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sexta-feira, março 30, 2018

Onde estava a Igreja de Cristo antes da Reforma Protestante?

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Por Prof. Paulo Cristiano da Silva




Católico sincero pergunta: Onde estava a Igreja de Cristo antes da Reforma Protestante? 


Caro prof. Paulo Cristiano


A paz do Senhor!


Tenho estudado muito seus artigos, pois, sendo eu ainda católico, estou travando uma grande batalha doutrinária e pedindo ao Senhor Jesus que me resgate para o caminho da verdade que é Ele.

Por favor, se a igreja católica diz que ela é a igreja fundada por Jesus, e ministério cacp nos mostra que ela é herética, onde estava a igreja de Cristo antes da reforma, quando Jesus disse que as portas do inferno nunca prevaleceria contra ela e que estaria com ela até o fim dos tempos?

Conto com sua orientação e desde já muito agradecido.

Adriano

Prezado Adriano, graça e paz. 


Antes da resposta propriamente dita é interessante revermos os dois pressupostos teológicos quanto à identidade da Igreja mantidos pelas duas confissões religiosas – a Católica e a protestante – assim como o significado do termo.


Para os primeiros, a igreja se encontra somente dentro da denominação alcunhada de Igreja Católica Apostólica Romana, fora da qual, segundo a teologia católica apregoa em alto e bom som, “não há salvação”. 

Os católicos interiorizaram tanto essa ideologia, que não conseguem entender a igreja sem trazer a imagem mental de uma organização física centrada em um único lugar geográfico.

Cabe, entretanto, ressaltar, que essa representação de igreja foi construída teologicamente através dos séculos por necessidades históricas e apologéticas e por fim acabou acimentando a base da eclesiologia católica. 

A sua pergunta nos brinda com um exemplo vívido deste viés.


Outra questão a ser explorada é o conceito de igreja. 

O que de fato significam os termos “igreja”, “católica” e “apostólica”? 

Ora, Igreja é um termo amplo, não define e tampouco especifica qualquer confissão de fé. 

Significa apenas “uma assembleia”, a Eklésia, literalmente, “aqueles que foram chamados para fora”. 

Portanto, pode ser qualquer organização que se reúne em torno das verdades centrais do evangelho em nome do Senhor Jesus Cristo.


A Igreja na perspectiva do Novo Testamento pode ser tanto visível como invisível. 

Enquanto a primeira representa todas as igrejas locais em determinados locais espaciais, vivendo em comunidades sob a mesma herança apostólica com as mesmas expressões de fé, a última representa o povo de Deus espalhado no mundo todo.


Já a palavra “católica” quer dizer universal e nos remete à sua missão. 

Portanto, nenhuma igreja tem o direito de monopolizar este termo já que ele remete a missão da obra de Cristo por aqueles que deveriam pregar o evangelho. 

Por fim, o termo “apostólica”, remete à identidade com a doutrina apostólica que nos foi legada pelos apóstolos e que se encontra somente na Bíblia. 

Sendo assim, o termo “Igreja Católica Apostólica”, cabe perfeitamente em qualquer igreja procedente também da Reforma.


Os protestantes em consonância com o Novo Testamento acreditam que a Igreja não é uma organização física apenas, mas é composta por todos aqueles que fazem parte da Igreja invisível, o verdadeiro Corpo de Cristo. 

Assim, a verdadeira igreja de Cristo é invisível e espiritual composta de todas as demais igrejas visíveis pelo vínculo da paz (Hebreus 12.23).


A Igreja de Cristo pode subsistir mesmo fora da Igreja católica.

Jesus disse que onde houver dois ou três reunidos em seu nome, ali estaria ele. 

Guardadas as devidas proporções, ali estaria uma Igreja.

Desde os tempos em que a ICR veio apostatando da fé, sempre houve pessoas que sustentaram verdades centrais do verdadeiro evangelho. 

Às vezes essas pessoas se concentravam em pequenos grupos expulsos da Igreja Romana, outras vezes dentro da própria ICR como, por exemplo, João Huss, Savonarola e outros.


A questão da identidade da ICR também é muito importante para a compreensão da questão como um todo, haja vista, que o catolicismo que conhecemos hoje é o aglomerado de uma série de inovações, sincretismos e acréscimos de erros teológicos através dos séculos. 

Muitos ensinamentos despretensiosos dos pais da Igreja foram com o passar do tempo tomando caráter doutrinário e por fim virou dogma no seio do catolicismo romano. 

Um exemplo disso é a questão da supremacia do bispo sobre os demais superintendentes cristãos ensinada em um contexto específico por Inácio à igreja de Corinto, mas que foi envernizada teologicamente e apropriada por causa de interesses políticos pelos bispos romanos.


Talvez, o mais antigo credo que a igreja cristã primitiva tenha criado foi o chamado “Credo Apostólico” ou “Credo dos Apóstolos”. 

Se você perceber, este credo não faz menção a nenhuma das inúmeras doutrinas católica atuais. 

Importante frisar que tais doutrinas é o fator diferencial entre a ICR e as demais igrejas cristãs, as quais lhe confere a sua atual identidade.

Lendo este Credo você observará que ele não fala em purgatório, em missa, em Maria, em supremacia papal, em eucaristia, em intercessão de santos e muito menos na supremacia da ICR sobre as demais. 

Tanto é verdade que tudo o que está escrito neste Credo é aceito por todas as igrejas protestantes até hoje. 

Devemos acrescentar ainda que este Credo era a profissão de fé de todos os cristãos daquela época. 

Partindo desta lógica podemos com justiça devolver a pergunta aos católicos: Onde estava a ICR (como a conhecemos hoje) nesta época?


Devemos destacar ainda a questão das jurisdições da Igreja. 

O catolicismo romano, mais especificamente pós Constantino, na verdade sempre vendeu às pessoas uma distorção exegética baseada em Mateus 16:18, isto é, de que sua Igreja foi sempre a única igreja verdadeira tal qual Cristo deixou e da qual as demais se subdividiram, o que não corresponde à verdade dos fatos.


Já nos primeiros séculos do cristianismo, antes da igreja romana se tornar estatal, cada igreja era independente e cada uma governava sob sua jurisdição. 

Existia o patriarcado de Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Roma. 

Eram todas co-iguais ou igrejas co-irmãs. 

Não havia supremacia de uma sobre as outras. 

A doutrina ainda tinha certa pureza sem muitas inovações.


Quando o apóstolo João escreveu suas cartas às sete igrejas do Apocalipse, ele não colocou nenhuma superior às outras. 

Tampouco você irá encontrar isso nas epístolas paulinas, inclusive na de Romanos. 

Se a Igreja Romana insiste em afirmar que é a única Igreja de Cristo é justo perguntar: 

Onde estava a Igreja de Cristo antes da Igreja de Roma ser fundada nesta cidade?


A Igreja de Cristo não existia? 

Claro que não! 

Onde estava a ICR, tal qual conhecemos hoje, antes das inovações doutrinárias adentrarem em seu seio?

O que ocorreu, é que Roma, e não nós, que se separou da verdadeira doutrina bíblica e apostólica. 

Ela tem sido a maior causadora de schisma [divisões] nestes 17 séculos de cristianismo. 

Tem deixado de lado o verdadeiro evangelho bíblico e se apegado às tradições dos homens.


Para finalizar, sua pergunta pode ser respondida da seguinte forma: antes da Reforma a Igreja de Cristo estava no Evangelho, pois este nunca morreu. 

O evangelho nunca deixou de existir, ainda que subsistisse um tanto quanto apagado em meio às densas trevas da apostasia.

A Igreja é composta por todos aqueles que em todos os lugares invocam o nome do Senhor Jesus Cristo e acreditam no verdadeiro evangelho bíblico e apostólico. 

A igreja de Cristo é muito mais do que uma mera denominação, ela é um organismo espiritual composta por crentes. 

Sendo assim, ela nunca desapareceu.

O texto publicado acima de autoria do Prof. Paulo Cristiano da Silva, nos remete a uma reflexão sobre a tão propalada "Reforma Protestante" atribuída ao Monge católico Martinho Lutero, que todas as denominações evangélicas comemoraram os 500 anos desse movimento no ano passado. 

O que precisa ficar bem claro para o mundo, é que Martinho Lutero foi o autor, protagonista, de uma reforma na religião católica, quando o mesmo escrevera as 95 Teses contra a prática contemporânea da desta religião denominada "Igreja católica", com respeito às indulgências. 

Não entrarei na questão do mérito desse movimento de Lutero, porque quem desejar saber mais sobre esse assunto, basta fazer uma pesquisa nas fontes de informação disponível no Google. 

Meu propósito aqui é apenas levantar um questionamento sobre algumas colocações do autor do texto acima, a título de esclarecimento.

Concordo com o Prof. Paulo Cristiano em gênero, número, e grau, quando ele afirma que: "  

"A Igreja é composta por todos aqueles que em todos os lugares invocam o nome do Senhor Jesus Cristo e acreditam no verdadeiro evangelho bíblico e apostólico. 

A igreja de Cristo é muito mais do que uma mera denominação, ela é um organismo espiritual composta por crentes". 
Apesar de Martinho Lutero ter dado uma importante parcela de contribuição para a humanidade no sentido de desmascarar o Vaticano com seu "balcão de negócio", vendendo indulgências para a salvação de almas dos adeptos do catolicismo romano, ele perdeu uma grande oportunidade de conscientizar ao povo de sua época, que a verdadeira Igreja de Cristo não era a que ele pertencia, porque ele fazia parte de um sistema religioso denominado "Igreja Católica", porque a verdadeira Igreja de Jesus  Cristo já existia há mais de 1500 anos, quando ele resolveu provocar o cisma no clero romano. 


No contexto religioso, cisma é uma separação de uma pessoa ou grupo de pessoas do seio de uma organização ou movimento. 


O termo costuma referir-se a uma divisão que acontece no âmbito de um corpo religioso, com organização e hierarquia definidas. 

Por derivação de sentido, a palavra é aplicada a qualquer desacordo ou dissidência. 

O adepto de um cisma é designado pelo adjetivo "cismático".

Na verdade, Lutero foi autor de uma reforma religiosa, que contribuiu para o surgimento de milhares de religiões no mundo inteiro denominadas "Igrejas", com nomes de fantasia, como"Igreja Luterana", "Batista", Presbiteriana", "Adventista", "Universal do Reino de Deus", "Mundial do Poder de Deus", "Igreja da Graça", "Anglicana" "Wesleyana", "Metodista", "Assembleia de Deus", e tantas outras, e não da verdadeira Igreja de Jesus Cristo. 

Jesus Cristo edificou a Sua Igreja foi sobre pessoas convertidas a Ele, passando pelo processo de REFORMA interior, transformando-se em nova criatura, como Ele garantiu a Pedro em Mateus, capitulo 16, verso 18. 

"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;...".




Essa promessa foi cumprida após a ressurreição de Jesus Cristo, quando Ele determinou que seus apóstolo aguardassem em Jerusalém, conforme está registrado em Lucas 24: 49.


"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
E em Atos 2: versículos 1 a 47.

Jesus Cristo confirma a edificação de Sua Igreja, sobre seus apóstolos, capacitando-os para realizarem a obra que Ele incumbira a Sua Igreja viva aqui no mundo. 

Por qual motivo Jesus Cristo não disse a Pedro que edificaria a Sua Igreja naquele momento, mas no futuro ?

"Sobre te edificarei a minha Igreja". 

Porque Pedro não era convertido ainda. 

A Igreja só é edificada em alguém, quando esse alguém é convertido ao Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

No Livro de Lucas, capítulo 22, versos 31 a 34, podemos confirmar que Pedro, apesar de ter convivido por três anos e meio com Jesus Cristo, ele não era convertido ainda.

"Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. 

E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.

Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces".



Pedro nega a Jesus.
 

(Mateus 26:69-75, Marcos 14:66-72, João 18:15-18, e  João 18:25-27).
 

"Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.
E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele.
Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.
E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.
E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.
E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente". Lucas 54 a 62.



A Igreja viva do Senhor e Salvador Jesus Cristo não tem necessidade de se reunir em um espaço físico reservado, já que ela é edificada sobre cada um de nós que nos convertemos a Ele, podemos nos reunirmos para adorar a Deus, glorificar o Seu nome, estudar a Sua palavra em qualquer lugar, até mesmo debaixo de uma árvore, debaixo de uma ponte, viaduto, ou até mesmo em nossa casa, e na casa de nossos irmãos em Cristo, a exemplo de como se reunia a Igreja primitiva, conforme está registrado em vários Livros do Novo Testamento.


"As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa". I CORÍNTIOS 16: 19.

"Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa". COLOSSENSES 4: 15.


Finalmente, a verdadeira Igreja do Senhor e Salvador Jesus Cristo não tem nome de fantasia, e nem CPNJ, e sim nome próprio, Identidade e CPF. 


Se você deseja ser Igreja viva do Senhor e Salvador Jesus Cristo, converta-se a Ele, e se reúna em sua casa com outras Igrejas vivas, e na casa de seus irmãos em Cristo para louvar, e adorar a Deus, e compartilhar o estudo da Bíblia Sagrada juntos, para se aproximarem mais de Deus.


"O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;...". ATOS 17: 24 e 25.

CONCLUSÃO:

Martinho Lutero foi REFORMADOR da Religião que ele fazia parte como Monge, Jesus Cristo é o único FUNDADOR  da Sua Igreja viva através da REFORMA de vidas de seres humanos que se converteram a Ele, e ainda continuam se convertendo, assumindo a identidade de CRENTES, e não PROTESTANTES e nem EVANGÉLICOS, testemunhando ao mundo como Sua verdadeira Igreja viva. 
 

Valter Desiderio Barreto. Igreja viva do Senhor e Salvador Jesus Cristo, Templo vivo do Espírito Santo.

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