Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 02, 2018

Justiça de SP manda soltar homem que foi condenado injustamente por abusar sexualmente dos filhos

Na infância, filhos eram obrigados a mentir sobre abusos para prejudicar o pai.


Por Janaína Lepri, Bom Dia SP
Justiça manda soltar homem que tinha sido condenado injustamente
Justiça manda soltar homem que tinha sido condenado injustamente.
 
Após quase um ano preso injustamente, o vendedor Atercino Ferreira de Lima Filho, de 51 anos, será solto nesta sexta-feira (2). 
Ele foi condenado a 27 anos de prisão por abusar sexualmente dos filhos quando eles tinham 8 e 6 anos.
 
A condenação foi fundamentada nos depoimentos dos filhos, que contaram ser obrigadas a mentir sobre os abusos para prejudicar o pai, que estava separado da mãe. 
Atercino está preso na Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Atercino foi condenado injustamente por abusar sexualmente dos filhos (Foto: Reprodução/TV Globo)
Atercino foi condenado injustamente por abusar sexualmente dos filhos (Foto: Reprodução/TV Globo).
 
Atercino e a mulher se separaram em 2002 e os filhos Andrey e Aline ficaram sob a guarda da mãe, que foi morar na casa de uma amiga.  Lá, os irmãos contam que sofriam maus tratos e fugiram de casa. 
Eles moraram em orfanato e quando saíram procuraram pelo pai e começaram uma batalha para provar a inocência dele. 
 
Em 2012, Andrey registrou em cartório uma escritura de declaração em que afirmava que nunca havia sofrido abusos por parte do pai. 
"Eu, quando criança, era ameaçado e agredido para mentir sobre abusos sexuais."
Filho conta que era obrigado a mentir para prejudicar o pai (Foto: Reprodução/TV Globo) 

Filho conta que era obrigado a mentir para prejudicar o pai (Foto: Reprodução/TV Globo).
 
Um projeto que começou nos Estados Unidos, Innocence Project, que tem a missão de tirar da cadeia pessoas que foram presas injustamente, ajudou a família. 
As advogadas pediram a revisão do processo e, nesta quinta-feira (1º), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu por unanimidade que o vendedor é inocente. 
 
Dora Cavalcati, diretora do Innocence Project, explica que os laudos da época da denúncia foram negativos para violência sexual. 
"Uma psicóloga forense atestou, depois de conversar longamente tanto com o Andrey quanto com a Aline, que eles não tinham nenhuma sequela de violência paterna por condutas de abuso sexual. 
[Atestou] que, ao contrário, eles foram crianças que cresceram em meio aos maus tratos infringidos pela mãe e pela companheira da mãe."
Aline está ansiosa pela soltura do pai (Foto: Reprodução/TV Globo)
Aline está ansiosa pela soltura do pai (Foto: Reprodução/TV Globo).
 
"Saber que muita gente apoia a nossa causa e que muita gente também passa por esse tipo de situação é o que nos motivou a continuar", disse Aline. 
 
Atercino já foi avisado sobre a absolvição e que sua soltura acontece nesta sexta-feira e os filhos estão ansiosos. 
"Vai ser uma felicidade inenarrável. 
A gente está esperando há tanto tempo e finalmente dar um abraço no nosso pai", comemora Andrey.
Andrey comemora  soltura do pai (Foto: Reprodução/TV Globo)
Andrey comemora soltura do pai (Foto: Reprodução/TV Globo).
 
OBSERVAÇÃO: 
 
Pelo fato da matéria não ter publicado o nome da genitora do Andrey e sua irmã Aline, ambos vítimas de maltrato da mesma, após apurada investigação para descobri o seu nome, encontrei em um processo de regulamentação de visitas: Processo 000.05.123349-5 - Regulamentação de Visitas, no Diário de Justiça do Estado de São Paulo: 

DJSP 13/08/2008 - Pg. 885 - Judicial - 1ª instância - capital | Diário de Justiça do Estado de São Paulo.

Esse é o nome da mãe desnaturada e mentirosa que causou grandes males aos seus dois filhos, e ao seu ex-marido: NAÍZA TELMA BATISTA CAMILO DE LIMA.

Processo 000.05.123349-5 - Regulamentação de Visitas - C. B. de L. - A. C. L. e outro - Trata-se de ação de regulamentação de visitas proposta por CAROLINA BATISTA DE LIMA em face de sua filha NAÍZA TELMA BATISTA CAMILO DE LIMA, objetivando obter a companhia de seus netos Andrey Camilo de Lima e Aline Camilo de Lima ao menos duas vezes por mês, na forma apontada na petição inicial.

Alega a autora que sua filha foi casada durante quase 11 anos com Atercino Ferreira de Lima Filho e dessa união advieram os dois netos. 

Depois da separação do casal, a requerente passou, por imposição da requerida, a receber visitas esporádicas dos netos. 

Com o passar do tempo, a situação se agravou e a requerente deixou de receber notícias deles. 

A requerida foi devidamente citada (fls. 17, vº) e apresentou contestação a fls. 18/21, oportunidade em que alegou, preliminarmente, a inépcia da petição inicial e a carência da ação e, no mérito, sustentou que o seu ex-marido abusava sexualmente dos filhos menores antes e depois da separação. 

Depois disso, as providencias criminais foram tomadas e a requerida e os filhos foram submetidos a tratamento psicológico. 

No entanto, apesar dos exames e boletins de ocorrência, a requerente se negou a acreditar nas imputações feitas a seu genro. 

Ela sempre foi uma avó muito ausente e o objetivo aqui na realidade é a reaproximação dos menores e seu pai. 

Foi designada audiência de tentativa de conciliação, oportunidade em que foi rejeitada a preliminar argüida e deferida a produção do estudo psicológico (fls. 56/57). 

O laudo foi juntado a fls. 89/100 dos autos e as respostas aos quesitos foram elaboradas a fls. 111/113. 

A ré concordou com as conclusões apontadas pelo laudo (fls. 132/133). 

O Ministério Público manifestou-se pela improcedência da ação. 

É o relatório. Decido. 

O pedido é improcedente. 

A pretensão de manter visitas aos netos ao menos duas vezes ao mês por parte da autora seria bastante sadia, se não fosse pelo nítido distanciamento em relação a eles, a postura rígida e a pouca importância que atribuiu ao seríssimo evento envolvendo o suposto relacionamento sexual entre pai e filhos pequenos. 

Interessante é que tal circunstância, verdadeira ou não, sequer foi mencionada na petição inicial, como se não tivesse a devida importância, não obstante a existência de procedimento criminal instaurado em relação ao pai dos menores (fls. 39). 

De acordo com o laudo pericial, além da pouca proximidade entre avó e netos, a requerente demonstrou exagerado estranhamento em relação ao modo como a filha reorganizou sua vida, buscando outro núcleo familiar longe da figura paterna ou de quem lhe fizesse as vezes. 

Ao que consta, na delicada situação vivenciada pelos menores, a rigidez da avó não parece apropriada. 

Se não bastasse, a aparente indiferença em relação aos fatos atribuídos ao genro denota a dissociação entre o cotidiano da avó e dos netos, gerando a natural resistência deles e da própria filha, ora ré. 

No momento, a aproximação forçada realmente não é recomendável. 

Ante o exposto, julgo improcedente a presente ação, nos termos do art. 269, inciso I, do Código de Processo Civil

Deixo de condenar a autora ao pagamento dos consectários da sucumbência, em virtude da gratuidade processual. - ADV: ROQUE ZERBINI (OAB 86750/SP), JOSE CARLOS GIUSSIO (OAB 84403/SP)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...