline Verri Alves e Luan Augusto.
O casal foi atingido por um ex-aluno, de 21 anos.
De acordo com a Polícia Militar, ele foi até a direção do colégio alegando que precisava solicitar documentos, quando fez os disparos.
A ocorrência foi registrada às 9h20. O atirador foi preso.
Karoline morreu no local e Luan foi levado em estado grave para o Hospital Universitário de Londrina (H.U) a 14 quilômetros de Cambé.
Ex-aluno invade escola e mata estudante a tiros em Cambé, no Paraná.
Violência nas escolas.
No Brasil, houve 31 ataques com violência extrema a escolas em pouco mais de 20 anos (entre janeiro de 2002 e maio de 2023), segundo estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesse período, 36 pessoas morreram, sendo:
- 25 estudantes (15 meninas e 10 meninos);
- quatro professoras;
- uma coordenadora;
- uma inspetora;
- cinco atiradores (suicídio).
O balanço ainda não inclui o caso desta segunda-feira, em Cambé.
Criança morre após escola ser invadida no Paraná — Foto: Kathulin Tanan/ RPC.
O que dizem autoridades.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), decretou luto de três dias no estado e lamentou a morte da estudante.
A violência do brutal ataque em uma escola estadual em Cambé causa indignação e pesar.
O assassino foi preso, será julgado e condenado pelo crime bárbaro que cometeu.
Como governador e pai a minha solidariedade aos familiares nesse momento de dor tão profunda.
Paraná está em luto.
Carro do IML em escola no Paraná — Foto: Kathulin Tanan/RPC.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou a invasão e a morte.
“Tive uma notícia que impacta todas as famílias brasileiras.
Infelizmente vimos a violência se manifestar onde é o lugar mais sagrado para as famílias. Houve um novo ataque de violência no Paraná.
Infelizmente uma jovem perdeu a vida, e outro foi baleado”, disse Dino.
“Hoje vemos no Brasil a apologia à violência na palma das mãos dos jovens”, destacou.
A Prefeitura de Cambé divulgou uma nota oficial na qual manifestou solidariedade e se colocando à disposição dos pais dos alunos.
“Neste momento de imensa dor, nossos corações estão com as famílias das vítimas, que estão enfrentando uma perda irreparável.
Oferecemos nosso mais sincero apoio e solidariedade, colocando à disposição todos os recursos e suporte necessários para auxiliá-las neste momento tão difícil”.
- Brasil teve pelo menos 30 ataques violentos a escolas desde 2002.
Disparo em escola deixa uma aluna morta e outro ferido — Foto: Arte/g1.
COMENTÁRIO:
“Tive uma notícia que impacta todas as famílias brasileiras.
Infelizmente vimos a violência se manifestar onde é o lugar mais sagrado para as famílias. Houve um novo ataque de violência no Paraná.
Infelizmente uma jovem perdeu a vida, e outro foi baleado”, disse Dino.
“Hoje vemos no Brasil a apologia à violência na palma das mãos dos jovens”, destacou.
A Prefeitura de Cambé divulgou uma nota oficial na qual manifestou solidariedade e se colocando à disposição dos pais dos alunos".
“Tive uma notícia que impacta todas as famílias brasileiras.
Infelizmente vimos a violência se manifestar onde é o lugar mais sagrado para as famílias. Houve um novo ataque de violência no Paraná.
Infelizmente uma jovem perdeu a vida, e outro foi baleado”, disse Dino.
“Hoje vemos no Brasil a apologia à violência na palma das mãos dos jovens”, destacou.
A Prefeitura de Cambé divulgou uma nota oficial na qual manifestou solidariedade e se colocando à disposição dos pais dos alunos.
Valter Desiderio Barreto.
Barretos, São Paulo, 19 de junho de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário