Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, julho 07, 2022

PF investiga mudança de domicílio eleitoral de Tarcísio de Freitas do Rio de Janeiro para São Paulo

 

Por g1 SP — São Paulo.

Tarcísio de Freitas em foto de 2021 — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Tarcísio de Freitas em foto de 2021 — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

A Polícia Federal apura eventuais irregularidades na declaração de domicílio eleitoral do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo partido Republicanos.

O inquérito ficou a cargo da Polícia Federal de São José dos Campos, no interior paulista.

A PF assumiu a investigação após o promotor eleitoral Luiz Fernando Guedes requisitar a instauração de inquérito policial.

A mudança de domicílio eleitoral do candidato do Republicanos do Rio de Janeiro para São Paulo é alvo de investigação por parte da Promotoria Eleitoral desde abril deste ano, conforme revelado pela GloboNews no final do mês passado.

A requisição é decorrente de “diversas denúncias sobre eventuais irregularidades na declaração de domicílio eleitoral de Tarcísio Gomes de Freitas”, de acordo com o MP-SP.

A denúncia foi feita pelo jornal "Folha de S.Paulo", que afirmou que Tarcísio não mora no imóvel indicado à Justiça Eleitoral em São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

A Promotoria Eleitoral informou que "seguirá acompanhando o trâmite do inquérito e se manifestará tão logo ocorra o encerramento das apurações”.

No mês passado, em nota, a assessoria de imprensa de Freitas iniciativa da oposição foi recebida como "mais um sinal de incômodo com o fortalecimento e contínuo crescimento da pré-candidatura de Tarcísio de Freitas."

"É, ao mesmo tempo, um ato de desrespeito com o Ministério Público e Poder Judiciário, uma vez que estes já foram provocados com questionamentos similares e reconheceram a regularidade da situação do Tarcísio. 

As comprovações do domicílio eleitoral já foram feitas perante o Ministério Público e Poder Judiciário e devidamente aceitas.

Segundo a assessoria de imprensa de Freitas, que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Freitas possui contrato de aluguel em São José dos Campos e a mudança de seu domicílio eleitoral se deu de forma legal.

Em junho, o PSOL protocolou no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) pedido para apurar a transferência de domicílio eleitoral de Freitas "às vésperas do pleito".

"Vivendo em Brasília e aqui exercendo suas atividades familiares e profissionais há muito tempo (inclusive no exercício de diversos cargos na estrutura federal na Capital), essencial, portanto, averiguar quais foram os motivos, e quais são as provas do preenchimento dos requisitos que autorizaram a transferência acontecida", diz o pedido assinado por Juliano Medeiros, presidente do partido e autor da ação.

Em outro caso, o TRE-SP rejeitou, por quatro votos a dois, a transferência do domicílio eleitoral do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) para São Paulo.

Com isso, Moro não poderá ser candidato ao Senado ou a deputado federal, como pretendia, bem como nenhum outro cargo nas eleições deste ano pelo estado. 

Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

COMENTÁRIO:

"Em junho, o PSOL protocolou no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) pedido para apurar a transferência de domicílio eleitoral de Freitas "às vésperas do pleito".

"Vivendo em Brasília e aqui exercendo suas atividades familiares e profissionais há muito tempo (inclusive no exercício de diversos cargos na estrutura federal na Capital), essencial, portanto, averiguar quais foram os motivos, e quais são as provas do preenchimento dos requisitos que autorizaram a transferência acontecida", diz o pedido assinado por Juliano Medeiros, presidente do partido e autor da ação". 

São Paulo concentra um dos maiores colégios eleitorais do Brasil, tendo eleitores de origem de diversos estados brasileiros, isso se explica a repentina migração de prés candidatos, residentes em outras regiões do Brasil, transferir seus domicílios eleitorais para o estado de São Paulo.

Valter Desiderio Barreto.

Barretos, São Paulo, 07 de julho de 2022.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...