Por Valter Desiderio Barreto. |
"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras".
1ª Tessalonicenses 4: 13 a 18.
O texto bíblico acima transcrito, trata-se de uma das Cartas do apóstolo Paulo, enviada aos crentes de Tessalonicenses, alertando-os sobre os que partem desse mundo com Cristo Jesus, ou seja, convertidos a Ele, para que eles não se entristeçam no tocante a nossa partida deste mundo, a qualquer hora, e a qualquer momento, porque se na verdade nós andarmos neste mundo obedecendo os ensinos de Jesus Cristo, procurando sempre fazer a vontade Dele, nós não morremos, como acreditam todos aqueles que não trilham o caminho do Senhor, nós dormimos no Senhor, conforme lemos no começo do texto acima, com a observação do apóstolo Paulo, de não sermos ignorantes "acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Por que Paulo usa essa linguagem que não é comum fora do convívio com os irmãos, como ele se dirige na carta ?
É porque ele, está se referindo a irmãos na fé em Jesus Cristo, e segundo as Sagradas Escrituras, só podemos ser irmãos na fé em Jesus Cristo, se professarmos a mesma fé, e obediência aos verdadeiros ensinos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, depois de termos nos convertidos a Ele, nos tornando seus seguidores até a nossa partida deste mundo.
A propósito, quero salientar aqui, que todas as Cartas no Novo Testamento, são dirigidas somente as Igrejas vivas do Senhor e Salvador Jesus Cristo, espalhadas em diversas cidades a onde os seguidores de Jesus Cristo se reuniam nas casas dos irmãos, conforme está registrado em diversas Cartas de Paulo.
"Saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles". Romanos 16: 5.
“No Senhor, muito vos saúdam Áquila e Priscila e, bem assim, a Igreja que está na casa deles.” Iª Coríntios 16:19.
Finalizando esta parte, quero salientar, que segundo as Escrituras Sagradas, todas as pessoas que partem deste mundo sem passar pelo processo do novo nascimento como Jesus Cristo alertou a Nicodemos, no Evangelho de João 3, jamais entrarão no reino de Deus, após a sua morte.
“Jesus respondeu, e disse-lhe:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos:
Como pode um homem nascer, sendo velho?
Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” (João 3:3-5).
Analisemos agora, o que significa a palavra ignorante.
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1ª Tessalonicenses 4:13-18.
Ignorante é um adjetivo e substantivo de 2 gêneros da língua portuguesa com origem no termo em latim ignorante.
Ignorante é uma palavra que caracteriza uma pessoa que ignora, que não tem instrução, que é estúpido, tolo, inepto, imbecil e revela falta de saber, desconhecimento e imperícia.
Em alguns casos a palavra ignorante não possui um sentido tão pejorativo, podendo ser também a qualidade de alguém que é inocente e ingênuo.
Esta palavra remete também para alguém que não conhece uma coisa por não ter estudado a respeito ou que apresenta comportamentos incivilizados e rudes.
Existe uma diferença entre agir por ignorância e agir na ignorância.
Quem age por ignorância age por falta de conhecimento, é forçado, tratando-se de uma ação involuntária.
Quem age na ignorância age incivilizadamente de forma voluntária.
O indivíduo ignorante (ignorant em inglês) vive ou atua de acordo com a ignorância, muitas vezes baseando a sua vida em preconceitos, superstições, e ideias sem fundamento.
Desta forma, ele constrói um mundo falso, com noções errôneas a respeito dele mesmo e do mundo que o envolve.
Esta forma de viver e de pensar do indivíduo ignorante o incapacita de ver e aceitar as verdades, e o impedem de adquirir conhecimento.
O influente filósofo grego Aristóteles afirmou: "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete."
Esta afirmação revela que uma das bases da aquisição do conhecimento é ter dúvida.
Se existe dúvida, há vontade de estudar, pesquisar, pensar sobre um determinado assunto.
Isso é o que faz uma pessoa sábia e sensata.
Alguém que pensa que já sabe tudo, não tem motivação para aprender e para evoluir, e revela acima de tudo, uma atitude ignorante.
Como diria o sábio filósofo Sócrates: "Só sei que nada sei".
Só quem não é ignorante é capaz de fazer uma afirmação dessas.
Valter Desiderio Barreto.
Barretos, São Paulo, 18 de agosto de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário