Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, março 01, 2022

Governo brasileiro é avisado sobre interrupção da venda de fertilizantes de Belarus

Por Ana Flor.

Jornalista e comentarista da GloboNews. 

Acompanha as notícias de Brasília, da política econômica aos bastidores do poder.

Fontes graduadas do governo brasileiro foram informadas nesta terça-feira que a venda de fertilizantes de Belarus ao Brasil foi interrompida.

O país fornece pouco mais de 3% do produto utilizado pelo agronegócio brasileiro.  

O principal fornecedor do produto para o Brasil é a Rússia, com mais de 20%.

(CORREÇÃO: ao ser publicado, este texto informou que Belarus era responsável por 20% das importações brasileiras de fertilizantes. 

O texto foi corrigido às 20h33.)

Segundo o blog apurou, a interrupção se deu pela proibição de escoar o produto pela Lituânia, integrante da União Europeia, que fechou sua fronteira.

Belarus é aliada da Rússia e também tem sido alvo de medidas para conter o governo de Vladimir Putin.

O Ministério da Agricultura informa que as limitações de importação de fertilizantes de Belarus começaram no final de 2021 e incluem restrições por razões humanitárias. 

O ministério vem buscando diversificar os países fornecedores e deve lançar nos próximos dias o Plano Nacional de Fertilizantes.

Segundo relataram as fontes ao blog, em razão da proibição, o governo teme uma escalada no preço dos fertilizantes no mercado brasileiro, com consequente impacto nos preços dos alimentos.

O blog revelou ainda a preocupação das autoridades brasileiras em relação à produção de fertilizantes em uma fábrica localizada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, vendida há menos de um mês pela Petrobras a uma empresa russa.

Guerra na Europa: agro de MS pode sentir aumento de preços nos fertilizantes

Guerra na Europa: agro de MS pode sentir aumento de preços nos fertilizantes.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...