Cachoeira se torna cidade sede do Governo da BahiaMunicípio teve papel importante na conquista da Independência da Bahia. |
Em Cachoeira, o bicentenário foi festejado no dia 25 de junho, data em que, em 1822, vereadores da cidade decidiram não obedecer mais ordens que vinham de Portugal e reconhecer um governo chefiado pelo então príncipe Dom Pedro, no Rio de Janeiro.
Por Fantástico.
"1822": nova série vai mostrar a participação de negros, mulheres e indígenas na Independência do Brasil.
Há 200 anos, o famoso grito dado por Dom Pedro no Rio Ipiranga, em São Paulo, decretou a Independência do Brasil, mas este não foi um fato isolado.
A separação de Portugal foi um processo que durou vários anos - uma articulação entre os mais poderosos e também o resultado do esforço de brasileiros e brasileiras que se envolveram em revoltas e em batalhas.
Veja a reportagem completa acima.
Negros, brancos e indígenas de várias partes do país lutaram e arriscaram a própria vida em sonhos e ideais de liberdade.
É por isso que a Independência é celebrada em datas diferentes em várias partes do Brasil.
COMENTÁRIO:
"Há 200 anos, o famoso grito dado por Dom Pedro no Rio Ipiranga, em São Paulo, decretou a Independência do Brasil, mas este não foi um fato isolado".
A cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, tornou-se sede do Governo do Estado, na tarde deste sábado (25).
A cerimônia tem como propósito ressaltar a importância do município nas batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil, que tiveram início no dia 25 de junho de 1822 e neste ano celebra o seu bicentenário.
O evento histórico possibilitou na libertação baiana do domínio da coroa portuguesa, em 2 de Julho do ano posterior".
Os baianos saíram na frente, da Independência do Brasil, de Portugal !
Valter Desiderio Barreto.
Barretos, São Paulo, 14 de agosto de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário