Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, outubro 27, 2017

Ditadura é tema de projeto na escola Euclydes Figueiredo


Foto: Anne Costa / Portal Pebinha de Açúcar



As torturas, censuras e repressão foram retratadas durante as apresentações dos trabalhos produzidos por alunos do 3º ano da Escola Estadual Euclydes Figueiredo. 

O projeto desenvolvido há seis anos na instituição se chama: “O cantar do homem no tempo e no espaço”

Por meio da música os estudantes vão fazendo representações de um dos momentos mais tensos da nossa história, a ditadura militar.

Para a professora de história Telma Fulanete e coordenadora do projeto, o objetivo é despertar nos alunos um conhecimento mais profundo sobre este período da história do país, marcado para muitos pelo cerceamento da liberdade de expressão. 

Ela se mostra satisfeita com o resultado.

“Os alunos se envolvem muito porque é uma maneira diferente de ver a história. 

É um tema atualíssimo já que ouvimos falar em volta da ditadura e se fala muito também que o nosso jovem não se posiciona. 

Mas, nós estamos mostrando que os jovens querem participar, serem mais ativos o que precisa é de espaço para eles”, ressalta a coordenadora.

A ditadura militar durou 21 anos no Brasil, foi de 1964 a 1985. 

As manifestações artísticas eram limitadas e opiniões e posicionamentos críticos ao governo não eram aceitos. 

Os conflitos entre sociedade e militares eram constantes. 

E tudo isso foi retratado pelos alunos. 

O projeto tem caráter avaliativo e interdisciplinar. 

Mas, para os estudantes a dedicação era muito mais do que conseguir boas notas, e sim a busca pelo aprendizado.

“Com esse trabalho despertou muito na gente um posicionamento mais firme diante do cenário político brasileiro”, destaca a estudante Glória Sthefany.

Reportagem: Anne Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar.


COMENTÁRIO: 



Mentira de quem ensina que no Brasil houve Ditadura !


Eu vivi esse período e posso afirmar categoricamente, que o que houve no Brasil foi Regime Militar, que eu estou torcendo para que volte novamente a acontecer nesse nosso país que se diz democrático mas o povo vive numa verdadeira Ditadura do Michel Temer que não tem vergonha de afrontar a nação comprando aliados no Congresso Nacional para se manter no poder, mesmo tendo só 3% de aprovação de seu governo pelo povo brasileiro.


No Regime Militar todos tinham liberdade de ir e vir a qualquer lugar do Brasil sem correr o risco de serem atacados e mortos pelos facínoras que estão dominando o nosso país.


O Regime Militar só não serviu para os "Rebeldes sem causa", insubordinados que não gostavam de disciplina, ordem, e respeito aos seus semelhantes.


Foi no Regime Militar que se construiu as maiores obras desse país, e não havia desvios de verbas públicas, e nem corrupção envolvedo presidentes e seus assessores de Primeiro Escalão, e nem do Congresso Nacional.


Quem é que tem a coragem de afirmar um dos militares que governou o Brasil cometeu crime de corrupção ou desvio de verbas públicas ?

Me convidem para um debate sério sobre esse tema, que eu rechaçarei todos os argumentos mentirosos que estão ensinando a uma geração que não viveu esse período que o Brasil era feliz e não sabia.

Não cobrarei pelo debate, basta bancar as minhas despesas de viagem, hospedagem e alimentação.

E viva o Regime Militar, governo melhor que esse jamais haverá !

Valter Desiderio Barreto.


Ex-professor de Psicologia, Filosofia, Sociologia, História Geral, OSPB, e Moral e Cívica da rede pública estadual e federal.


Belém, Pará, 27 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...