Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, junho 25, 2022

Alvo de investigação sobre supostos desvios no MEC, pastor Gilmar Santos disse em 2021 que cooperou para aproximar prefeitos ao ministério

A declaração foi dada em abril do ano passado a uma emissora de televisão. 

Esse papel teria sido desempenhado quando Milton Ribiro estava à frente da pasta.

Por Rafael Oliveira, g1 Goiás.

Pastor Gilmar Santos diz que cooperou para aproximar prefeitos ao ministério

Pastor Gilmar Santos diz que cooperou para aproximar prefeitos ao ministério.

O pastor Gilmar Santos relatou em uma entrevista, em 9 de abril de 2021, que cooperou para fazer a aproximação entre prefeitos e o ex-ministro da Educação (MEC) Milton Ribeiro. 

Esse papel teria sido desempenhado quando Milton estava à frente da pasta (assista acima). 

O ex-chefe do MEC também participou da entrevista a uma emissora de televisão a convite de Gilmar.

"A nossa pequeníssima cooperação em aproximá-los do ministro [Milton Ribeiro] e de sua equipe técnica me deixou realizado por ver que eles saíram de lá com brilhos nos olhos, entendendo que há recursos à disposição para seu município e eles dependiam só de orientações", detalhou o pastor.

O g1 pediu uma nota ao Ministério da Educação neste sábado (25), às 9h, por e-mail, sobre a suposta influência que o pastor teria na pasta e aguarda retorno.

A reportagem não conseguiu contato com o pastor Gilmar Santos neste sábado. 

Ele foi preso em uma operação da Polícia Federal que investiga supostos desvios de verbas e liberado após audiência de custódia. 

Em sua rede social, ele disse que é inocente e que a prisão foi ilegal.

Os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura são investigados por atuar informalmente junto a prefeitos para a liberação de recursos do MEC. 

Além deles, também foram presos o ex-ministro Milton Ribeiro, o ex-assessor da Prefeitura de Goiânia Helder Barbosa e o ex-gerente de projetos da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), Luciano Musse. 

Eles negam os crimes.

A entrevista foi concedida à TV Gazeta. 

O pastor contou que os prefeitos de municípios do interior precisavam de uma aproximação com o ministério e dos treinamentos que a pasta oferecia.

Gilmar Santos, que é presidente nacional da Assembleia de Deus Cristo para Todos, disse que na época valia a pena estar à disposição de Milton Ribeiro para abrir a porta do MEC para que os prefeitos se aproximassem e descobrissem que "o MEC é deles".

LEIA TAMBÉM:

Pastor Gilmar Santos diz que cooperou para aproximar prefeitos ao MEC — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Pastor Gilmar Santos diz que cooperou para aproximar prefeitos ao MEC — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Medo de lobistas.

Presente na entrevista, o então ministro Milton Ribeiro chegou a falar que tinha medo de lobistas e que a intenção de fazer reuniões com prefeitos era para dar ciência de toda a estrutura que o MEC tinha de financiamento de obras, escolas e ônibus (assista abaixo).

"Como não sou político, tenho medo de lobistas, de intermediários. 
Quero levar os prefeitos diretos à fonte", comentou Ribeiro.
Milton Ribeiro diz que tinha medo de lobistas no MEC

Milton Ribeiro diz que tinha medo de lobistas no MEC.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), e o deputado federal João Campos (Republicanos) também participaram da entrevista.

Em nota, o prefeito Rogério Cruz disse que foi convidado pela produção da TV Gazeta e participou do programa como entrevistado, ao lado de outras autoridades. 

Na ocasião, o prefeito não esteve presente em nenhuma outra agenda com o então ministro da Educação, Milton Ribeiro.

João Campos afirmou em nota que não sabe como se deu o convite para o ministro vir a Goiânia, visto que não foi ele que o convidou. 

"Quanto ao seu comparecimento a TV Gazeta (onde o ministro já se encontrava) e consequente participação na entrevista, deveu-se a um convite feito pelo Pastor Gilmar Santos. 

O ministro não foi à Prefeitura de Goiânia, foi só a TV Gazeta", diz a nota.

A TV Gazeta Goiás se manifestou por meio de nota, pedida pela TV Anhanguera. 

A emissora disse que realiza diariamente nos seus telejornais entrevistas com políticos dos municípios goianos, do estado e do Brasil, sem discriminação quanto a partidos e ideologias. 

A entrevista foi feita à pedido da assessoria do então ministro, segundo a TV.

Investigado.

O nome de Gilmar foi citado por Milton Ribeiro em áudios divulgados em março deste ano. 

Nas gravações, o ex-chefe do MEC indica que a prioridade de repasse de verbas seria ditada por dois pastores, a pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Depois, novo áudio do ministro foi divulgado negando os favorecimentos. 

Na época, o religioso negou participar de "gabinete paralelo".

Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

Da direita para esquerda: presidente Jair Bolsonaro; ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro; pastor Gilmar Santos; e pastor Arilton Moura. — Foto: Catarina Chaves / MEC

Da direita para esquerda: presidente Jair Bolsonaro; ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro; pastor Gilmar Santos; e pastor Arilton Moura. — Foto: Catarina Chaves / MEC.

COMENTÁRIO: 

"O nome de Gilmar foi citado por Milton Ribeiro em áudios divulgados em março deste ano. 

Nas gravações, o ex-chefe do MEC indica que a prioridade de repasse de verbas seria ditada por dois pastores, a pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Depois, novo áudio do ministro foi divulgado negando os favorecimentos. 

Na época, o religioso negou participar de "gabinete paralelo". 

Essa foto que reúne esses pastores e seus "rebanhos" com o Bolsonaro, simboliza a união do Sagrado com o Profano, porque o "Dublê" de presidente Jair Messias Bolsonaro, é apenas um religioso como milhares, e milhões são no mundo são !

Valter Desidério Barreto.

Barretos, São Paulo, 25 de junho de 2022.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...