Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 12, 2023

Infidelidade financeira: como evitar o problema que causa divórcios no Brasil todos os anos

Conversar sobre dinheiro, ser transparente sobre ganhos e gastos e ter uma reserva de emergência são as principais dicas de especialistas ouvidos pelo g1. 

Episódio desta semana do podcast Educação Financeira fala sobre o tema.

Por Bruna Miato, g1.

Infidelidade financeira: como evitar o problema que causa divórcios no Brasil

Infidelidade financeira: como evitar o problema que causa divórcios no Brasil.

A última edição da pesquisa Estatística do Registro Civil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que, em 2021, o Brasil teve um total de 386,8 mil divórcios concedidos em 1ª instância ou realizados por escrituras extrajudiciais, 16,8% a mais que em 2020.

Com esse crescimento, a taxa geral de divórcios no país (que é o número de superações para cada mil pessoas de 20 anos ou mais) subiu de 2,15‰ para 2,49‰. 

O número, no entanto, pode ser maior, segundo o instituto.

Há diversos motivos que podem levar um casal à decisão do divórcio. Porém, uma tendência observada por especialistas nos últimos anos em vários relacionamentos é o aumento de separações por problemas trazidos por questões financeiras.

Dentro deste contexto, destaca-se a infidelidade financeira entre os casais

Segundo Jansen Costa, sócio fundador da Fatorial Investimentos, como o próprio nome sugere, esse problema está ligado à falta de honestidade em relação às finanças de uma das partes.

  • Globo.com: leia as principais notícias do dia.

O que é a infidelidade financeira?

O especialista explica que a infidelidade financeira vai muito além de que o parceiro utilize dinheiro do casal para custear um relacionamento extraconjugal. 

O problema pode estar em situações tratadas como menos importantes, mas que também têm potencial para causar grandes problemas, como por exemplo:

  • esconder alguma compra do parceiro;
  • mentir sobre o quanto ganha ou sobre qualquer dinheiro a mais que entra ou sai da conta no mês;
  • descumprir o limite de gastos estabelecido dentro do relacionamento com coisas não essenciais;
  • esconder problemas financeiros, como dívidas;
  • não considerar a opinião do parceiro antes de tomar decisões que possam impactar a renda do casal ou da família, como mudanças de emprego ou trocar de carro.

Como evitar o problema?

Para evitar ter problemas com a infidelidade financeira, então, a resolução mais fácil seria apenas priorizar a honestidade no relacionamento. 

Mas, essa tarefa pode ser desafiadora quando se tem sob perspectiva as diferentes criações que as pessoas têm no Brasil (e no mundo) quando o assunto é dinheiro.

O educador financeiro da Rico Investimentos e autor do livro "Emoções Financeiras", Thiago Godoy, e o Jansen, da Fatorial, dão três principais dicas de como aplicar a fidelidade financeira na prática:

  1. conversar sobre dinheiro desde o começo do relacionamento;
  2. ter transparência sobre renda, despesas e objetivos;
  3. construir uma reserva de emergência.
Infidelidade financeira causa problemas entre casais — Foto: Mikhail Nilov/Pexels

Infidelidade financeira causa problemas entre casais — Foto: Mikhail Nilov/Pexels.

1️⃣ Segundo Thiago, é necessário falar sobre dinheiro em um relacionamento a partir do momento em que o casal decide ter algo sério. 

Para o educador, um namoro ou um casamento não se mantém apenas com o amor, mas sim com a parceria em diversos aspectos.

Dessa forma, que as duas partes tenham uma visão parecida ou, pelo menos, que complementar no que diz respeito às finanças é essencial para que o relacionamento funcione no longo prazo.

2️⃣ Os especialistas compartilham da ideia de que trabalhar a transparência é a melhor forma de evitar os casos de infidelidade financeira. ,

Isso é válido para tudo: planilhar quanto cada um ganha, quanto gasta, quanto pretende ter daqui um tempo, quais são os objetivos em conjunto e qual o valor necessário para alcança-los, apenas para citar alguns exemplos.

3️⃣ Jansen pontua que, depois de estabelecida a transparência no relacionamento, o próximo passo é que o casal tenha uma reserva de emergência para passar por qualquer situação adversa, como perder um emprego ou uma dívida inesperada, por exemplo.

De acordo com o especialista, uma reserva ajuda o casal a passar pelos problemas com maior tranquilidade, evitando decisões impulsivas que possam prejudicar as finanças e o relacionamento.

🎧 Ouça o podcast de Educação Financeira

No episódio desta semana do podcast Educação Financeira do g1, Jansen e Thiago explicam e exemplificam o que é a infidelidade financeira, e dão dicas de como um casal pode se organizar para evitar que essas situações ocorram dentro do relacionamento.

COMENTÁRIO: 

"Infidelidade financeira causa problemas entre casais.

Para o educador, um namoro ou um casamento não se mantém apenas com o amor, mas sim com a parceria em diversos aspectos". 

A origem do relacionamento conjugal, está apenas entre o casal, homem, e mulher, segundo as Sagradas Escrituras. 

Valter Desiderio Barreto.

Barretos, São Paulo, 12 de junho de 2023.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...