Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, setembro 09, 2021

Barroso diz que 'democracia só não tem lugar para quem pretenda destruí-la'

Barroso diz que 'pessoas de bem sabem quem é o farsante nessa história' |  Diário do carioca

Barroso diz que "pessoas de bem sabem quem é o farsante nessa história".

Presidente do TSE rebateu a ataques de Bolonaro ao tribunal e às urnas eletrônicas durante atos em favor do governo e de pautas antidemocráticas no 7 de Setembro.

Por Rosanne D'Agostino, G1 — Brasília

'A democracia vive um momento delicado', diz Luís Roberto Barroso em pronunciamento
'A democracia vive um momento delicado', diz Luís Roberto Barroso em pronunciamento.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta quinta-feira (9) que a “democracia só não tem lugar para quem pretenda destruí-la”.

A afirmação foi feita em discurso na abertura da sessão do TSE em que Barroso rebateu, ponto a ponto, discurso do presidente Jair Bolsonaro durante manifestações antidemocráticas realizadas no 7 de Setembro.

Barroso disse que “começa a ficar cansativo para o Brasil ter que repetidamente desmentir falsidades, para que não sejamos dominados pela pós-verdade, pelos fatos alternativos, para que a repetição da mentira não crie a impressão de que ela é verdade.”

Barroso disse também que “insulto não é argumento, ofensa não é coragem”.

“A incivilidade é uma derrota do espírito. 
A falta de compostura nos envergonha perante o mundo”, afirmou.

Segundo o ministro, “a ‘marca’ Brasil sofre neste momento uma desvalorização global”.

“Não é só o real que está desvalorizando. 
Somos vítima de chacota e de desprezo mundial. 
Um desprestígio maior do que a inflação, do que o desemprego, do que a queda de renda, do que a alta do dólar, do que a queda da Bolsa, do que desmatamento da Amazônia, do número de mortos pela pandemia, do que a fuga de cérebros e de investimentos", disse Barroso.

"Mas pior de tudo. 

A falta de compostura nos diminui perante nós mesmos. 

Não podemos permitir a destruição das instituições para encobrir o fracasso econômico, social e moral que estamos vivendo”, declarou.

Atos antidemocráticos

Durante o 7 de Setembro, na terça-feira, foram registradas manifestações a favor e contra o governo em diversas cidades do país.

Bolsonaro participou de dois atos, em Brasília e em São Paulo, em que apoiadores do governo defenderam pautas antidemocráticas, entre elas o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seu discurso na Avenida Paulista, Bolsonaro afirmou que não vai mais cumprir as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Bolsonaro também voltou a atacar o sistema eleitoral brasileiro, outros integrantes do STF e governadores e prefeitos que tomaram medidas de combate ao coronavírus.

Na quarta (8), o presidente do STF, Luiz Fux, fez um pronunciamento em que afirmou que "ninguém fechará" a Corte e que o desprezo a decisões judiciais por parte de chefe de qualquer poder configura crime de responsabilidade. 

COMENTÁRIO:

"A falta de compostura nos diminui perante nós mesmos. 

Não podemos permitir a destruição das instituições para encobrir o fracasso econômico, social e moral que estamos vivendo”, declarou". 

Eu não desejo impeachment para o Bolsonaro não, eu só desejo que ele tenha o mesmo destino que os reis rebeldes, e ímpios de Israel, tiveram no passado, porque se achavam mais poderosos do que o Deus Todo Poderoso, Criador do céu e da terra !

Valter Desiderio Barreto.

Barretos, São Paulo, 09 de setembro de 2021.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...