Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, maio 13, 2016

Teori autoriza abertura do 6º inquérito para investigar Collor na Lava Jato

Pedido de apuração foi enviado por Rodrigo Janot sob segredo de Justiça.
Senador sempre negou acusações e diz estranhar estar entre investigados.

 

Renan Ramalho e Mariana Oliveira Do G1 e da TV Globo, em Brasília

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (13) a abertura do sexto inquérito para investigar o suposto envolvimento do senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) no esquema de corrupção que atuava na Petrobras. 

Relator dos processo da Lava Jato no STF, Teori atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Como o caso corre em segredo de Justiça, ainda não há detalhes sobre as suspeitas que motivaram essa nova solicitação de inquérito. 

Na descrição do pedido, no entanto, há registro da suspeita do crime de corrupção passiva.

Por meio de nota, a defesa de Collor afirmou que não iria se pronunciar sobre a autorização do ministro do STF, mas ressaltou que o senador do PTB permanece, "como sempre esteve", à disposição do tribunal para prestar esclarecimentos.

Na Lava Jato, Collor é alvo de inquéritos pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público), lavagem de dinheiro (ocultação de dinheiro com origem ilícita), e corrupção passiva. 

Cada inquérito se relaciona a determinado fato supostamente criminoso que teria ligação com o senador.

O parlamentar alagoano já foi denunciado pela Procuradoria Geral da República na Lava Jato, em agosto do ano passado, acusado de, supostamente, ter recebido, com um grupo de auxiliares, propina de R$ 26 milhões, entre 2010 e 2014, por contratos firmados na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na qual ele mantinha influência.

Saiba mais:

Pedro Paulo Leoni Ramos, ministro de Assuntos Estratégicos do governo Collor, seria o principal articulador do esquema.

Desde que foi mencionado nas investigações da Lava Jato, Collor sempre negou as acusações e disse estranhar a inclusão de seu nome na lista de políticos supostamente envolvidos no esquema de corrupção.
MPF denuncia Fernando Collor - VALE ESTE (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...