Comentarista político da GloboNews, do Bom Dia Brasil, na TV Globo, e apresentador do GloboNews Política.
É colunista do G1 desde 2012.
O Blog apurou que, entre embaixadores que compareceram à posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o sentimento foi quase de alívio depois da tensão institucional.
Para diplomatas, houve a impressão de que há unidade por parte das autoridades brasileiras no apoio ao Judiciário.
A intensidade dos aplausos ao novo presidente do TSE surpreendeu embaixadores, que viram no gesto inédito um aval “contundente” ao sistema eleitoral brasileiro.
Miriam Leitão e Gerson Camarotti analisam a posse do ministro Alexandre de Moraes no TSE.
A própria presença expressiva de embaixadores ao evento de posse um mês depois que o presidente Jair Bolsonaro convocou os diplomatas para levantar suspeição à urna eletrônica foi uma resposta de que o mundo está de olho no Brasil e de que não aceitará uma aventura autoritária por aqui.
Nas palavras de um embaixador, o Brasil tem papel fundamental na democracia da América Latina.
Por isso mesmo, todo processo eleitoral será acompanhado com lupa.
A presença de Bolsonaro no evento foi vista como positiva por alguns diplomatas, apesar das feições de “incômodo” em vários momentos.
Um detalhe curioso da percepção de fora: para os estrangeiros foi estranho ver como um juiz pode se tornar um "rock star" no Brasil, em referência a Moraes.
Outro embaixador lembrou que essa popularização de algo que seria extremamente enfadonho e impopular em grande parte dos países se revela também nos "trending topics" das redes sociais nesta terça-feira.
COMENTÁRIO:
Por isso mesmo, todo processo eleitoral será acompanhado com lupa".
O Brasil é o "Fiel da Balança" dos demais países da América Latina !
Valter Desiderio Barreto.
Barretos, São Paulo, 17 de agosto de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário