Senador Fabiano Contarato e marido comemoram chegada da nova filha do casal: “Um momento especial e único”. Postado por Mundo GTV | dez 4, 2020. |
Fabiano Contarato (Rede-ES), que é casado com um homem e tem dois filhos, pediu à Polícia Legislativa para investigar por homofobia o empresário Otávio Fakhoury, depoente nesta quinta.
Por Marcela Mattos, Filipe Matoso e Sara Resende, g1 e TV Globo — Brasília
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) fez um discurso na abertura da sessão da CPI da Covid desta quinta-feira (30) no qual protestou contra uma frase homofóbica postada em rede social pelo depoente, o empresário bolsonarista Otávio Fakhoury.
A mensagem de Fakhoury à qual Contarato se referiu apontava um erro de ortografia cometido pelo senador, também em uma rede social.
Na ocasião, o parlamentar havia comentado o depoimento à CPI, em maio, do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten.
Contarato escreveu que Wajngarten deveria ser preso e que, no depoimento, havia se configurado "estado fragancial (sic)".
"O delegado [Contarato], homossexual assumido, talvez estivesse pensando no perfume de alguma pessoa ali daquele plenário... Quem seria o 'perfumado' que lhe cativou?", escreveu o empresário bolsonarista.
'A minha família não é pior do que a sua', diz Fabiano Contarato.
Contarato, que é casado com um homem e tem dois filhos, disse para Fakhoury (veja no vídeo acima):
"O senhor não é um adolescente.
O senhor é casado, tem filhos.
A sua família não é melhor que a minha", afirmou o senador.
Contarato também pediu que a Polícia Legislativa investigue Fakhoury por homofobia.
O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pediu que o Ministério Público Federal seja informado sobre "ocorrência de eventual crime de homofobia por parte do depoente".
Contarato discursou da cadeira da presidência da CPI, cedida pelo presidente, Omar Aziz (PSD-AM) para dar destaque à fala.
Com a voz embargada, dirigindo-se a Fakhoury, afirmou:
"Eu aprendi que a orientação sexual não define caráter, a cor da pele não define o caráter, poder aquisitivo não define caráter", disse.
"Eu sonho com o dia em que eu não vou ser julgado por minha orientação sexual.
Sonho com o dia em que meus filhos não serão julgados por ser negros.
Eu sonho com um dia em que minha irmã não vai ser julgada por ser mulher e que o meu pai não será julgado por ser idoso", declarou o senador.
'Orientação sexual não define o caráter', diz Fabiano Contarato.
Referência a Bolsonaro.
Contarato afirmou ainda que Fakhoury representa bem o presidente Jair Bolsonaro, por ser alguém que defende a família, que defende a moralidade, mas, segundo o senador, acaba violando a moralidade e a legalidade.
E disse que, em razão desse tipo de comportamento, ainda não chegou o dia em que as pessoas não serão mais discriminadas.
"Esse dia ainda não chegou porque o senhor é o tipo da pessoa que retrata muito bem esse presidente da República, que fala na família, na família tradicional.
Mas a minha família não é pior do que a sua porque a mesma certidão de casamento que o senhor tem eu também tenho; que fala na Pátria, que fala na legalidade, que fala na moralidade, mas o senhor é o principal violador dessa legalidade e moralidade; que fala em Deus acima de todos.
Deus está no meio de nós", afirmou o senador.
Pedido de desculpas.
Quando Contarato terminou o pronunciamento, Fakhoury se dirigiu ao senador e pediu desculpas, afirmando que o comentário foi "infeliz", "em tom de brincadeira" e "brincadeira de mau-gosto" (vídeo abaixo).
'Foi um comentário de tom de brincadeira.
Não teve a intenção de lhe ofender', diz Fakhoury ao pedir desculpas ao senador Contarato.
"Eu respeito sua família como respeito a minha, tenho amigos de todos os lados, de preferências, orientações.
Portanto, declaro que meu comentário não teve a intenção de lhe ofender.
Sei que lhe ofendi profundamente e peço desculpas.
Não sou uma pessoa que descrimina raça, cor ou orientação sexual", afirmou.
Em seguida, se desculpou com "todos que se sentiram ofendidos".
"Se o comentário, que foi um comentário que entendo que possa lhe ter ofendido, me retrato aqui diante de todos.
E a todos que se sentiram ofendidos com este comentário", declarou.
Randolfe Rodrigues.
Ainda durante o depoimento de Fakhoury, Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, exibiu uma mensagem publicada pelo empresário em uma rede social na qual Fakhoury publicou uma foto do senador com a seguinte legenda: "Saltando sem parar".
'O senhor devia aprender a respeitar os outros', diz Randolfe Rodrigues sobre ataques.
Segundo Randolfe Rodrigues, o empresário também publicou a seguinte mensagem: "Gazela, você está falando de Randolfe?".
"Não é o meu lugar de fala, senhor Otávio, mas o senhor começou aqui falando de família.
O senhor tem que começar a aprender a respeitar a família dos outros também.
[...] O senhor pode me atacar como quiser como senador da República, à vontade, é seu direito de expressão, de opinião", declarou Randolfe.
O senador, então, pediu à comissão que inclua na queixa de Contarato as mensagens publicadas sobre o senador da Rede.
Após a declaração, Fakhoury não se pronunciou.
VÍDEOS: empresário bolsonarista na CPI
"Mas a minha família não é pior do que a sua porque a mesma certidão de casamento que o senhor tem eu também tenho; que fala na Pátria, que fala na legalidade, que fala na moralidade, mas o senhor é o principal violador dessa legalidade e moralidade; que fala em Deus acima de todos.
Deus está no meio de nós", afirmou o senador".
Data venia, senhor senador Fabiano Contarato, com todo respeito ao seu direito de defender a sua opção sexual, mas eu como um cidadão de 68 anos de idade, conhecedor das Escrituras Sagradas, pregador do Evangelho de Jesus Cristo por mais de 40 anos, como ministro do Evangelho, não sou homofóbico, e muito menos preconceituoso, porém, procuro transmitir os ensinos das Sagradas Escrituras, nos passadas por Deus, Jesus Cristo, os profetas, e os apóstolos de Cristo, a partir da ordem do próprio Jesus Cristo, quando o mesmo ressuscitou dentre os mortos: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado".
É esse senso de responsabilidade e compromisso que eu tenho com Deus, em obedecer a sua Santa Palavra, é que me moveu a participar desse debate público, através das redes sociais, provocado por vossas excelências, senadores do Congresso Brasileiro.
Passo agora a contestar algumas de suas afirmações que afrontam os verdadeiros ensinos de Deus, de Jesus Cristo, dos antigos profetas, e dos apóstolos de Jesus Cristo.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:15,16
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:15,16
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:15,16
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:15,16
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam. Gênesis 2: 24, e 25.
(Deus está no meio de nós", afirmou o senador".)
"Os olhos do SENHOR estão em toda parte: Ele observa atentamente os maus e os bons!
Provérbios 15: 3.
"Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus.
Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas". Hebreus 4: 13.
Ainda bem senador, que você sabe que Deus está no meio de nós.
Mas não é porque Ele está no meio de nós, que Ele apoia, ou aprova as nossas sandices, fruto da nossa incredulidade diante do que as Sagradas Escrituras nos ensinam.
Para finalizar, o homossexualismo é uma prática sexual abominável aos olhos de Deus, desde o Antigo Testamento.
"Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.
E o homem que se deitar com a mulher de seu pai descobriu a nudez de seu pai; ambos certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles.
Semelhantemente, quando um homem se deitar com a sua nora, ambos certamente morrerão; fizeram confusão; o seu sangue será sobre eles.
Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles". Levítico 20: 10 a 13.
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
Romanos 1:24-32
"Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem". Romanos 1: 23 a 32.
"Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.
Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma". Ezequiel 3: 18 a 21.
Eu só lamento, que a maioria das pessoas que são advertidas das práticas de seus erros, e pecados, através das Sagradas Escrituras, ficam muito melindrados, e alegam, que estão sendo agredidos em seus direitos de fazerem o que quiserem de suas vidas.
Eu apenas cumpro o meu papel de avisá-los, para o próprio bem dos mesmos, conforme esta referência de Ezequiel 3.
Que Deus abençoe a todos que lerem esse meu comentário !
Estudem as Sagradas Escrituras, conhecida também, como Bíblia Sagrada, para escaparem do fogo eterno, que está preparado para o Diabo, e seus anjos, e todos aqueles que persistem a "bater de frente" com Deus.
Valter Desiderio Barreto.
Barretos, São Paulo, 30 de setembro de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário