Leiam, e meditem essa fascinante história, da queda do homem aqui no mundo.
Vamos lá!
A história da tentação da serpente no Éden está escrita no livro de Gênesis.
O que é uma serpente em primeiro lugar?
Serpente é um termo antigo que se refere a “uma criatura nociva que rasteja, sibila ou pica”.
Então, simplesmente dizendo, é uma forma de cobra.
Mas usaremos o antigo termo "serpente" ao longo desta narrativa para reter seu conceito original baseado na história de sua tentação no Éden.
Gênesis é o primeiro livro da Bíblia.
Lá, você lerá a história da Criação em que Deus criou a terra em 6 dias e descansou no sétimo dia. Gênesis 1: 1 a 3.
Esta criação de 6 dias deu à terra tudo o que ela precisava para a vida e sustento – luz, firmamento, vegetação, corpos celestes, animais e humanos versos 3 a 31.
Onde no Gênesis podemos encontrar a história da tentação da serpente no Éden?
Anteriormente, discutimos a criação de 6 dias.
Não vamos discuti-lo em detalhes, no entanto.
Vamos nos concentrarmos apenas nas criações envolvidas na cena da tentação – vegetação, animais e humanos.
A vegetação, consistindo de plantas com sementes e árvores frutíferas em terra, foi criada no terceiro dia.
Os animais foram feitos no quinto e sexto dias.
Incluídos no sexto dia estavam os humanos, Adão e Eva (Gênesis 1:11-13, 20-30).
Quando Deus terminou, viu que tudo o que havia feito era muito bom, verso 31.
Vamos explorar o Jardim do Éden antes de finalmente chegarmos ao ponto.
Tendo mencionado que tudo o que Deus fez era muito bom (Gênesis 1:31), é verdade, a terra era linda, particularmente o Jardim do Éden, o lar de Adão e Eva que Deus colocou no leste (versículos 4-25 do capítulo 2).
Aqui, “Fez crescerem da terra majestosas árvores de toda espécie, para utilidade e para ornamentação.
Foram formadas as belas flores, de rara beleza, de toda cor e matiz, perfumando o ar”
No meio desse belo jardim havia duas árvores especiais: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9)
2) A Serpente Foi o Animal Mais Astuto Que Deus Criou
Animal mais astuto?
Sim.
Genesis 3:1 diz, “A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus havia criado.”
Na versão King James da Bíblia, astuto é chamado de “sutil”.
Derivado da palavra hebraica ‘arum, sutil significa uma “tendência de caráter desfavorável”, com uma conotação de ser “inteligente” ou “astuto”.
Isso significa que a serpente foi criada má?
Não.
A conotação de que a serpente era “inteligente ou astuta” está no sentido favorável de “ser prudente” Provérbios 12:16.
Na verdade, a serpente estava entre as criaturas que Deus declarou “boas” ou “muito boas” (Gênesis 1:25, 31).
O caráter maligno das serpentes hoje é apenas “resultado da Queda e subsequente maldição”, não sua característica quando foram criadas.
3) Por trás do disfarce desta serpente estava o próprio diabo.
Em Gênesis 3:1 a serpente pergunta a Eva, “Deus realmente disse que vocês não devem comer do fruto de nenhuma das árvores do jardim?”
E nos versículos 2-5, eles continuaram conversando.
Bem, “o tentador…era o diabo, na forma e semelhança de uma serpente”.
Então, era apenas uma semelhança de uma serpente, não realmente um animal vivo possuído pelo demônio?
Se era “apenas a forma visível e aparência de uma serpente” como em Êxodo 7:12 ou “uma verdadeira serpente viva, atuada e possuída pelo diabo, não é certo: com a permissão de Deus, pode ser qualquer um”.
Em todo caso, o que é certo é que esse demônio não era outro senão o próprio Satanás.
Ele apenas usou a serpente no Éden “como um meio em sua tentativa de enganar o homem”.
A propósito, quem era Satanás? Qual foi o passado dele? Ele era realmente mau desde o começo?
A Bíblia começa “no princípio” quando “Deus criou os céus e a terra” Gênesis 1:1.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava com Deus no princípio” João 1:1-2.
Gênesis 1:1 fala sobre o começo do mundo.
Mas a Palavra descrita em João 1:1 é o Criador de todas as coisas – Deus.
A Palavra, que era o próprio Deus, é anterior ao início mencionado em Gênesis 1:1.
Concluindo a seção anterior, antes da criação do mundo Gênesis 1º, Cristo já existia “como Deus” e estava “associado a Deus”.
Vivendo com Ele no céu estava um ser divino chamado Lúcifer, o “brilhante”, o “portador da luz”, a “estrela da manhã”, o “filho da manhã” e o “filho da aurora”.
Ele foi “o primeiro dos querubins cobridores, santo e imaculado”.
Ele era “cheio de sabedoria” e “perfeito em formosura”. Ezequiel 28:12-15.
Mas, você sabe, Lúcifer não se contentou apenas em estar ao lado de Deus.
Ele “desejava ser o primeiro em poder e autoridade”.
“Ele queria ser Deus, ter o governo do céu.”
Eventualmente, “ele ganhou muitos dos anjos para o seu lado”.
Junto com eles, ele foi “expulso dos tribunais de Deus”.
Junto com isso, seu belo nome, Lúcifer, ficou conhecido como Satanás.
Mas a história não acabou aí.
“A obra de rebelião e egoísmo continuou na terra”, encerrou White.
Por que ele escolheu a serpente no Éden como meio de enganar?
Satanás escolheu a serpente como seu dispositivo (Gênesis 3:1) porque era uma “criatura especiosa” com uma “pele manchada” e “ficou ereta”.
Além disso, este animal era uma “serpente voadora, que parecia vir do alto como um mensageiro do mundo superior, um dos serafins”, como em Isaías 14:29.
E daí? Por que não qualquer outro animal?
Bem, “muitas tentações perigosas chegam até nós em alegres cores finas que são apenas superficiais e parecem vir de cima”.
Além disso, sabendo que Satanás já foi um anjo no céu (Ezequiel 28:12-15;.
Ademais, a serpente era “sem dúvida mais sutil do que qualquer outra”.
E “embora tenha perdido a santidade”, por meio da serpente, Satanás “ procurou reter a sagacidade de um anjo, e se tornando sábio para fazer o mal”,
Simplesmente dizendo, Satanás “sabia de mais vantagem ao fazer uso da serpente, para enganar a Eva, com seu diálogo.
4) Ele se posicionou em uma das árvores especiais no jardim.
Agora que sabemos que Satanás escolheu a serpente como seu meio de enganar (Gênesis 3), vamos descobrir exatamente onde ele ficou no Jardim do Éden.
Lembre-se das duas árvores especiais que discutimos anteriormente?
No primeiro item deste artigo, descobrimos duas árvores especiais no jardim — a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9).
Entre esses dois, aprendemos que é do último que Adão e Eva não foram permitidos por Deus comer. Se o fizessem, morreriam (verso 17).
Qual deles Satanás escolheu?
Com exceção da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus permitiu que Adão e Eva comessem de qualquer uma das árvores do Jardim do Éden (Gênesis 2:16-17).
Aparentemente, foi na árvore do conhecimento do bem e do mal que Satanás se posicionou.
E enquanto esperava por sua presa, ele comia vagarosamente de seus frutos.
5) Ele tentou Eva a comer o fruto proibido.
Sabendo que podiam comer de qualquer uma das árvores do jardim, exceto da árvore do conhecimento (Gênesis 2:16-17), você pode imaginar Adão e Eva indo de uma árvore para outra para provar seus deliciosos frutos.
Um dia, enquanto explorava o Éden (Gênesis 3:1), Eva foi “sozinha… distante de seu marido”.
E adivinha.
Ela estava chegando “perto da árvore proibida”.
Bem, era definitivamente o que Satanás estava esperando.
A tentação.
Satanás, na forma de uma serpente, perguntou zombeteiramente a Eva:
“Deus realmente disse que vocês não devem comer do fruto de nenhuma das árvores do jardim?” Gênesis 3:1.
De qualquer forma, ela respondeu:
“Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: "Não comam e nem sequer toquem no fruto daquela árvore; se o fizerem, morrerão".
Satanás insistiu: “É claro que vocês não morrerão!” verso 4.
Satanás “assegurou a Eva que assim que ela comesse do fruto, ela receberia um conhecimento novo e superior que a tornaria igual a Deus” Gênesis 3:5.
E concluiu: “Deus sabe que, no momento em que comerem do fruto, seus olhos se abrirão e, como Deus, conhecerão o bem e o mal.” verso 4.
E lembre-se, “não ocorreu a ela que poderia ser aquele inimigo caído, usando a serpente como médium”. Mas, na realidade, “foi Satanás que falou, não a serpente”.
Com isso, Eva “foi seduzida, lisonjeada e apaixonada”.
6) Ele foi capaz de convencê-la a comer a fruta.
Eva à beira de ceder
Eva “viu que a árvore era linda e que seu fruto parecia delicioso, e desejou a sabedoria que ele lhe daria”. Genesis 3:6.
Como você pode ver aqui, “depois que a dúvida e a descrença na palavra de Deus foram despertadas na mulher, a árvore parecia muito diferente para ela”.
Seu charme “apelo ao seu gosto, aos seus olhos e ao seu desejo de aumentar a sabedoria”.
E, finalmente, o que Satanás estava esperando.
7) A rendição de Eva à tentação marcou a entrada do pecado no mundo.
O resultado imediato de comer o fruto proibido.
Assim que Adão comeu do fruto que Eva lhe deu, “seus olhos se abriram, e eles perceberam que estavam nus” Gênesis 3:7.
Percebeu que eles estavam nus só agora?
Eles não estavam nus desde o início?
Sim, Adão e Eva estiveram nus desde a sua criação e nunca se envergonharam disso, verso 25 do capítulo 2.
O que isso significa?
“O amor e a paz que tinham se foram, e em seu lugar eles experimentaram uma sensação de pecado, um medo do futuro, uma nudez de alma”.
Além disso, “desapareceu o manto de luz que os envolvia”.
Assim, para esconder seus corpos nus, “eles se esforçaram para formar para si uma cobertura” de folhas de figueira Gênesis 3:7.
Claramente, o pecado agora entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva.
O que é pecado em primeiro lugar?
De acordo com 1 João 3:4. “Quem vive no pecado transgride a lei.”
A transgressão, no dicionário, é definida como “violação de uma lei, comando ou dever”.
Também significa “pecado”, “transgressão” ou “incorreção”.
Por outro lado, a lei, conforme usada no versículo acima, é “uma transcrição do caráter de Deus” manifestada em Seus mandamentos
Portanto, no contexto do que Adão e Eva fizeram, o pecado se refere ao ato de desobedecer ao mandamento de Deus de evitar comer da árvore do conhecimento do bem e do mal Gênesis 2:17.
Ao comer do fruto proibido, Adão e Eva pecaram (Gênesis 3:1-7).
E como seus descendentes, herdamos sua natureza pecaminosa no nascimento.
“Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo, e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram”. Romanos 5:12.
8) A Serpente Foi Amaldiçoada Por Deus.
O jogo da culpa.
Envergonhados de seu pecado, Adão e Eva tentaram se esconder de Deus quando O ouviram andando no jardim. Gênesis 3:8.
Mas Ele chamou a atenção de Adão e perguntou-lhe: “Onde você está?” verso 9.
Com Adão respondendo que ele se escondeu depois de perceber que estava nu, Deus perguntou a ele: “Quem lhe disse que você estava nu?
Você comeu do fruto da árvore que eu lhe ordenei que não comesse?” versos 10-11.
Em vez de compartilhar a responsabilidade pela culpa, Adão passou para Eva por lhe dar o fruto.
Quando Deus se voltou para Eva, ela fez o mesmo com a serpente por tentá-la .versos 12 e 13.
Maldição sobre a serpente.
Agora que a culpa era da serpente, obviamente ela não tinha mais ninguém para passar a culpa.
Primeira metade da maldição.
Deus disse à serpente: “maldita é você entre todos os animais, domésticos e selvagens.
Você se arrastará sobre o próprio ventre, rastejará no pó enquanto viver”. Gênesis 3:14.
Além disso, a anteriormente “mais inteligente e bela das criaturas” agora estava “privada de asas e condenada… a rastejar na poeira”,
Segunda metade dela.
Ainda se dirigindo à serpente, Deus continuou: “Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela.
Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. Gênesis 3:15.
O que isso significa?
Vamos nos concentrar no conceito de inimizade primeiro.
Literalmente, “há inimizade mortal entre a serpente e o homem onde quer que os dois se encontrem”.
É verdade que todos nós evitamos serpentes, como qualquer outro animal perigoso, sabendo que elas podem nos prejudicar.
Mas, simbolicamente, essa inimizade também significa a “luta milenar entre a "semente" ou seguidores de Satanás… e a semente da mulher”.
A semente da mulher aqui é Jesus Cristo “que veio para ‘destruir as obras do diabo"
Agora, e a frase que diz que a semente esmagará a cabeça da serpente e ela atingirá seu calcanhar?
Refere-se ao fato de que a “grande controvérsia entre Cristo e Satanás, uma batalha que começou no céu”, foi “continuada na terra, onde Cristo novamente o derrotou” e “terminará finalmente com a destruição de Satanás no final do milênio”.
9) As consequências da maldição não isentaram Adão e Eva.
No caso de Eva.
Primeira metade do pronunciamento.
Depois de amaldiçoar a serpente, Deus voltou-se para Eva, dizendo: “Farei mais intensas as dores de sua gravidez, e com dor você dará à luz” Gênesis 3:16.
Lembra-se de que Deus ordenou a Adão e Eva que “sejam frutíferos e multipliquem-se” verso 28 do capítulo 1, ?
Com isso, a gravidez era “destinada a ser uma bênção, não uma maldição”.
Mas a entrada do pecado significava que “a gravidez não seria acompanhada de dor”
E não seria uma dor qualquer.
Seria “tão intenso” como se fosse “a angústia mais severa do corpo e da mente”.
Segunda metade dela.
Ainda se dirigindo a Eva, Deus continuou: “Seu desejo será para seu marido, e ele a dominará” Gênesis 3:16.
Derivado da palavra hebraica shuq, desejo significa “correr
atrás” ou “ter um desejo violento por algo”.
Colocando isso no contexto da maldição, Eva, embora torturada pela dor do parto, “ainda sentia um desejo intenso por Adão.
Mas, em vez de ser sua ajudante, ela deveria se submeter ao marido, seu “senhor e mestre”.
Isto é, ele deveria “governá-la”,
No caso de Adão.
Primeira metade do pronunciamento.
Voltando-se para Adão, Deus disse: “Uma vez que você deu ouvidos à sua mulher e comeu da árvore cujo fruto ordenei não comer, maldita é a terra por sua causa” Gênesis 3:17.
Especificamente, “por toda a vida, terá muito trabalho para tirar da terra seu sustento.
Ela produzirá espinhos e ervas daninhas, mas você comerá de seus frutos e grãos”, versos 17 a 18.
Isso implica nas “dificuldades a serem encontradas em ganhar uma vida miserável do solo amaldiçoado”.
E enquanto Adão vivesse, “não haveria esperança de alívio dessa condição".
Voltando ao verso acima, observe também que as plantas, que antes eram “úteis para alimentação ou bonitas aos olhos”, agora “produziam ‘espinhos e cardos".
Por causa disso, “o aumento do trabalho necessário para o cultivo do solo aumentaria a miséria da existência de adão.
Ele aprenderia por amarga experiência que a vida independente de Deus pode, na melhor das hipóteses, ser de tristeza e aflição”.
Segunda metade dela.
Ainda se dirigindo a Adão, Deus continuou: “Com o suor do rosto você obterá alimento,
até que volte à terra da qual foi formado.
Pois você foi feito do pó, e ao pó voltará”. Gênesis 3:19.
Aqui, o “trabalho que deveria ser adicionado à pesada vida de adão é
agora vividamente expresso”.
difícil para Adão?
Isto é, ele “deve viver forçando de uma
terra relutante comida para si e sua família”
No entanto, “deve-se reconhecer que esta punição foi realmente uma bênção” porque “a labuta e o trabalho desenvolvem o caráter e ensinam ao homem a humildade e a cooperação com Deus”, esclareceu Francis Nichol.
Agora, na última parte do pronunciamento, Deus informou a Adão que “a sepultura era seu destino certo”, acrescentou o mesmo autor. Obviamente, se refere à morte.
Em conexão com a parte anterior, isso implica que Adão deveria trabalhar por sua vida até seu último suspiro.
10) Esta História da Tentação Reflete o Grande Conflito.
Qual é a grande controvérsia?
No terceiro item deste artigo, vimos como Lúcifer se rebelou contra Deus por causa da inveja.
Expulso do céu como Satanás, ele continuou a obra de rebelião na Terra.
Essa rebelião no céu marcou o início da luta cósmica entre Deus e Satanás.
Agora, como a história da tentação reflete essa controvérsia?
Bem, a própria árvore que Satanás usou em sua tentação diz tudo: a árvore do conhecimento do “bem e do mal”. Gênesis 2:17; 3:1-5.
Obviamente, sugere a batalha entre Deus e Satanás.
Mas, mergulhando mais fundo, a verdadeira controvérsia é vista em como Satanás perseverou em levar Adão e Eva a pecar.
“Adão e Eva foram perfeitamente felizes em obediência à lei de Deus”, o que contradiz “a alegação que Satanás insistiu no céu, de que a lei de Deus era opressiva e oposta ao bem de Suas criaturas”.
Somente aqui, podemos ver um conflito entre Deus e Satanás.
Além disso, “a inveja de Satanás foi excitada quando ele olhou para o belo lar preparado para o casal sem pecado”.
“Ele determinou causar a queda deles, para que, tendo-os separado de Deus e os colocado sob seu próprio poder, pudesse obter posse da terra e aqui estabelecer seu reino em oposição ao Altíssimo”.
Isso nos deixa com um apelo para “sujeitar-nos mesmos portanto, a Deus.
Resistam ao diabo, e ele fugirá
de vós.
COMENTÁRIO:
Mas é claro, não vamos terminar este artigo com medo porque aqui está uma boa notícia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna João 3:16.
Jesus já pagou o preço pelos nossos pecados quando morreu na cruz.
Então, para obter a salvação e a vida eterna no céu, tudo o que temos a fazer é colocar nossa fé Nele, convertendo-nos a Ele, nascendo de novo da água e do Espírito Santo, transformando-nos em uma nova criatura, e assumindo a identidade de Igreja viva do Senhor, e Salvador Jesus Cristo.
Valter Desiderio Barreto.
Barretos, São Paulo, 02 de abril de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário