Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 07, 2018

A corrupção é uma das inúmeras modalidades de crimes praticados por pessoas que independentemente do seu grau de instrução, vive cometendo no mundo diariamente.

Por Valter Desiderio Barreto.


As Escrituras Sagradas falam sobre corrupção como um ato que está ligado ao pecado.

Ou seja, todas as pessoas que não tem nenhum compromisso com Deus, mesmo ostentando um rótulo de religião qualquer seja ela Católica, Evangélica ou outras, estão sujeitas a se envolverem nessa modalidade de crime neste mundo. 

As religiões humanas não impedem o ser humano ser corrupto.

Prova disso que nas próprias instituições religiosas se constatam atos de corrupções praticados por alguns de seus adeptos. 

Enquanto os seres humanos não entenderem que a prática da corrupção é um pecado abominável diante de Deus o nosso Criador, não tem lei ou castigo humano que impeça o crescimento e a evolução dessa “erva daninha” que tem se alastrado no Brasil e no mundo. 

Porque a corrupção é um desvio de comportamento de caráter espiritual do ser humano, é a ausência de Deus no coração e a falta de amor ao seu semelhante.

Na Carta de Tiago, capitulo 1º versículo 27, encontramos a fórmula e o antidoto para evitarmos este mal no nosso meio. 

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Tiago 1: 27.

Quando esses corruptos envolvidos na Lava Jato e os demais espalhados pelo Brasil e o mundo, sentirem a necessidade de se converterem ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, “nascendo da Água e do Espírito Santo”, e se transformarem em “Novas Criaturas”, com certeza eles abandonarão essa prática criminosa que tanto tem prejudicado a sociedade.

O que é Corrupção:

Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

Etimologicamente, o termo "corrupção" surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo. 

A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio.

A corrupção é um meio ilegal de se conseguir algo, sendo considerada grave crime em alguns países. 

Normalmente, a pratica da corrupção está relacionada com a baixa instrução política da sociedade, que muitas vezes compactua com os sistemas corruptos. 

A corrupção na política pode estar presente em todos os poderes do governo, como o Legislativo, Judiciário e Executivo. 

No entanto, a corrupção não existe apenas na política, mas também nas relações sociais humanas, como o trabalho, por exemplo. 

Para que se configure a corrupção, são precisos no mínimo dois atores: o corruptor e o corrompido, além do sujeito conivente e o sujeito irresponsável, em alguns casos.

Corruptor: aquele que propõe uma ação ilegal para benefício próprio, de amigos ou familiares, sabendo que está infringindo a lei;

Corrompido: aquele que aceita a execução da ação ilegal em troca de dinheiro, presentes ou outros serviços que lhe beneficiem. 

Este indivíduo também sabe que está infringindo a lei;

Conivente: é o indivíduo que sabe do ato de corrupção, mas não faz nada para evitá-lo, favorecendo o corruptor e o corrompido sem ganhar nada em troca.

O sujeito conivente também pode ser atuado e acusado no crime de corrupção, segundo prevê o artigo 180 da Convenção Federal do Brasil;

Irresponsável: é alguém que normalmente está subordinado ao corrompido ou corruptor e executa ações ilegais por ordens de seus superiores, sem ao menos saber que esses atos são ilegais. 

O sujeito irresponsável age mais por amizade do que por profissionalismo;

A corrupção ainda pode significar o desvirtuamento e a devassidão de hábitos e costumes, tornando-os imorais ou anti-éticos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...