Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, junho 07, 2016

Gilmar Mendes critica vazamento de informação sobre pedidos de prisão

PGR pediu prisões de Renan, Jucá, Cunha e Sarney, todos do PMDB.
Motivo é suposta obstrução da Operação Lava Jato. Políticos negam.

 Renan RamalhoDo G1, em Brasília

 Ministro do STF Gilmar Mendes foi ouvido discutindo em tom exaltado sobre vazamentos

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta terça-feira (7) o vazamento dos pedidos de prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente José Sarney, do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 

Para o ministro, o vazamento representa "abuso de autoridade".

“Na verdade tem ocorrido. 

Vamos dizer claramente, e aconteceu inclusive em processo de minha relatoria, processos ocultos, que vêm como ocultos e que vocês [imprensa] já sabem, divulgam no Jornal Nacional, antes de chegar no meu gabinete. 


Isso tem ocorrido e precisa ter cuidado. 

Porque isso é abuso de autoridade claro”, disse Gilmar Mendes em conversa com jornalistas, ao ser questionado se era grave o pedido de prisão de Renan Calheiros, que também é presidente do Congresso.

O ministro fez referência aos processos ocultos, ações que tramitavam sob o mais alto grau de sigilo no tribunal, que não não apareciam sequer no sistema de consulta público.



“Então é preciso ter muito cuidado com isso. 

E os responsáveis têm que ser chamados às falas. 

Não se pode brincar com esse tipo de coisa.

 ‘Ah, é processo oculto’, pede-se sigilo, mas divulga-se para a imprensa que tem um processo aqui, um inquérito, Isso é algo grave.

Não se pode cometer esse tipo de… Isso é uma brincadeira com o Supremo. 

É preciso repudiar isso de maneira muito clara”, afirmou Gilmar Mendes em seguida.

Questionado se a Procuradoria Geral da República (PGR) estaria por trás dos vazamentos, Gilmar Mendes respondeu: “Quem estiver fazendo isso está cometendo crime, certo?”.

Ao deixar sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), nesta terça, o procurador-geral da Republica, Rodrigo Janot, disse apenas: "Não confirmo nada".

Relator da Operação Lava Jato no STF e dos pedidos de prisão, o ministro Teori Zavascki não quis falar com a imprensa quando entrou para a sessão de julgamentos.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...